Como funciona o jogo de volta na Copa da Inglaterra? O que é ‘replay’ na FA cup?

2 minutos de leitura

Competição mais antiga do mundo, a Copa da Inglaterra — cujo nome oficial é FA Cup — conserva uma regra que a diferencia da maioria dos grandes torneios do futebol mundial. Trata-se do que os ingleses chamam de “replay”, o jogo de volta que só acontece em caso de empate na partida eliminatória.

Via de regra, a FA Cup é formada por jogos únicos eliminatórios. Em todas as fases do torneio, quem vencer a partida única avança à próxima fase. Até as semifinais, os mandos de campo são sorteados entre as equipes. Nas semifinais e na final, os jogos são realizados em Wembley, estádio neutro da Seleção Inglesa em Londres.

E os replays?

Até as oitavas de final, caso haja empate, o regulamento prevê a realização de um novo jogo em mando de campo invertido. É o chamado “replay” (que pode ser traduzido como “repetição). Até essa fase, não há prorrogação ou disputa de pênaltis.

Foi o caso, por exemplo, do confronto entre Liverpool e Wolverhampton, que se enfrentaram na terceira rodada da FA Cup 2022/23. O jogo único foi sorteado para acontecer em Anfield, casa dos Reds, mas a partida terminou empatada em 2 a 2. Por isso, os times voltaram a se enfrentar na semana seguinte, desta vez no estádio Molineux, casa dos Wolves — o Liverpool venceu por 1 a 0.

A partir das quartas de final, não há “replay”. A partir daí, em caso de empate, os times decidem a classificação em 30 minutos de prorrogação e, se necessário, disputa de pênaltis.

No entanto, o regulamento nem sempre foi assim. O replay só foi oficialmente abolido a partir das oitavas em 2018/19. Até então, a regra de decidir a classificação num segundo jogo em caso de empate só não contemplava as semifinais e final, que tradicionalmente são disputadas em Wembley. A mudança foi adotada a partir da reclamação dos principais clubes e treinadores do país, que vêm no replay um desnecessário aumento do desgaste em meio ao atribulado calendário.

História da Copa da Inglaterra

A Copa da Inglaterra é famosa por ser o mais antigo torneio de futebol do mundo. Sua primeira edição aconteceu na temporada de 1871/72, e terminou com o título do Wanderers FC na final contra o Royal Engineers.

Desde o começo, a FA Cup é gerida pela Football Association, entidade máxima do futebol na Inglaterra. Criada em 1863, a FA também é a associação de futebol mais antiga do mundo e famosa por ter formulado as primeiras regras oficiais do esporte, que pouco mudaram até os dias de hoje.

O maior vencedor da Copa da Inglaterra é o Arsenal, com 14 títulos. Os Gunners são seguidos pelo Manchester United, que tem 12, e por Chelsea, Tottenham e Liverpool, todos com oito conquistas. O último é o atual campeão.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]