Corinthian FC: tradições, glórias e curiosidades do time

1 minuto de leitura

Se o verso do título faz parte do hino do Corinthians Paulista, ele também se encaixaria na história do Corinthian FC, clube que excursionou pelo Brasil em 1910 e deixou como legado a inspiração para os corintianos.

Mas, para além da inspiração do nome de seu co-irmão brasileiro, a história dos ingleses é marcada por outras curiosidades e fatos notáveis que colocam até hoje o King George Field no mapa do futebol mundial.

Leia mais: Harry Kane pode se tornar o maior artilheiro inglês em uma edição de Copa do Mundo

Conheça curiosidades sobre o Corinthian FC

Fundado em 1882, por Nicholas Lane Jackson, secretário assistente da Football Association (FA), em um momento já de debate entre os valores do amadorismo e o profissionalismo, que viria a ser instaurado em 1888. É nesse contexto que surge o Corinthian Spirit, uma bandeira do suposto fair play pregado pelos aristocratas, e, até hoje, sinônimo do cavalheirismo em campo.

Com o objetivo de reunir os melhores jogadores amadores do país e competir com os escoceses, que começavam a obter melhores resultados com a seleção nacional na comparação com os ingleses, logo se tornou uma seleção dos que não acreditavam que a disputa em campo devesse envolver pagamentos.

E, em duas oportunidades, também a seleção dos ingleses. Além dos 76 jogadores (segundo time que mais cedeu jogadores para a Inglaterra) que vestiram as duas camisas, o time completo do Corinthian representou o selecionado inglês em duas partidas, em 1894 e 1895, ambas contra o País de Gales (uma vitória por 5 a 1 e um empate em 1 a 1).

Existe inclusive uma teoria que diz que os Three Lions passaram a adotar os calções escuros em homenagem ao Corinthian, já que a primeira aparição da peça no uniforme é justamente a partir de 1882, ano de fundação do clube

Gabriele Martínez
Gabriele Martínez

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Foi estagiária do Cartão Verde e do Museu do Futebol. Precisa de pouca coisa além de bom jogo de futebol e uma trilha sonora dos Beatles.