Esqueça Gareth Southgate, quem irá convocar a Inglaterra para enfrentar o Brasil na Data Fifa de março é a PL Brasil! Brincadeiras à parte, nos colocamos no lugar do treinador da seleção inglesa e montamos a lista ideal para os amistosos dos Three Lions contra Brasil e Bélgica em 23 e 26 de março, respectivamente.
Ao todo, foram 26 jogadores escolhidos, como tem sido o padrão recente da seleção inglesa. Levamos em consideração fatores como momento, experiência e projeção para o futuro. Atletas lesionados que não têm recuperação confirmada até a data dos duelos, como Jack Grealish, Luke Shaw, Reece James e Alexander-Arnold foram excluídos.
Os 26 jogadores convocados pela PL Brasil pela Inglaterra
Agora sim entendemos como Gareth Southgate se sente. Há tantas opções de qualidade para certas posições que a dor de cabeça é grande. Por outro lado, os diversos desfalques são um desafio para a montagem de uma lista equilibrada.
Goleiros
- Jordan Pickford (Everton)
- James Trafford (Burnley)
- Aaron Ramsdale (Arsenal)
Diferentemente das posições de ataque, o gol da Inglaterra não tem tantas alternativas. Por isso, Aaron Ramsdale permanece mesmo vivendo fase complicada no Arsenal. A grande novidade seria James Trafford que, apesar da campanha ruim do Burnley, vem chamando a atenção e é o segundo goleiro com mais defesas na Premier League (106).
Laterais-direitos
- Kyle Walker (Manchester City)
- Ben White (Arsenal)
Kyle Walker é indiscutível, ainda mais com os desfalques de Alexander-Arnold, Trippier e Reece James. Por outro lado, Gareth Southagate não é muito fã de Ben White desde que o defensor abandonou a concentração inglesa da Copa do Mundo por problemas pessoais. Mas nós não temos nada a ver com isso e convocamos o jogador do Arsenal, que faz grande temporada e pode atuar como lateral-direito e zagueiro.
Zagueiros
- Joe Gomez (Liverpool)
- John Stones (Manchester City)
- Jarrad Brantwaite (Everton)
- Fikayo Tomori (Milan)
- Levi Cowill (Chelsea)
Duas novidades vêm de Merseyside. Joe Gomez (Liverpool) e Jarrad Brantwaite (Everton) fazem grandes temporadas e merecem ser oportunizados. Levi Cowill entra especialmente pela possibilidade de também de atuar como lateral-esquerdo, posição problemática como veremos a seguir. De volta ao Milan após lesão, Tomori merece a convocação, especialmente com às críticas sobre Harry Maguire.
Por outro lado, o experiente Lewis Dunk, influenciado pela irregularidade defensiva do Brighton na temporada, fica fora.
Lateral-esquerdo
- Tyrick Mitchell (Crystal Palace)
Essa é a posição mais carente do momento por conta das lesões de Ben Chilwell e Luke Shaw. Quem cresce com a situação é Tyrick Mitchell, correto lateral do Crystal Palace de 24 anos e que foi convocado em 2023. Levi Colwill (Chelsea) ficam de fora mesmo com bons desempenhos por seus clubes. Os polivalentes Joe Gomez e Levi Cowill também podem quebrar o galho na posição, com faz no Liverpool.
Volantes
- Declan Rice (Arsenal)
- Kobbie Mainoo (Manchester United)
- James Ward-Prowse (West Ham)
- Ross Barkley (Luton Town)
Aos 18 anos, Kobbie Mainoo é a grande revelação do Manchester United na temporada e uma das principais da Premier League. Muito talentoso, o volante tem sido pedido na seleção por jornalistas e torcedores. Por outro lado, Barkley, bem no Luton Town, retorna ao English Team depois de cinco anos.
O grande corte é Kalvin Phillips, que ainda não se encontrou no West Ham. Mais justo é a convocação de outro jogador dos Hammers: James Ward-Prowse.
Meias
- Jude Bellingham (Real Madrid)
- Cole Palmer (Chelsea)
- James Maddison (Tottenham)
- Phill Foden (Manchester City)
Por aqui, a Inglaterra tem dois dos melhores jogadores do mundo no momento: Bellingham e Foden. Além da dupla, Maddison também faz ótima temporada no Tottenham e merece o chamado. Cole Palmer é outra grata surpresa
Atacantes
- Bukayo Saka (Arsenal)
- Jarrod Bowen (West Ham)
- Ollie Watkins (Aston Villa)
- Harry Kane (Bayern de Munique)
- Marcus Rashford (Manchester United)
- Dominic Solanke (Bournemouth)
- Anthony Gordon (Newcastle)
Chegamos ao setor mais farto da seleção inglesa. O ataque é lotado de grandes nomes, mas ainda abre espaço para novidades interessantes. Uma delas é Dominic Solanke, que tem 14 gols na Premier League pelo Bournemouth. Ele pode ser uma alternativa qualificada ao comando de ataque, junto com Ollie Watkins e Harry Kane.
Nas pontas, Marcus Rashford não vive o melhor momento, mas tem um desempenho de respeito pela seleção. Anthony Gordon é a novidade escolhida, enquanto Saka tem cadeira cativa.
E aí, estamos aprovados como treinadores? A convocação real da Inglaterra acontece nesta quinta-feira (14) e pode ter novidades interessantes. O English Team entra em campo contra Brasil e Bélgica, nos dias 23 e 26 de março.