Conheça Vinícius Belotti: “Tenho o sonho de jogar pela Seleção Brasileira” 

Conheça Vinícius Belotti: “Tenho o sonho de jogar pela Seleção Brasileira” 
Conheça Vinícius Belotti. Foto: Divulgação/Whatsapp

De antemão, tem se tornado comum nos últimos anos, jogadores brasileiros surgindo no futebol europeu sem terem tido uma passagem relevante ou até mesmo serem conhecidos na América do Sul. Assim, em entrevista exclusiva a PL Brasil, o lateral-direito Vinícius Belotti, 22, falou sobre essa questão, Seleção Brasileira e o seu momento no Sora Calcio 1907. 

Origem paulistana

Em primeiro lugar, natural de Cangaíba, bairro localizado na Zona Leste de São Paulo, Belotti deu os seus primeiros passos no futebol ainda na infância, tendo como grande sonho, se tornar jogador profissional. Desse modo, possuindo descendência italiana por parte de pai, o jovem atleta rumou para o país da “Bota” aos 15 anos, em busca de conseguir a dupla cidadania. 

“A princípio, Eu vim pra Itália aos 15 anos tirar os meus documentos. Depois, fiquei dois meses treinando em alguns clubes, mas por ser menor de idade, tive que retornar ao Brasil”, explicou Belotti. 

Assim, após retornar a sua terra natal, o lateral jogou durante um ano no Rio de Janeiro, até poder retornar ao país europeu para defender as cores da Fiorentina, nas categorias de base, em 2016. 

Fiorentina e Seleção Italiana

Em suma, na equipe de Florença, o brasileiro teve um começo complicado, a cultura e a rotina de treinamentos foram fatores que atrasaram sua adaptação. Além do fato de o futebol entre os dois países serem completamente diferentes, segundo o jogador. 

“Meu início foi difícil, porquê a cultura e os treinos são diferentes. Assim, você acaba sentindo. O futebol também, eu creio que o futebol italiano seja bem mais trabalhado, tático, os técnicos focam na questão defensiva, na maneira de jogar mesmo. Já o brasileiro, a gente joga por alegria, aqui é uma questão mais tática, física, no Brasil é talento e habilidade”. 

Conheça Vinícius Belotti: “Tenho o sonho de jogar pela Seleção Brasileira” Conheça Vinícius Belotti: “Tenho o sonho de jogar pela Seleção Brasileira” 
Belotti ao centro da imagem. Foto: Divulgação/Fiorentina

Belotti ainda contou sobre a relação e preparação que os dirigentes da Viola têm com os garotos da base. Por lá, ele foi vice-campeão italiano Sub-19, perdendo o título para a Inter de Milão na prorrogação por 2 x 1. 

“Cheguei lá com 17 anos. A princípio, É um clube que dá oportunidade para os jovens, graças a Fiorentina, eu consegui fazer alguns treinos com a Seleção da Itália, durante a preparação para a Copa do Mundo de 2018”. 

Verratti impressionou

Sobre a chance de treinar com a esquadra da Azurra, Vinícius disse ter ficado surpreso e feliz com o convite. Assim, o atleta que mais o impressionou foi o volante Verratti, atualmente no Paris Saint-Germain. 

“Em suma, Quando o diretor falou que íamos treinar com eles eu não entendi muito bem, só acreditei quando entrei no campo. Assim, Foi gratificante. a princípio, O Verratti era surreal, tem muita técnica, intensidade, mesmo não sendo alto, ele se destaca na equipe”. 

Mesmo atuando em um tradicional clube da Itália, Belotti se profissionalizou no Brasil, após deixar a Fiorentina por problemas administrativos, ele atuou no Campeonato Brasiliense, com a camisa do Real Brasília, aos 18 anos. 

Conheça Vinícius Belotti: “Tenho o sonho de jogar pela Seleção Brasileira” 
Belotti atrás de Éder e companheiro na Seleção Italiana. Foto: Divulgação/Tália

Amarelinha ou Azurra?

