Copa Africana de Nações: primeiros jogos têm Salah fazendo história e assistência de atacante do Bournemouth

5 minutos de leitura

As quatro primeiras partidas da Copa Africana de Nações foram realizadas neste final de semana. Costa do Marfim 2×0 Guiné-Bissau foi nesse sábado (13) e Nigéria 1×1 Guiné Equatorial, Egito 2×2 Moçambique e Gana 1×1 Cabo Verde foram neste domingo (14). A PL Brasil separou um resumo do que de melhor aconteceu nos primeiros jogos da competição continental, com foco nos jogadores da Premier League. Confira:

Egito 2×2 Moçambique

Mohamed Salah se tornou o primeiro jogador do Egito a marcar em quatro edições consecutivas da Copa Africana de Nações e impediu a derrota egípcia para Moçambique, que chegou muito perto de vencer seu primeiro jogo na história do torneio.

Mostafa Mohamed abriu o placar no Estádio Felix Houphouet-Boigny com apenas dois minutos de jogo, Witness Quembo e Clésio Baúque viraram no início do segundo tempo e o craque do Liverpool marcou de pênalti aos 52 da etapa complementar.

Mohamed Elneny, do Arsenal, jogou 78 minutos na partida, mas não teve uma atuação brilhante. Longe disso, anotou apenas uma interceptação e uma falta durante todo o duelo.

Nigéria 1×1 Guiné Equatorial

A Nigéria é a seleção da Copa Africana de Nações que jogou neste final de semana com o maior número de jogadores da Premier League. De todos os quatro nigerianos que jogam o Campeonato Inglês, Ola Aina, lateral-direito do Nottingham Forest, foi o maior destaque. Veja os números:

  • 78% de precisão de passe
  • 1 passe chave
  • 1 chute no alvo
  • 1 drible com sucesso
  • 5 passes para o terço final
  • 1 acc. bola longa
  • 2 tackles vencidos
  • 3 recuperações
  • 8 duelos vencidos
  • 2 faltas sofridas

A dupla do Fulham, Alex Iwobi e Calvin Bassey, e Frank Onyeka, do Brentford, tiveram atuações mais discretas na rodada de estreia da Copa das Nações Africanas.

Resumo do jogo: Ibán Salvador abriu o placar no Olympic Stadium of Ebimpé aos 36 minutos de jogo e Victor Osimhen, alvo de vários clubes da Premier League, incluindo Arsenal e Chelsea, empatou dois minutos depois.

Gana 2×1 Cabo Verde

Dois jogadores da Premier League estiveram em campo no Estádio Felix Houphouet-Boigny defendendo a seleção de Gana pela Copa Africana de Nações: Antoine Semenyo, atacante do Bournemouth, e Jordan Ayew, atacante do Crystal Palace.

Apesar de não ter marcado, Semenyo mostrou muita qualidade jogando pelas laterais e entrando na área, dando uma bola linda para Paintsil, que poderia ter marcado. Ayew, por sua vez, deu a assistência para o gol de Alexander Djiku que empatou o jogo, em uma cobrança de escanteio. O tento de Cabo Verde foi marcado por Jamiro Monteiro no começo da partida. A vitória foi sacramentada por Garry Rodrigues aos 47′ do segundo tempo.

Costa do Marfim 2×0 Guiné-Bissau

Seko Fofana e Jean-Philippe Krasso marcaram os gols da vitória do Costa do Marfim contra Guiné-Bissau no Olympic Stadium of Ebimpé. Tanto Serge Aurier, lateral-direito, quanto Willy Boly, zagueiro, são jogadores do Nottingham Forest e iniciaram a partida no banco de reservas, entrando em campo apenas no segundo tempo.

Classificação da Copa Africana de Nações

Grupo A

1Costa do Marfim3
2Guiné Equatoriana1
3Nigéria1
4Guiné-Bissau0

Grupo B

1Cabo Verde3
2Egito1
3Moçambique1
4Gana0
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.