O que liga a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, com a Premier League? A resposta é simples: apenas dois jogadores já fizeram história e venceram as duas taças. A maior competição de base do Brasil começa nesta terça-feira (2) e coloca em evidência as principais promessas do país.
Vale ficar de olho, afinal, a Copinha pode abrigar futuras estrelas da Premier League, caminho que já foi feito por nomes como Lucas Paquetá, Casemiro e Antony. Esse trio chegou a vencer o torneio disputado em solos paulistas, mas ainda não ergueu a taça do Campeonato Inglês.
Quais jogadores venceram Copinha e Premier League?
Conquistar as duas competições ainda é um feito restrito a dois atletas: Willian e Edu Gaspar. Os dois foram revelados na base do Corinthians — o maior campeão da Copa São Paulo — e fizeram história no futebol inglês por rivais londrinos.
Willian – Corinthians e Chelsea
Um dos maiores brasileiros da história da Premier League, Willian teve início de carreira meteórico pelo Corinthians. Ele passou pelo profissional do time alvinegro entre 2006 e 2007. Antes disso, levantou a taça da Copa São Paulo na edição de 2005.
Willian não era titular, mas entrou em alguns jogos e fez parte do elenco que deu o sexto título de Copinha para o Corinthians. A final foi contra o Nacional-SP, no Pacaembu. O alvinegro venceu por 3 a 1.
Na Inglaterra, o atual jogador do Fulham teve e tem maior protagonismo. Conquistou a Premier League duas vezes, ambas pelo Chelsea, em 2014/2015 e 2016/17. O ponta-direita de 35 anos já fez 302 jogos e 47 gols no Campeonato Inglês.

Edu Gaspar – Corinthians e Arsenal
O ano era 1999 e o Corinthians, atual campeão brasileiro, tinha um elenco estrelado. Até os jovens recém-promovidos enchiam os olhos. Com tanta qualidade, alguns desses jogadores retornaram ao time sub-20 para disputar a Copinha daquele ano. Um dos escolhidos foi o meio-campista Edu, que à época ainda não era chamado de Edu Gaspar.
Capitão, camisa 8 e titular. Edu era protagonista daquele equipe e teve toda sua força exposta na grande final. Mesmo com cãibras, o volante marcou um belíssimo gol de fora área e deu o título ao Corinthians, contra o Vasco da Gama.
Na Inglaterra, o ex-jogador integrou o histórico elenco do Arsenal nos primeiros anos do século XXI. Ele foi campeão da Premier League nos anos de 2001/2002 e 2003/2004. Hoje, atua como diretor de de futebol dos Gunners.