Copa do Mundo feminina: França mantém tabu histórico contra Brasil com craques do Lyon

6 minutos de leitura

A França venceu o Brasil por 2 a 1, na manhã deste sábado (29), pela segunda rodada do grupo F da Copa do Mundo Feminina 2023, no Suncorp Stadium, em Brisbane, na Austrália. As francesas exploraram a bola aérea e marcaram seus gols com Le Sommer e Renard. O único gol do Brasil foi feito por Debinha.

França (F)
29/07/23 - 07:00

Finalizado

2

-

1

Brasil (F)

França (F) - Brasil (F)

Women's Copa do Mundo - Suncorp Stadium

2° Turno

Brasil arranca empate no segundo tempo

Ao contrário da primeira partida das duas equipes, o Brasil entrou em campo nervoso, errando passes e com um meio-campo desorganizado, enquanto a França conseguiu impor seu ritmo de jogo. O primeiro gol de Les Bleues veio aos 17 minutos, quando Diani lançou a bola na área para a atacante Le Sommer, do Lyon, cabecear para o gol.

Voltando com mais calma no segundo tempo, a seleção brasileira conseguiu deixar o seu. Após uma bela troca de passes perto da área, Debinha dominou a bola e deu um tapa para o fundo das redes, aos 13 minutos.

Renard estraga a festa brasileira

Após o empate, o Brasil cresceu no jogo e passou a levar mais perigo para a França. Porém, aos 38 do segundo tempo, a defesa amarelinha falhou na marcação durante um escanteio batido pelas adversárias. Sozinha, a zagueira Wendie Renard, do Lyon, subiu e marcou o gol da virada francesa.

A titularidade da atleta conhecida por marcar gols de cabeça devido aos seus 1,87 metro de altura era dúvida antes da partida por ter sentido uma lesão na panturrilha após a partida contra a Jamaica. No fim do jogo, o técnico Hervé Renard destacou a importância do esforço da zagueira para entrar em campo contra o Brasil, em entrevista ao jornal “Le Parisien”.

— A experiência de Wendie (Renard) valeu a pena. Sem ela, é difícil, então agradeço a ela por “cerrar os dentes”. É apenas um jogo de grupo, então parabéns por hoje, mas não há nada garantido. É sempre melhor terminar em primeiro no grupo. Contra a Jamaica faltou eficiência, hoje fomos bastante eficientes – disse o treinador da França.

Tabu brasileiro contra a França é mantido

Com a derrota neste sábado, o Brasil segue sem vencer a França no futebol feminino. Em 20 anos, as duas seleções se enfrentaram 12 vezes e as brasileiras nunca levaram a melhor. São seis vitórias para Les Bleues e seis empates.

Próximos jogos do grupo F na Copa do Mundo

O Brasil vai em busca do retorno à liderança do grupo F na próxima quarta-feira (2), às 7h, contra a Jamaica. Simultaneamente, a França enfrenta o Panamá.

Tabela do grupo F

• 1º – França– 4 pontos – 2 partidas – Saldo de gol (1)
• 2º – Brasil – 3 pontos – 2 partidas – Saldo de gol (3)
• 3º – Jamaica – 1 ponto – 1 partida – Saldo de gol (0)
• 4º – Panamá – 0 ponto – 1 partida – Saldo de gol (-4)

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.