Conheça Wesley da Rocha, promessa brasileira das categorias de base do Barcelona

Conheça Wesley da Rocha, promessa brasileira das categorias de base do Barcelona
Foto destaque: Reprodução / FC Barcelona

Natural de Leridá, na Espanha, mas filho de pais brasileiros, Wesley Dual da Rocha, ou simplesmente Wesley da Rocha, começou nas categorias de base do FC Balaguer, passou por Santboià, CE L'Hospitalet e CF Damm, todos na comunidade autônoma da Catalunha, até chegar ao FC Barcelona.

Conheça a história do hispano-brasileiro Wesley da Rocha

A princípio, de 2012 a 2013, Wesley defendeu as cores do Balaguer. Em 2015/16, atuou também pelo Santboià. Com participação em 27 partidas — 18 como titular — marcou nove gols, média de 0,3 por partida.

Na temporada de 2016 até 2017, intercalou atuações com a camisa do L'Hospitalet. Nesse sentido, foram 27 jogos — sendo 16 começando desde o início — e com três gols.

Em contrapartida, no final de 2017 e começo de 2018, fez 35 partidas pelo CF Damm. Como resultado, conquistou dois títulos de expressão — campeão da Catalunya de 2017 e da Liga de 2018.

Pela Seleção da Catalunya, foi campeão da Espanha Sub-12. Uma temporada extraordinária. Assim, com 29 participações — todas como titular— marcou 20 gols, média de 0,6 por partida. Constantemente entre os melhores, soma prêmios individuais em sua promissora carreira.

Assim, com a rápida evolução, passou do time “B” para o Barcelona “A” em 16 de setembro de 2019. Destaque entre os atletas de sua idade, o meia ambidestro já atua pelo Sub-16. Além disso, defende a Catalunya na atual temporada.

Quais foram as inspirações de Wesley?

Na ‘família Rocha', o pai de Wesley jogou futebol na 3ª divisão da Espanha, no Balaguer, onde também começou Wesley. O irmão mais velho, Michael, também jogava, mas interrompeu a carreira para seguir estudando. A irmã, por exemplo, jogou basquete no FC Barcelona, porém, se machucou e abandonou as quadras. Ainda assim, o esporte está no DNA!

Quais os ídolos de Wesley?

“bom, tem alguns: Ronaldinho, Romário, Ronaldo, Pelé e Neymar. Além disso, por ser a posição que eu jogo, gostO muito de Casemiro. sobretudo, Aqui na Espanha, muita gente me compara com Thiago Alcântara”, disse Wesley.

Porque Wesley sonha em defender a Seleção Brasileira?

“A seleção brasileira pra mim é algo muito grande. futebol brasileiro é arte e eu sinto muito orgulho de ser brasileiro e poder joga pelo brasil. representar toda minha família no Rio de Janeiro. todo o povo brasileiro. nesse sentido, ganhar títulos pelo Brasil é o que eu mais quero”, afirmou wesley em entrevista exclusiva à premiere league brasil.

Wesley da Rocha apoiado por Ronaldinho Gaúcho e Coutinho

A saber, o primeiro empresário de Wesley foi Vítor, um brasileiro da agência “Vitorsoccer“, que é primo do Ronaldinho Gaúcho, que apoia muito o jovem jogador. No entanto, hoje, o agente de Wesley é Jorge Mendes, da “Gestfute“.

Por fim, quem também elogiou o hispano-brasileiro foi Philippe Coutinho, ex-jogador do Barcelona e atualmente no Aston Villa, da Inglaterra.

Ficha técnica de Wesley da Rocha

  • Nome completo: Wesley Dual da Rocha
  • Data de nasc.: 15/01/2006
  • Local de nasc.: Leridá/ESP
  • Posição: volante/meia
  • Nacionalidade: Brasil-Espanha
  • Número: 8

Clubes na carreira

  • 2012/13 – CF Balaguer
  • 2015/16 – FC Santboià
  • 2016/17 – L'Hospitalet
  • 2017/18 – CF Damm
  • 2019/20 – FC Barcelona

Foto destaque: Reprodução / FC Barcelona