Como o Liverpool ‘perdeu’ R$ 2,3 bilhões em possíveis reforços

6 minutos de leitura

O Liverpool quase passou a janela de transferências em branco. Contratou apenas um jogador, Federico Chiesa, para atual temporada e só nas últimas horas do mercado. E teve diversos alvos ao longo dos meses.

Somando os valores de mercado de alguns dos principais alvos dos Reds na janela — incluindo os preços pagos pelos clubes que os contrataram –, a equipe de Arne Slot “deixou passar” praticamente 315 milhões de libras (R$ 2,3 bilhões) em reforços.

As escapadas do Liverpool

Os Reds estavam à beira fechar a janela sem contratar jogador. No entanto, conseguiram garantir um acordo para o goleiro Georgi Mamardashvili, que chegará ao clube em 2025, e contrataram Chiesa por apenas 13 milhões de libras.

Mas mesmo sem passar a janela em branco, o time de Arne Slot monitorou e tentou a contratação de vários jogadores. Desde Anthony Gordon, um desejo antigo, até Zubimendi, que estava quase certo no clube.

Anthony Gordon

Reforçar o ataque era uma das prioridades do técnico Arne Slot, especialmente considerando a incerteza sobre o futuro de Mohamed Salah. O nome de Anthony Gordon, do Newcastle, ganhou força.

Gordon Inglaterra bicicleta
Anthony Gordon pela Inglaterra (Foto: Imago/PA)

No entanto, a equipe de St. James’ Park resistiu às investidas dos Reds. A alta pedida pelos Magpies, que superava os 80 milhões de libras, acabou por inviabilizar o negócio.

Os rivais precisavam vender, mas decidiram negociar outros jogadores e mantiveram o seu camisa 10. Gordon teria inclinado positivamente para uma ida ao Liverpool, que cogitou trocar jogadores para facilitar o negócio, mas não teve sucesso.

Martin Zubimendi

Possivelmente a principal novela dos Reds no mercado dos últimos meses. O jogador da Real Sociedad estava praticamente certo, mas os espanhóis fizeram jogo duro e conseguiram mantê-lo.

Zubimendi negocia com o Liverpool
Zubimendi, alvo do Liverpool, pela Real Sociedad (Foto: Icon Sport)

O time inglês estava preparado para atender à cláusula de rescisão de 51,5 milhões de libras do espanhol. Com Ryan Gravenberch e Wataru Endo como opções para o primeiro volante da equipe, Zubimendi seria potencialmente titular.

O fato de já estar perto de perder Mikel Merino fez com que a Sociedad batalhasse ainda mais forte para convencer o jovem meio-campista a ficar, e ele decidiu se manter em San Sebastián.

Riccardo Calafiori

Destaque do campeonato italiano e da Eurocopa com a Itália, o defensor canhoto foi alvo forte do Liverpool. No entanto, acabou fechando com o Arsenal durante a janela.

Calafiori Arsenal
Calafiori é o novo reforço do Arsenal (Foto: Reprodução/Arsenal)

Além dos Reds e dos Gunners, o Chelsea também estava interessado ​​no jogador de 22 anos. O principal motivo dos Reds era procurar um zagueiro promissor para suceder Virgil van Dijk, cujo contrato expira no fim da temporada.

Por outro lado, o Arsenal sempre foi a primeira opção e acabou contratando o jovem zagueiro por 42 milhões de libras.

Arda Guler

Uma grande promessa do futebol turco que se transferiu para o Real Madrid há um ano, o jovem Arda Guler também virou assunto no Liverpool nas últimas janelas.

Arda Güler Real Madrid
Arda Güler em ação pelo Real Madrid (Foto: Icon Sport)

Durante os últimos meses, houve relatos que sugeriam uma abordagem dos Reds ao Real Madrid sobre a contratação meia. Ele foi destaque na Eurocopa e passou a ser avaliado em cerca de 40 milhões de libras depois do torneio, segundo dados do Transfermarkt.

Khvicha Kvaratskhelia

O nome de Khvicha Kvaratskhelia, do Napoli, também foi ventilado nos bastidores, principalmente em meio às indecisões sobre o futuro de Salah. Apesar dos relatos, os Reds nunca estiveram significativamente perto de contratá-lo.

Kvaratskhelia Napoli
Kvaratskhelia em ação pelo Napoli (Foto: Icon Sport)

Parte disso se deu pelo alto valor de mercado do georgiano, além do interesse de outros grandes clubes europeus, como o Paris Saint-Germain. Além do PSG, poucos clubes poderiam pagar os quase 100 milhões de libras que o Napoli pedia.

Por conta da falta de compradores que tinham dinheiro suficiente, o atacante sensação continuou no Napoli e deve seguir na Itália durante a temporada.

A soma total

Entre os valores pedidos, estipulados e pagos pelos alvos dos Reds nesta janela, a conta revela um grande valor:

  • Anthony Gordon: 80 milhões de libras pedidas pelo Newcastle
  • Martin Zubimendi: 51,5 milhões de libras da rescisão com a Real Sociedad
  • Riccardo Calafiori: 42 milhões de libras pagas pelo Arsenal
  • Arda Guler: 40 milhões de libras estipuladas pelo Transfermarkt
  • Khvicha Kvaratskhelia: aproximadamente 100 milhões de libras pedidas pelo Napoli

Totalizando aproximadamente 315 milhões de libras entre os possíveis reforços dos Reds que não chegaram a pisar em Anfield.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]