Copa da Inglaterra: em que fase está e quando entram os times da Premier League?

4 minutos de leitura

A Copa da Inglaterra é a competição mais antiga do futebol mundial. Também conhecido como FA Cup, o torneio é disputado entre clubes ingleses desde 1871, há 152 anos.

A FA Cup é aberta para todos os clubes do país das nove divisões de futebol — as quatro principais, que são também as profissionais, e todas as chamadas “non-leagues”, formadas por equipes amadoras e semi-amadoras. Os inscritos só precisam cumprir alguns requisitos, como ter um estádio para jogar e ser filiado à Football Association, que organiza o campeonato.

Mas, devido ao número de clubes envolvidos e às dificuldades do calendário, as equipes não entram na Copa da Inglaterra ao mesmo tempo. A organização dedica seis qualificatórias apenas para clubes da quinta divisão para baixo e duas rodadas com clubes apenas da League One e da League Two.

Em que fase está a Copa da Inglaterra?

A FA Cup ainda está no início. No atual momento, a Copa da Inglaterra está na véspera da segunda rodada, que ainda é disputada entre equipes da terceira divisão inglesa para baixo.

O Wrexham, que disputa a League Two, ainda está vivo, assim como clubes tradicionais que estão na League One, como Charlton, Wigan e Bolton. Por outro lado, o Ramsgate, de uma Non-League, também segue na disputa.

Os jogos estão marcados para acontecer entre os dias 1º e 4 de dezembro.

Quando entram os times da Premier League?

A próxima rodada é a última sem a presença dos times da primeira divisão da Inglaterra, a elite do futebol do país.

Os clubes da Premier League entram na FA Cup a partir da terceira rodada, ou seja, a seguinte à fase atual do campeonato.

Os 20 clubes da primeira divisão inglesa ingressam junto com os 24 que disputam a Championship, a segunda divisão. Um sorteio determina os confrontos.

A terceira rodada está agendada para acontecer na primeira semana de 2024, começando no dia 6 de janeiro.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]