Copa da Liga Inglesa: entenda o regulamento da Carabao Cup

5 minutos de leitura

A Copa da Liga Inglesa, conhecida como Carabao Cup por conta da loja de bebidas energéticas tailandesa que patrocina a competição, é a segunda copa mais importante do futebol britânico. Ela é organizada pela English Football League (EFL), entidade que também administra as segunda, terceira e quarta divisão do país — chamadas de Championship, League One e League Two.

A Carabao Cup é formada por jogos únicos eliminatórios. Em todas as fases do torneio, quem vencer a partida única avança à próxima fase. As únicas exceções são as semifinais, quando os confrontos são resolvidos em ida e volta, nos estádios dos envolvidos. A final acontece em Wembley, estádio neutro da seleção inglesa em Londres.

Quem participa da Carabao Cup?

Os participantes da Copa da Liga Inglesa são os 72 clubes que disputam competições da EFL — 24 de cada divisão — mais os 20 da Premier League, totalizando 92 times. As equipes da elite inglesa entram na competição a partir da segunda rodada.

O vencedor da competição garante vaga na Conference League do ano seguinte. Caso o campeão tenha se classificado através da liga para a Champions ou Europa League — a exemplo do que fez o Manchester United em 2022/23 –, a vaga vai para o 7º colocado da Premier League.

Todos os confrontos são sorteados e não existe nenhum tipo trava entre as equipes.

Tem ‘replay'?

A FA Cup, outra copa disputada na Inglaterra, popularizou o conceito do “replay”. Até as oitavas de final dessa competição, caso haja empate, o regulamento prevê a realização de um novo jogo em mando de campo invertido. Até essa fase, não há prorrogação ou disputa de pênaltis. A situação só muda das quartas em diante.

Mas o “replay” não existe na Copa da Liga Inglesa. Sempre que há uma igualdade no jogo único, a disputa vai direto para os pênaltis. Na semifinal, única etapa com confrontos de ida e volta, o gol fora não é usado como critério de desempate.

História da Copa da Liga Inglesa

A Copa da Liga é disputada desde o ano de 1961, quando o Aston Villa se tornou o campeão vencendo o Rotherham United. Até 1967, todas as fases do torneio eram disputadas em modelo de ida e volta.

A criação do torneio fez com que a Inglaterra tivesse uma característica diferente da maioria dos outros países europeus: a existência de duas copas nacionais. Na época, o torneio surgiu porque os clubes buscavam maneiras de jogar mais vezes na temporada, com o intuito de aumentar as receitas.

Além disso, a Carabao Cup também começou num período em que a maioria dos times estavam equipando seus estádios com refletores, o que abriu a possibilidade de realizar jogos à noite (especialmente no inverno).

Por isso, a Copa da Liga ficou marcada por partidas realizadas no meio da semana. É diferente da FA Cup, que normalmente paralisa as rodadas da Premier League e é disputada nos fins de semana.

O maior vencedor da Copa da Liga Inglesa é o Liverpool, com 9 títulos. Os Reds são seguidos pelo Manchester City, que tem 8, e por United, com 6 conquistas. O último é o atual campeão.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]