O futuro do Leeds é incerto, tanto dentro quanto fora de campo. A equipe está na disputa para permanecer na Premier League, enfrentando o mesmo cenário da temporada passada, quando escapou do rebaixamento nas últimas rodadas e o brasileiro Raphinha foi um dos destaques. Agora, está na 14ª colocação com 17 pontos, dois a mais que o Everton na zona de rebaixamento.
Enquanto luta pela permanência na Premier League, a situação extracampo também é incerta. A possível compra do clube por parte da 49ers Enterprises, poderá ser travada após o interesse de outro comprador.
Compra do Leeds United pode ser travada por outro possível comprador; saiba mais
Atualmente, o Leeds é comandado por Andrea Radrizzani, que adquiriu as ações do clube em 2017. Posteriormente, a 49ers Enterprises entrou em um acordo com o acionista e comprou 10% do clube, no valor de 45 milhões de euros. Além disso, em 2021, a empresa aumentou a participação na equipe para 44% das ações.
A 49ers Enterprises também é dona do San Francisco 49ers, tradicional equipe da NFL. Buscando expandir os negócios, a empresa quer adquirir 100% do Leeds. A transição poderá ser finalizada em janeiro de 2024, com os valores superiores a 354 milhões de euros.
O acordo entre a 49ers Enterprises e Andrea Radrizzani estipula a aquisição do clube, além do estádio Elland Road e o centro de treinamento, que pertencem à empresa Greenfield Investiment, da Singapura, que adquiriu os dois locais em 2018.
O negócio entre as duas partes demonstrava estar praticamente fechado, restando apenas a confirmação da permanência do Leeds na Premier League, sendo tratado apenas como formalidade. Entretanto, o acordo que era dado como certo, poderá tomar outros rumos.
Segundo o portal de notícias britânico Sportsmail, um comprador do Oriente Médio está interessado em adquirir o Leeds, junto com o estádio da equipe e o centro de treinamentos. O veículo de imprensa não divulgou a identificação do possível novo comprador, mas a negociação estaria nos estágios iniciais.
O possível interesse do investidor do Oriente Médio, teria deixado membros 49ers Enterprises apreensivos. Afinal, até o acordo ser fechado em janeiro de 2024, outra empresa poderá fazer uma oferta para Andrea Radrizzani e comprar o Leeds.
O investimento de empresas do Oriente Médio em clubes da Inglaterra não é novidade. O mais famoso é o Manchester City, que pertence ao City Football Group e é liderado por Khaldoon Al Mubarak. Recentemente, em 2022, o Fundo de Investimento da Arábia Saudita, adquiriu o Newcastle.
A party in the Middle East want to buy Leeds United from Andrea Radrizzani under the noses of the 49ers Enterprises, report the Daily Mail.
[MotLeedsNews] 🥉 #LUFC pic.twitter.com/52EaOaOSTY— onlylufc (@onlylufc) January 5, 2023