Conheça o marcante uniforme do PSG 2022

O Paris Saint-Germain tem sido um dos clubes de maior sucesso no futebol mundial durante a última década. Com contratações bombásticas e chegada de vários astros, o PSG definitivamente se colocou como protagonista no melhor futebol do mundo. Neste artigo iremos conhecer a evolução histórica do uniforme do PSG.

Uniforme do PSG

uniforme do psg neymar

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par Paris Saint-Germain (@psg)

Uniforme do PSG no início do clube

Diferente dos outros grandes clubes protagonistas no atual futebol europeu, o PSG foi fundado há relativamente pouco tempo: no ano de 1970. O clube surgiu da união de outros dois clubes, o Paris FC e o Stade Saint-Germain, por isso o nome Paris Saint-Germain. Devido a sua fundação recente, o time do PSG passou por poucas transformações em seu uniforme através da história. O uniforme Paris Saint Germain inicial já era bastante semelhante ao atual uniforme do PSG. Durante toda a década de 1970, o uniforme principal do clube permaneceu sem grandes mudanças, com cor predominante azul e detalhes em vermelho e branco. Veja abaixo uma foto mostrando o uniforme do PSG ainda nos anos 1970:

PSG 1976

Primeiro título de alto nível do clube

Fundado em 1970, o PSG logo em seguida já conquistou seu primeiro título, que foi da segunda divisão francesa (Ligue 2). Esta conquista veio logo na temporada 1970-71, a primeira do clube depois de sua fundação oficial e já utilizando uma camisa semelhante a do uniforme do PSG atual. Logo após este título, porém, o Paris Saint-Germain ficou um longo período sem conquistar nenhum título oficial.

A primeira conquista do time no mais alto nível do futebol francês veio somente na temporada 1981-82, quando o PSG levou o título da Coupe de France, torneio conhecido no Brasil como Copa da França. Curiosamente, o uniforme do PSG na temporada desta conquista mostrava um grande símbolo do patrocinador, mas não mostrava o escudo do clube. A disposição das cores na camisa já era bastante semelhante à atual. Confira abaixo o uniforme Paris Saint Germain utilizado durante a temporada desta conquista marcante na história do clube:

uniforme do psg anos 80

Primeiro título do Campeonato Francês

Poucos anos após o primeiro grande título do clube, o Paris Saint-Germain deu um novo grande passo e conquistou um dos títulos de maior prestígio no futebol europeu, o Campeonato Francês (Ligue 1) da temporada 1985-86. Esta conquista é bastante importante na história do PSG, já que marca a primeira conquista do principal torneio nacional que o clube pode disputar. Mais uma vez o uniforme Paris Saint Germain seguia o mesmo padrão dos anteriores desde a fundação do clube. Este uniforme de 1985-86 era, inclusive, praticamente idêntico ao uniforme do PSG que conquistou a Copa da França no início dos anos 1980. O uniforme Paris Saint Germain de 1985-86 era também semelhante ao atual uniforme do clube, com algumas diferenças não tão marcantes. Veja a seguir o uniforme do PSG na temporada de 1985-86:

uniforme do psg 1985

Uniforme do PSG: Período de 1992 a 1996

O período de 1992 a 1996 marcou o primeiro time de relevância continental e até mundial para o Paris Saint-Germain. Neste período o clube conquistou outra vez a Copa da França (1992-93), do Campeonato Francês (1992-93), além de ter conquistado pela primeira vez em sua história os títulos da Copa da Liga Francesa (1994-95) e da Supercopa da França (1995). Ainda neste período o PSG conquistou também a Taça dos Clubes Vencedores de Taças da Europa em 1995-96, copa esta que hoje está extinta, mas na época possui bastante relevância. O título da UEFA Cup Winners\' Cup conquistado pelo Paris Saint-Germain em 1995-96 foi a primeira conquista continental da história do clube. Em 1994-95 o clube chegou também pela primeira vez entre os quatro melhores colocados da UEFA Champions League, embora não tenha conquistado o título desta competição.

O uniforme do PSG neste período já apresentava algumas diferenças em relação ao uniforme utilizado nos anos 1970 e 1980. As características mais notáveis deste uniforme do início dos anos 1990 é o escudo adotado que é bem diferente do atual, além dos novos patrocinadores. Veja em seguida o uniforme do PSG utilizado em grande parte deste período de sucesso nos anos 1990:

uniforme do psg 1990

A volta ao nível mais elevado do futebol mundial

Após o grande sucesso dos anos 1990, o PSG passou por momentos de crise e por muitos anos não foi protagonista na disputa dos principais títulos do futebol francês. Tudo isso mudou em 2011, quando o Paris Saint-Germain foi adquirido pelo grupo Qatar Sports Investments (QSI). A partir deste momento, o time passou por uma reformulação completa e grandes nomes do futebol mundial foram contratados não só para a comissão técnica, mas também para o elenco de jogadores.

De 2011 para cá o PSG tem dominado completamente o futebol francês, com sete conquistas de Campeonato Francês, seis conquistas de Copa da França e muitos outros títulos de competições nacionais de menor relevância. Neste período, o uniforme do clube ainda tem mantido a coloração tradicional, com algumas pequenas diferenças no posicionamento de cada detalhe em comparação ao uniforme dos anos 1990. É interessante notar também o uso do símbolo do Paris Saint-Germain inspirado na Torre Eiffel. Confira abaixo o uniforme do PSG na temporada 2018-19, já com a presença do craque brasileiro Neymar:

uniforme do psg neymar 2018

Uniforme utilizado hoje e planos para os próximos anos

Mesmo com vários anos vitoriosos na última década, o Paris Saint-Germain ainda não alcançou sua principal meta que é conquistar o tão sonhado título da Liga dos Campeões da Europa. Para isso, o PSG montou um esquadrão histórico, com a presença de grandes craques do futebol mundial como Lionel Messi, Kylian Mbappe, Neymar, Sergio Ramos e muitos outros. A expectativa do clube é chegar forte para brigar pelo título da UEFA Champions League logo nas próximas três temporadas. Curiosamente, o atual uniforme do PSG possui poucos detalhes na cor vermelha, uma diferença considerável em relação padrão histórico do uniforme do PSG. Ainda assim, a cor azul está mantida, assim como o já tradicional escudo do clube.