O Aston Villa venceu o Alkmaar Zaantreek por 4 a 1, nesta quinta-feira (26), pela terceira rodada da fase de grupos da Conference League 2023/24. Os gols no AFAS Stadion foram marcados por Leon Bailey, Youri Tielemans, Ollie Watkins e John McGinn, do lado inglês, e por Ibrahim Sadiq, do lado holandês.
Eficiência do Aston Villa no primeiro tempo
O primeiro tempo foi de equilíbrio entre as duas equipes, com certa superioridade do AZ na posse de bola e no controle de jogo. Apesar de ter passado mais tempo na área de ataque que o adversário, o time holandês levou pouco perigo ao gol de Emiliano Martínez, mandando apenas uma finalização em direção ao gol.
O Aston Villa, por sua vez, foi matador todas as vezes que encaixou jogadas de ataque. Suas duas únicas finalizações na etapa inicial se transformaram em gols. Aos 13 minutos, Douglas Luiz tentou enfiar a bola na área para Kamara, mas a defesa do AZ conseguiu bloquear a jogada. Bailey aproveitou a sobra e mandou a bola pro fundo das redes.
O segundo gol saiu dez minutos depois. Mc Ginn deu um belo passe cruzado para Tilemans, que mandou a bola para o gol, sem marcação, por baixo das pernas do goleiro.
Goleada matadora do time inglês
O segundo tempo seguiu quase o mesmo roteiro, com a diferença que o AZ passou a ser mais agressivo no ataque e arriscar um pouco mais. Mas, ainda assim, o Aston Villa seguiu mais eficiente. Das suas três finalizações após o intervalo, duas se tornaram gols, transformando a vitória em goleada.
O terceiro gol foi marcado por Watkins, aos seis minutos. A jogada que começou com o domínio do camisa 11 no meio do campo terminou com Bailey descendo em velocidade e finalizando. O goleiro espalmou e Watkins aproveitou o rebote.
Cinco minutos depois, os Villans roubaram a bola no campo de defesa e seguiram em direção ao gol com uma troca de passes pelo lado direito do campo. Bailey passou a bola McGinn, que chutou cruzado e fez mais um para o time inglês.
AZ desconta e incomoda, mas não é eficaz
O AZ ainda descontou o placar com um gol de Ibrahim Sadiq, aos 20 minutos. A partir daí, os holandeses passaram a chegar cada vez mais na área, levando perigo ao gol de Dibu Martínez. No total, foram sete finalizações contra três dos ingleses na segunda etapa.
Porém, a falta de capricho nas finalizações manteve o AZ atrás do placar.
Como foram os brasileiros em Alkmaar Zaantreek x Aston Villa
Douglas Luiz – 6,0
O craque do Aston Villa fez uma partida mediana, abaixo do que vinha apresentando na Premier League. Sua única contribuição mais decisiva foi a tentativa de mandar a bola na área que acabou culminando no primeiro gol do Aston Villa. De resto, passou mais tempo o setor defensivo. Segundo o “Sofascore”, Douglas Luiz fez apenas um corte, ganhou cinco de nove duelos e acertou 84% dos passes.
Diego Carlos – 6,5
Diego Carlos teve mais trabalho que seu compatriota, devido à pressão exercida pelo AZ – principalmente no segundo tempo. Não fez uma grande partida, mas cumpriu o papel que foi proposto. Acertou 82% dos passes, ganhou três de quatro duelos e realizou três cortes e um desarme.