Fora desde a última Data Fifa? Nem parecia. Em jogada que mostrou suas melhores valências, Joelinton deu o passe para Isak marcar o gol da vitória do Newcastle por 1 a 0 sobre Manchester City nesta quarta-feira (27), pela terceira fase da Copa da Liga Inglesa. Com o resultado do confronto entre times mesclados no St. James Park, o time de Pep Guardiola está eliminado da competição.
Joelinton não entrava em campo desde a vitória da seleção brasileira sobre o Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 e ficou fora dos últimos três jogos do Newcastle antes da partida desta quarta. Assim, acabou fora da última convocação de Fernando Diniz, mas atuou por 90 minutos diante do Citizens em sua volta aos gramados e foi o melhor em campo.
Newcastle 1 x 0 Manchester City: os destaques
Joelinton – 7,5
No primeiro tempo no St. James Park, Joelinton atuou aberto na ponta esquerda. Apesar de ser utilizado por Eddie Howe desta forma com certa frequência, essa não é a melhor posição para o brasileiro. Ainda sim, de uma roubada de bola do pernambucano no meio-campo surgiu a melhor chance dos Magpies no primeiro tempo. A bola chegou até Murphy na grande área que bateu cruzado, para uma grande defesa de Ortega Moreno com os pés – o goleiro alemão atuou na vaga de Ederson.
No segundo tempo, Hall deu lugar a Gordon, ponta-esquerdo de origem, e Joelinton foi para o meio. Ali, o brasileiro utilizou toda sua técnica e força física para decidir o jogo para o Newcastle. O camisa 7 recebeu pouco atrás da meia-lua e, mesmo pressionado por dois jogadores, conseguiu arrancar e invadir a grande área pelo lado direito. Joelinton ainda driblou Ankanji, escapou da marcação de Aké e cruzou rasteiro para Isak, sozinho na segunda trave, fazer o gol do jogo.
Bruno Guimarães – 6,5
Após o domínio da bola pelo City no primeiro tempo, o carioca saiu do banco no intervalo e foi importante para equilibrar a batalha entre as equipes no meio-campo. Com ele e Joeliton no setor central, o Newcastle parou de sofrer e cresceu na partida .Com um passe de quebra de linha, Bruno Guimarães ainda criou boa chance para os Magpies.
Oscar Bobb, a nova promessa norueguesa do Manchester City
Apesar da derrota, Oscar Bobb foi uma boa notícia para o líder da Premier League. Titular pela primeira vez com Pep Guardiola, o norueguês tem sido chamado na Inglaterra de “novo Phil Phoden”. O pé esquerdo como dominante, o drible curto e o posicionamento em campo reforçam a comparação. Nesta quarta-feira, o jovem de 20 anos atuou como meia-direito do Manchester City e foi um dos melhores em campo. Com boa visão de jogo, conseguiu bons passes, um deles açucarado para Julian Álvarez, que teve chute defendido por Nick Pope.
Valorizado desde as categorias de base, o jogador motivou uma disputa no Tribunal Arbitral do Esporte. Aos 10 anos de idade, Bobb, à época jogador do clube local Lyn, foi abordado pelo Porto e chegou a se mudar para Portugal com sua mãe. No entanto, a Fifa bloqueou a transferência devido às regras contra transações internacionais de jogadores menores idade. Assim, atleta e família tiveram que voltar a Oslo.
Bobb ainda passou pelo Valerenga, também da Noruega, e chegou ao sub-18 do Manchester City aos 16 anos, em 2019.
Na última pré-temporada, Bobb foi um dos únicos jogadores das categorias de base relacionados por Pep Guardiola para o período de treinos e amistosos na Ásia. A estreia em jogos oficiais veio na quarta rodada da atual edição da Premier League, contra o Fulham. A joia dos Citizens ainda saiu no banco contra West Ham, na rodada seguinte, e Estrela Vermelha, pela Champions League.
Próximos jogos de City e Newcastle
Sábado (30), 11h
Wolverhampton x Manchester City, no Molineaux Stadium
Newcastle x Burnley, no St. James Park
Últimos resultados da Copa da Liga Inglesa
Quarta-feira 30 Outubro
Brighton
2
Liverpool
3
Man Utd
5
Leicester
2
Preston
0
Arsenal
3
Aston Villa
1
Crystal Palace
2
Newcastle
2
Chelsea
0
Tottenham
2
Man City
1
Terça-feira 29 Outubro
Southampton
3
Stoke
2
Brentford
1 (5)
Sheff Wed
1 (4)
Terça-feira 1 Outubro
Newcastle
1
AFC Wimbledon
0
Quarta-feira 25 Setembro
Arsenal
5
Bolton
1