A Copa Africana de Nações foi repleta de jogos emocionantes, mas chegará ao fim neste domingo (11). Nigéria e Costa do Marfim farão uma final de tirar o fôlego, a partir das 17h (de Brasília). A competição foi capaz de revelar alguns jogadores ao “grande público”, alguns deles, inclusive, com potencial para jogar na Premier League.
O continente africano é um berço de talentos do futebol. Na Copa Africana de Nações, nomes com pouco “cartaz” provaram que podem alçar voos maiores em breve. A PL Brasil listou sete jogadores que se destacaram na competição e poderiam ser bons nomes para clubes da Premier League.
E aqui, não espere nomes do quilate de Victor Osimhen (Nigéria), que não joga no Campeonato Inglês, mas já está entre a primeira prateleira do futebol internacional.
7 destaques da Copa Africana de Nações para a Premier League
Teboho Mokoena (África do Sul/Mamelodi Sundowns)
Não é dos mais jovens, mas pode ser uma opção barata e prática para um clube de menor expressão da Premier League. Mokoena tem 27 anos, é destro e atua como meio-campista no Mamelodi Sundowns. Como nunca deixou o futebol sul-africano, a Copa Africana de Nações surge como oportunidade para o atleta aparecer na vitrine.
É versátil, bom defensivamente e ainda possui certa capacidade de chegar ao ataque. Mesmo em um torneio de tiro curto, Mokoena acumulou ótimos números pela África do Sul na Copa Africana de Nações.
- 6 jogos (6 como titular)
- 2 gols
- 1 assistência
South Africa equalizes to make it 1-1 against Nigeria, and are heading to extra time in the Semi Finals of AFCON 2023.
Teboho Mokoena scored a penalty in the 90h minute, after Nigeria's second goal was disallowed by VAR. pic.twitter.com/LE5U9k113r
— Africa Facts Zone (@AfricaFactsZone) February 7, 2024
Stanley Nwabali (Nigéria/Chippa United)
Se jogadores africanos de linha são costumeiramente contratados por times da Premier League, isso não se repete com os goleiros. A contratação de arqueiros do continente é um movimento raro. Onana, que fechou com o Manchester United no início da temporada, é uma das poucas exceções.
Stanley Nwabali é um nome a se observar. O nigeriano de 27 anos joga no Chippa United, de Cabo Verde, e era desconhecido até a Copa Africana de Nações. Ganhou destaque ao se tornar o herói da Nigéria na semifinal, com duas defesas de pênaltis.
Man of the match- Stanley Nwabali pic.twitter.com/dlqMvCyUaN
— 🐬 @𝗼𝗻𝗲𝗷𝗼𝗯𝗹𝗲𝘀𝘀𝗯𝗼𝘆 (@OneJoblessBoy) February 7, 2024
Ronwen Williams (África do Sul/Mamelodi Sundowns)
Se é para falar de goleiro, Ronwen Williams não pode passar batido. O veterano de 32 anos foi um pilar da grande campanha de semifinalista da África do Sul na competição. Ele foi revelado pelo Tottenham, mas desde que subiu ao profissional, nunca deixou o futebol africano.
- 4 jogos sem sofrer gols
- defendeu 4 pênaltis de 5 cobranças nas quartas de final
É cotado para ser o melhor goleiro do torneio e ainda é um forte concorrente a MVP. Pode ser uma alternativa como goleiro reserva da Premier League, já que os times ingleses apreciam a figura do arqueiro suplente experiente.
Gelson Dala (Angola/Al-Wakrah)
O atacante também tem 27 anos e já é mais conhecido do grande público, afinal, passou por Sporting, Rio Ave e Antalyaspor. É dono de um estilo de jogo móvel e é considerado um atacante perigoso. Ele é o vice-artilheiro da competição e guiou a Angola até às quartas de final. Gelson Dala está no futebol catari.
- 5 jogos (5 como titular)
- 4 gols
- 1 assistência
Azzedine Ounahi (Marrocos/Olympique de Marseille)
Não é a primeira vez que Onouahi ganha destaque em uma competições de seleções por Marrocos. Na Copa do Mundo do Catar, o meia já havia recebido holofotes pela bela campanha do time. Desta vez, o esquadrão marroquino não teve o mesmo destaque, mas o jogador do Olympique de Marseille chamou a atenção.
Ounahi fez um gol nas quatro partidas de seu país, mas ainda é um dos principais dribladores da Copa Africana. De acordo com o “Sofascore, o mago de 23 anos é o segundo jogador com mais dribles bem sucedidos na competição. Tem o molho que a Premier League gosta.
Omar Marmoush (Egito/Eintracht Frankfurt)
Apenas uma pessoa driblou mais que Ounahi: o egípicio Marmoush. Sem Salah, o atacante precisou assumir protagonismo no setor ofensivo do Egito. O jogador conseguiu ter um bom desempenho e mostrou seu valor, que já vem sendo visto na Bundesliga, pelo Eintracht Franfkurt.
Marmoush tem 25 anos e terminou a Copa Africana de Nações com um gol em quatro jogos. Ele é o jogador que mais driblou de forma eficiente na competição, com 12 dribles.
🚨 𝐎𝐅𝐈𝐂𝐈𝐀𝐋 | O Egito está ELIMINADO da Copa Africana de Nações 2024! 🇪🇬❌
Os egípcios perderam para a República Democrática do Congo nos pênaltis por 8-7 e deram adeus ainda nas oitavas de final. ⚠️
Omar Marmoush retornará ao Eintracht Frankfurt nos próximos dias. 🔄🔜 pic.twitter.com/zVO39I7Rjy
— 𝐁𝐮𝐧𝐝𝐞𝐬𝐥𝐞𝐚𝐠𝐮𝐞 𝐈𝐧𝐬𝐢𝐝𝐞𝐫 🇩🇪🇧🇷 (@BundesInsider) January 28, 2024
Evan Ndicka (Costa do Marfim/Roma)
Ndicka é um dos principais zagueiros emergentes do futebol europeu nas últimas temporada. O jogador ganhou destaque no Eintracht Frankfurt campeão da Europa League de 2022 e agora está na Roma. O jogador vem fazendo uma copa segura e, segundo o “Sofascore”, é o primeiro da competição em passes certos, com 367. Ele também criou duas grandes chances, número alto para um zagueiro.
Canhoto, Ndicka tem 24 anos e já foi ventilado em equipes da Premier League em janelas de transferências anteriores.