Como o Wolverhampton pode se salvar do rebaixamento e complicar o United

6 minutos de leitura

O Wolverhampton vive um drama na Premier League ao longo de toda a temporada. Apesar do excelente desempenho de Matheus Cunha, o time continua muito perto da zona de rebaixamento.

No entanto, os Wolves podem se apoiar em uma estatística curiosa para se salvar de vez do perigo — e ainda puxar o Manchester United para baixo,

Caminho fácil para os Wolves na Premier League?

De forma direta: o Wolverhampton tem a sequência de jogos até o final da temporada mais fácil de todo o campeonato inglês.

De acordo com o banco de dados “SoccerSTATS”, o time de Matheus Cunha, André, João Gomes e companhia enfrentará os adversários mais tranquilos nas próximas 10 partidas até o fim do campeonato em termos de pontuação.

Matheus Cunha comemora gol pelo Wolverhampton
Matheus Cunha comemora gol pelo Wolverhampton. Foto: IMAGO

O time comandado por Vítor Pereira tem pela frente os times com a menor média de pontos por jogo como adversários.

Os adversários do Wolverhampton até o fim do campeonato têm uma média de pontos por jogo de apenas 1,10, segundo a plataforma “SoccerSTATS” — um número muito baixo.

Esse cálculo é feito da seguinte forma:

  • A média de pontos por jogo fora de casa dos times que o Wolverhampton enfrentará no Molineux;
  • A média de pontos por jogo em casa dos times que os Wolves enfrentarão longe dos seus domínios;
  • A soma e média total destes jogos restantes em questão.

Mais do que isso, os próximos quatro jogos da equipe serão ainda mais fáceis do que a própria média: quase que irrisório 0,82 ponto.

Os próximos quatro confrontos dos Wolves serão contra:

  • Southampton, fora (0,31 ponto por jogo em casa)
  • West Ham, em casa (1,23 ponto por jogo fora)
  • Ipswich, fora (0,50 ponto por jogo em casa)
  • Tottenham, em casa (1,23 ponto por jogo fora)
Vítor Pereira, técnico do Wolverhampton
Vítor Pereira, técnico do Wolverhampton (Foto: IMAGO)

Apesar dos confrontos fáceis, um dado que chama atenção é que o próprio Wolverhampton tem uma média baixíssima de pontos por jogo na Premier League: os mesmos 0,82.

E de forma ainda mais preocupante, os Wolves detêm o recorde de pior média de pontos por jogo contra — 1,51. Ou seja, é o time contra quem os adversários mais conseguiram pontuar na Premier League até o momento. Quem mais chega perto desse dado é o lanterna Southampton (1,48).

Onde entra o Manchester United?

Os Red Devils estão tão longe da zona de rebaixamento (17 pontos) quanto do top-4 (15), mas correm perigo justamente na reta final.

As chances de rebaixamento do Manchester United são baixas. Além de seu próprio fracasso, times como Everton e Ipswich também têm que colaborar perdendo muitos pontos.

No entanto, com lesões, competições europeias e uma sequência de jogos mais difícil — além da facilidade de um concorrente contra o rebaixamento como o Wolves — a situação pode complicar.

Rúben Amorim em Old Trafford durante jogo do Manchester United
Rúben Amorim em Old Trafford durante jogo do Manchester United (Foto: Sportimage/Imago)

Diferente do time de Vítor Pereira, a equipe de Rúben Amorim têm adversários mais difíceis. A média de pontos por jogo dos seus oponentes até o fim da temporada é de 1,45.

O United terá duelos difíceis contra Nottingham Forest fora de casa e Manchester City na sequência. Depois, ainda enfrentam o Newcastle e têm confronto direto contra os próprios Wolves.

Uma sequência dura e com chance do time do Molineux puxar os Red Devils ainda mais para baixo antes de terem outro clássico contra o Chelsea na penúltima rodada.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]