Os 2 únicos jogadores que venceram Copinha e Premier League

3 minutos de leitura

O que liga a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, com a Premier League? A resposta é simples: apenas dois jogadores já fizeram história e venceram as duas taças. A maior competição de base do Brasil começa nesta terça-feira (2) e coloca em evidência as principais promessas do país.

Vale ficar de olho, afinal, a Copinha pode abrigar futuras estrelas da Premier League, caminho que já foi feito por nomes como Lucas Paquetá, Casemiro e Antony. Esse trio chegou a vencer o torneio disputado em solos paulistas, mas ainda não ergueu a taça do Campeonato Inglês.

Quais jogadores venceram Copinha e Premier League?

Conquistar as duas competições ainda é um feito restrito a dois atletas: Willian e Edu Gaspar. Os dois foram revelados na base do Corinthians — o maior campeão da Copa São Paulo — e fizeram história no futebol inglês por rivais londrinos.

Willian – Corinthians e Chelsea

Um dos maiores brasileiros da história da Premier League, Willian teve início de carreira meteórico pelo Corinthians. Ele passou pelo profissional do time alvinegro entre 2006 e 2007. Antes disso, levantou a taça da Copa São Paulo na edição de 2005.

Willian não era titular, mas entrou em alguns jogos e fez parte do elenco que deu o sexto título de Copinha para o Corinthians. A final foi contra o Nacional-SP, no Pacaembu. O alvinegro venceu por 3 a 1.

Na Inglaterra, o atual jogador do Fulham teve e tem maior protagonismo. Conquistou a Premier League duas vezes, ambas pelo Chelsea, em 2014/2015 e 2016/17. O ponta-direita de 35 anos já fez 302 jogos e 47 gols no Campeonato Inglês.

Hazard e Willian pelo Chelsea (Foto: Icon Sport)

Edu Gaspar – Corinthians e Arsenal

O ano era 1999 e o Corinthians, atual campeão brasileiro, tinha um elenco estrelado. Até os jovens recém-promovidos enchiam os olhos. Com tanta qualidade, alguns desses jogadores retornaram ao time sub-20 para disputar a Copinha daquele ano. Um dos escolhidos foi o meio-campista Edu, que à época ainda não era chamado de Edu Gaspar.

Capitão, camisa 8 e titular. Edu era protagonista daquele equipe e teve toda sua força exposta na grande final. Mesmo com cãibras, o volante marcou um belíssimo gol de fora área e deu o título ao Corinthians, contra o Vasco da Gama.

Na Inglaterra, o ex-jogador integrou o histórico elenco do Arsenal nos primeiros anos do século XXI. Ele foi campeão da Premier League nos anos de 2001/2002 e 2003/2004. Hoje, atua como diretor de de futebol dos Gunners.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.