Coronavírus: futebol inglês amplia suspensão até 30 de abril

Entidades da Inglaterra discutem como retomar a temporada

Coronavírus: futebol inglês amplia suspensão até 30 de abril
Alex Morton/Getty Images

As entidades profissionais do futebol inglês publicaram, nesta quinta-feira (18), um comunicado sobre a atual situação do futebol na terra da Rainha, devido ao coronavírus. A confederação inglesa, ligas e sindicatos de jogadores afirmaram que o futebol está suspenso até, pelo menos, o dia 30 de abril.

Em nota, os órgãos não definiram como a temporada 2019/2020 será definida, mas disseram que estão empenhados na prioridade de achar maneiras de retomar a temporada, quando a situação estiver mais amena e segura para todos.

Leia mais: Coronavírus: 4 situações que podem acontecer na Premier League 2019/2020

“Estamos todos unidos no compromisso de achar maneiras de resumir a temporada 2019/20 e garantindo que todas as competições domésticas sejam jogadas assim que seja possível e seguro”

A nota também aponta outras importantes decisões tomadas pelas organizações. O apoio ao adiamento da Eurocopa para maior possibilidade de datas para a continuação dos campeonatos, flexibilização do final da temporada para que as competições não sejam comprometidas.

O comunicado também demonstra a preocupação com a saúde e bem estar de todos envolvidos nesse momento de apreensão na Inglaterra. “Reafirmamos que a saúde e o bem-estar de todos jogadores, membros de staff e torcedores são a nossa prioridade”, ressalta.

Veja a nota completa abaixo:

A FA, Premier League, EFL e a liga de futebol feminino, junto com a PFA e a LMA entende que estamos vivendo tempos sem precedentes e nossos pensamentos estão com todos afetados pela COVID-19

Estamos todos juntos no compromisso de achar maneiras de resumir a temporada 2019/20 e garantindo que todas as competições domésticas (ligas e copas) sejam jogadas assim que seja possível e seguro.

Nós apoiamos a UEFA em adiar a Euro 2020 para criar espaço no calendário e garantir que competições nacionais e europeias de clubes tenham mais chances de acontecer, e assim, mantendo a integridade de cada competição.

As regras da FA dizem que “a temporada não deve terminar depois de 1 de junho” e “cada competição deve, dentro do limite imposto, determinar o próprio tempo de competição”.

No entanto, a direção da FA concordou em estender esse limite sem datas para a temporada 2019/20 em relação ao futebol profissional.

Somado a isso, nós decidimos em conjunto, que o futebol está suspenso até, pelo menos, 30 de abril.

O progresso da COVID-19 ainda está acontecendo e nós reafirmamos que a saúde e o bem-estar de todos jogadores, membros de staff e torcedores são a nossa prioridade. Vamos continuar seguindo as recomendações do governo e trabalhar para manter a situação sob investigação e explorar todas opções disponíveis para encontrar maneiras de continuar a temporada quando as condições permitirem.

Nós gostaríamos de enfatizar que nossos pensamentos estão com todos afetados pela COVID-19.