Corrida pela artilharia agita a Premier League

Quem será o artilheiro da PL?

Corrida pela artilharia agita a Premier League
Lindsey Parnaby/AFP

A Premier League se prepara para entrar em seu terço final. Se a disputa pelo título parece ter um único postulante, já que o Liverpool está cada vez mais próximo de sua primeira conquista desde a temporada 1989/1990, a briga pela artilharia promete ser quente. Isso porque pelo menos oito jogadores surgem como candidatos à chuteira de ouro da competição.

Siga a PL Brasil no Youtube

  • 5 músicos que torcem para times ingleses

Briga pela artilharia

Jamie Vardy

O líder da artilharia no momento é Jamie Vardy, que já marcou 17 gols na temporada 2019/2020 da Premier League. Porém, a fase do 9 do surpreendente Leicester não é das melhores. São cinco jogos seguidos sem balançar as redes e um jejum que já dura mais de um mês. O último gol marcado pelo inglês foi na derrota para o Manchester City em 21 de dezembro do ano passado.

Clive Brunskill/Getty Images Sport
Sergio Agüero

A má fase do jogador de 33 anos abre espaço para outros concorrentes de peso. Atual vice-líder na lista de artilheiros, um gol atrás de Jamie Vardy, o argentino Sergio Agüero é apontado como favorito à chuteira de ouro, muito por conta da equipe que defende ter um dos ataques mais mortais (é o melhor da Liga, com 56 gols). “Kun” balançou as redes 7 vezes nos últimos 5 anos, incluindo um hat-trick na goleada por 6 a 1 sobre o Aston Villa. O argentino parece pedir passagem para o posto de número 1 na artilharia do campeonato.

Leia mais: Agüero mira Lampard e Henry na lista de maiores artilheiros da PL

Catherine Ivill/Getty Images Sport
Aubameyang

Um dos artilheiros do ano passado ao lado de Mohamed Salah e Sadio Mané, do Liverpool, com 22 gols, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, do Arsenal, também está de olho na chuteira de olho. Embora a campanha dos Gunners não seja das melhores, Aubameyang já foi às redes 14 vezes, apenas três a menos que Vardy.

Outros

Também com 14 gols aparecem Marcus Rashford, grande destaque do Manchester United, e Daniel Ings, do Southampton, que correm por fora na disputa, mas não deixam de ser concorrentes de peso. Com 13 gols, aparece Tammy Abraham, do Chelsea, grata surpresa no ataque do time comandado pelo ídolo Frank Lampard.

Do poderoso trio de ataque do Liverpool, o que aparece com mais chances é Salah. São 14 gols anotados pelo egípcio, ainda distante da marca do ano passado. Todavia, com 14 jogos pela frente, não há como descartar o destaque do melhor time do país. Já Sadio Mané marcou 11 vezes, uma a menos que o companheiro de equipe. Firmino, com 8, tem chances pequenas.

Brasileiros distantes da artilharia

Firmino não é o único atacante brasileiro que parece não ter muitas chances de chegar à artilharia máxima do Campeonato Inglês. Gabriel Jesus, do Manchester City, tem nove gols e lidera os brazucas na lista de artilheiros, mas também está longe do topo. No entanto, o atacante da seleção brasileira não tem muito do que reclamar, já que vive, talvez, seu melhor momento com a camisa dos Citizens desde que chegou ao clube, na temporada 2016/2017.

Michael Regan/Getty Images Sport

Com o mesmo número de gols de Bobby Firmino aparece Richarlison, vice-artilheiro do Everton no Campeonato Inglês, atrás de Dominic Calvert-Lewin, que marcou dez vezes. Richarlison também vive um dos momentos mais especiais da carreira e tem seu nome cogitado até no Barcelona, que estuda pagar R$ 465 milhões para tirar o jogador do Everton, embora o clube inglês pareça fazer jogo duro pela negociação.

A lista de brasileiros ainda conta com Wesley, do Aston Villa, com cinco gols, e Willian, do Chelsea, que marcou quatro vezes, mesmo número do companheiro de equipe Jorginho, brasileiro naturalizado italiano, e de Lucas Moura, do Tottenham.

Entretanto, não há como deixar de mencionar o início meteórico de Gabriel Martinelli no Arsenal. O jovem de apenas 18 anos, que até o ano passado jogava o Campeonato Paulista pelo modesto Ituano, balançou as redes apenas três vezes na Premier League. No entanto, somando os jogos pelas copas e pela Uefa Europa League, Martinelli já marcou dez vezes em seu primeiro ano com os Gunners. O bom rendimento colocou o atacante entre os titulares do técnico Mikel Arteta – e também nas graças da torcida.

Quem será o artilheiro da PL?

Faltam 13 rodadas para o fim da Premier League, e só o tempo vai dizer quem será o dono da chuteira de ouro. Vardy irá segurar a ponta? Agüero confirmará os prognósticos das casas de apostas e ficará na frente? Ou há espaço para Aubameyang, Rashford, Ings, Abraham, Salah ou Mané? Uma pena que Harry Kane se machucou, pois certamente seria mais um a compor essa batalha de gigantes pela artilharia do maior campeonato nacional de clubes do planeta.

Veja mais: Quiz: Acerte os 3 maiores artilheiros de cada temporada da Premier League