Conheça o uniforme do Chelsea 2022

Saber o uniforme do Chelsea é importante se você curte o futebol europeu. Afinal, o time tem sido protagonista a nível mundial já há mais de duas décadas. Inclusive conquistou neste período praticamente todos os títulos mais importantes que um clube pode conquistar, e tem em seu elenco muitos craques do mais alto nível técnico. Neste artigo iremos conhecer a história e a evolução do uniforme do Chelsea.

Uniforme do Chelsea

uniforme do chelsea atual

O craque Thiago Silva com o uniforme do Chelsea

Uniforme do Chelsea logo após a fundação do clube

Em grande parte de sua história, o principal uniforme do Chelsea teve como cor primária o azul real, cor esta que já é famosa e facilmente identificada no mundo todo como a cor deste clube localizado em Londres, Inglaterra. Curiosamente, conhecendo a história e evolução dos uniformes do Chelsea, nota-se que o primeiro uniforme da história deste time era na realidade de cor verde. Entre os historiadores do clube, há muitas dúvidas sobre o período no qual esta camisa de cor verde foi utilizada, mas o mais provável é que esta cor de uniforme do Chelsea tenha sido utilizada entre a fundação do clube em 1905 até 1906. Confira abaixo uma imagem ilustrativa do uniforme do Chelsea que tinha o verde como cor predominante:

uniforme chelsea 1905
Primeiro uniforme do Chelsea, 1905

Alteração marcante

Porém, logo em 1906, cerca de um ano após a fundação da equipe, o Chelsea já passou a adotar uma camisa de cor azul real, cor esta que é utilizada até o período atual. Portanto, desde 1906 até hoje a cor predominante do uniforme do Chelsea tem sido o azul real. O uniforme do Chelsea sofreu poucas mudanças em todo este período que já se estende por mais de um século. Confira abaixo uma imagem ilustrativa que demonstra o uniforme utilizado pelo Chelsea em 1906:

uniforme chelsea 1906
Manto do Chelsea já azul, em 1906

O uniforme do Chelsea durante a primeira grande conquista do clube

Logo em seu segundo ano no futebol profissional o Chelsea já conseguiu acesso à primeira divisão do futebol inglês, mas não conquistou nenhum título. Em 1915, dez anos após a fundação do clube, o Chelsea chegou à final da FA Cup (Copa do Inglaterra), que era até então o torneio de maior prestígio no futebol inglês, porém o clube teve que se contentar com o vice-campeonato.

Neste mesmo período o clube conseguiu também boas campanhas na temporada inglesa, mas sem levantar nenhum troféu. O primeiro título da história do Chelsea só veio nos anos 1950, sob comando do lendário treinador Ted Drake: foi o título do Campeonato Inglês, conquistado pelo clube na temporada 1954-1955.

Primeira FA Cup e primeiro título internacional

O primeiro título de Copa da Inglaterra (FA Cup) conquistado pelo Chelsea ocorreu na temporada de 1969-70, uma grande glória para o clube até então. Naquele período, o campeão da copa nacional de cada um dos países com maior relevância futebolística na Europa ganhava o direito de participar na temporada seguinte da Taça dos Clubes Vencedores de Taças, torneio este que foi extinto pela UEFA nos anos 1990. O Chelsea disputou este campeonato continental na temporada 1970-71 e se sagrou campeão ao bater o Real Madrid na final. Este foi o primeiro título internacional da história deste clube que é hoje um dos gigantes do futebol europeu e mundial.

O uniforme do Chelsea utilizado nestas duas conquistas é bastante semelhante ao mostrado anteriormente, sendo a inclusão do emblema do time a diferença mais importante. Este uniforme do Chelsea pode ser visto na ilustração abaixo:

chelsea 1969 1970

Era Abramovich e títulos históricos com José Mourinho

Já nos anos 1990 e início dos anos 2000, sob comando do dono Ken Bates e de técnicos como Ruud Gullit, Gianluca Vialli e Claudio Ranieri, o Chelsea viveu momentos de relativo sucesso, tendo conquistado novamente a FA Cup e a Taça dos Clubes Vencedores de Taças, além de outros troféus de menor relevância. Mas em 2003 o trabalho que já vinha sendo bem feito passou por uma gigante evolução: o Chelsea foi comprado pelo bilionário russo Roman Abramovich. Logo nos primeiros anos sob a administração do novo dono e sob comando do técnico português José Mourinho, o Chelsea viveu momentos históricos e que ficaram marcados principalmente pelas duas conquistas consecutivas da Premier League (Campeonato Inglês) em 2004-05 e 2005-06, ambas com campanhas históricas.

O uniforme do Chelsea utilizado nestas duas temporadas já contava com patrocínio master e outros itens típicos de um uniforme moderno. Veja abaixo os uniformes utilizados pelo clube nestas duas temporadas vitoriosas:

chelsea uniforme

Primeiro título de UEFA Champions League

Título de maior desejo de todos os clubes europeus, a Liga dos Campeões da Europa foi conquistada pelo Chelsea pela primeira vez na temporada 2011-2012, sob comando do treinador Roberto Di Matteo, após vitória sobre o Bayern de Munique na final. Esta é a maior glória já conquistada por este gigante do futebol inglês, comparada somente ao título da mesma competição obtido pelo clube em 2021. Veja abaixo o uniforme do Chelsea na conquista da Liga dos Campeões em 2012:

uniforme do chelsea primeira champions

Segundo título de UEFA Champions League

A segunda conquista de Liga dos Campeões para o Chelsea veio na temporada 2020-21, após vitória sobre o Manchester City na final. Assim como o primeiro título do clube na competição, este também está entre os principais títulos da história do Chelsea.

Uniforme atual e expectativa do clube

Nos últimos 25 anos o Chelsea tem sido um dos clubes mais relevantes do futebol mundial, tendo conquistado mais de uma vez os títulos da Premier League, considerada por muitos a melhor liga nacional do mundo, e da Liga dos Campeões da Europa, o principal torneio de clubes do futebol mundial. Nota-se que em todas as principais conquistas do clube, o uniforme do Chelsea teve como cor predominante o azul real. A expectativa para as temporadas seguintes é de que o Chelsea continue fazendo bonito e brigando pelos títulos mais importantes do futebol mundial.