Top 5 na Champions: como a Premier League pode aumentar o número de vagas europeias

2 minutos de leitura

A Premier League comunicou nesta terça-feira (8) que o campeonato pode sofrer alterações no regulamento no que diz respeito às vagas europeias para a temporada 2023/24.

Pela primeira vez na história, o Campeonato Inglês poderá ter cinco times se classificando para a Champions League através das suas posições na tabela.

Isso pode acontecer porque a Champions adotará um novo formado para 2024/25, onde 36 equipes jogarão a primeira fase — quatro a mais que as atuais 32. A mudança permite uma vaga a mais para os países onde os clubes performarem melhor coletivamente na temporada anterior (nesse caso, em 2023/24).

Ou seja: se os clubes da Premier League alcançarem uma das duas melhores performances coletivas nas próximas edições da Champions, Europa League e Conference League, o quinto lugar da tabela se classificará para a maior competição entre clubes europeus no ano que vem.

Histórico está a favor da Premier League

Repetir o desempenho na última temporada seria suficiente para os ingleses. Em 2022/23, o Manchester City foi campeão da Champions e o West Ham venceu a Conference League. O comunicado da Premier League ainda pontuou que, em cinco dos últimos seis anos — e em sete dos últimos 11 — a Inglaterra teria merecido a vaga extra.

Tradicionalmente, a Premier League dá quatro vagas para a Champions. A única vez em que cinco clubes da elite inglesa jogaram a competição foi em 2005/06, quando o Liverpool foi o campeão europeu no ano anterior mas ficou de fora do G4. Por isso, foram classificados os quatro primeiros e mais os Reds.

A próxima edição da UCL terá quatro ingleses. Ao todo, são oito representantes no futebol europeu.

Ingleses no futebol europeu em 2023/24

  • Champions: City, Arsenal, United e Newcastle
  • Europa League: Liverpool, Brighton e West Ham
  • Conference: Aston Villa

O anúncio ainda deixa claro que só será possível saber se o quinto colocado jogará a Champions ao final da temporada.

Ainda existe a possibilidade da Inglaterra ter sete representantes na Champions de 2024/25. Para isso, bastaria que clubes da Premier League vencessem a UCL e a Europa League, mas terminassem fora das cinco primeiras posições da liga.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]