Recentemente, tivemos casos de jogadores brasileiros que optaram por defender as cores de outras seleções após não terem espaço com a amarelinha, sendo Diego Costa (Espanha) e Jorginho (Itália), os mais conhecidos. Fora Matheus Nunes, que aceitou o convite de Portugal nos últimos dias. 

Essa questão de quanto a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) avalia os atletas fora do país foi outro ponto discutido. 

“A princípio, a CBF observa sim, nós que estamos fora do Brasil, até porque quando eu estava na Fiorentina, um dirigente entrou em contato com os meus agentes. ASSIM, Eu entendo os atletas que preferem atuar por outras seleções, são elas que acabaram dando mais oportunidades para eles, sentem esse dever de honrar o país.” 

Com dupla cidadania, o lateral-direito pode atuar tanto pelo Brasil quanto pela Itália. Perguntado sobre qual Seleção ele gostaria de defender, o atleta foi enfático e disse estar com as portas abertas para ambas. 

“assim, Eu creio que seja mais um reconhecimento de trabalho, sabe? Sendo brasileiro, eu tenho o sonho de vestir a camisa da Seleção Brasileira, mas eu não descarto nenhum pouco poder jogar pela Itália, uma (Seleção) pode te valorizar e a outra não, a que me chamar eu vou”, completou o jovem. 

Lesões e Portugal

Tendo como inspiração nomes como Puyol, Sérgio Ramos e Daniel Alves, o brasileiro conviveu com alguns problemas de lesão que atrapalham seu desenvolvimento.

“em suma, Eu passei por alguns momentos difíceis, uma lesão atrás da outra.  Fora que fui desacreditado por muitas pessoas, achavam que eu não poderia voltar a jogar em alto nível, mas graças ao apoio da minha família e amigos consegui superar essa fase”, revelou o lateral. 

2020 foi um ano complicado para o jogador, pois ele havia acabado de voltar ao Velho Continente, dessa vez para atuar pelo Varzim (POR). Porém, assim que chegou, a pandemia da Covid-19 explodiu mundialmente.

“Tinha acabado de chegar e com a Covid-19 os treinos foram suspensos. O que me ajudou foi a união junto de outros amigos que me deram apoio”, explicou o atleta. 

Sora Calcio 1907

A princípio, nesta temporada 2021/22, Belotti está defendendo as cores do Sora Calcio 1907, equipe italiana que disputa a Excellenza, equivalente a 5ª divisão nacional.  

“É um clube com história, tradicional, as pessoas da cidade abraçam o time. Em 2015, a equipe acabou falindo e tiveram que recomeçar, no último ano bateram na trave para subir. Já esse ano, a diretoria montou um elenco para ser campeão”, afirmou Vinícius. 

Sonho de voltar ao Brasil

Por fim, perguntamos a Belotti se uma de suas metas futuras é retornar ao Brasil e quem sabe, defender um grande clube nacional. Desse modo, o lateral-direito revelou que tem o desejo de vestir as cores do SE Palmeiras.

“Todo brasileiro tem o sonho de jogar no seu país, não sei quando ainda mas é um desejo. uma equipe que eu gostaria de atuar é o Palmeiras”, finalizou Belotti. 

Artigo anteriorFenerbahçe x Olympiacos – Melhores momentos e resultado
Próximo artigoSpezia e eToro anunciam nova parceria
Estudante de jornalismo que sonha em trabalhar nos maiores eventos esportivos do mundo. E, assim, ser referência na área. Meu principal objetivo é ser correspondente internacional em Londres. Sou fascinado por futebol, e como o esporte influencia às pessoas, e o mundo. Não me limito apenas a assistir, mas a consumir em sua totalidade, estudando e entendendo regras, conceitos, histórias e tudo que envolve o mundo das quatro linhas. No entanto, gosto de acompanhar outras modalidades, como: Basquete, Surf, Futebol Americano, Hóquei, Tênis, dentre tantas outras. Junto isso, tenho o amor pela leitura e a escrita como minhas aliadas na hora de passar para os meus textos, todas as sensações e emoções que estou sentindo, ao lado de informações relevantes com apuração precisa. Seja bem-vindo (a)!