Titular, prêmio individual… como está a temporada de Ângelo, emprestado pelo Chelsea?

6 minutos de leitura

O Chelsea chamou a atenção nas últimas janelas de transferências com os gastos em contratações, principalmente de jogadores jovens e com contratos longos. Entre as novidades nos Blues está Ângelo Gabriel. A negociação do clube com o Santos foi em torno de 15 milhões de euros (cerca de 80 milhões de reais).

O atacante de 18 anos integrou o elenco do Chelsea nos amistosos realizados nos Estados Unidos durante a pré-temporada. No entanto, a diretoria optou pelo empréstimo do jogador ao Strasbourg, da França. Depois de um início com poucos minutos, ele aproveitou a oportunidade e ganhou a vaga de titular no time.

Por que o Chelsea emprestou Ângelo ao Strasbourg?

Os dois clubes são administrados pela Clearlake Capital. A ideia é que o Chelsea empreste jogadores jovens ao Strasbourg para trabalharem na adaptação em uma das principais competições do continente. No caso de Ângelo, é a oportunidade do atacante ganhar ritmo com o futebol europeu.

O Strasbourg faz uma campanha ruim na temporada 2023/24. O time está na disputa pela permanência na Ligue 1, sendo o primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Entretanto, o atacante brasileiro vem apresentando bom rendimento em campo.

Mudança no esquema tático favoreceu Ângelo

O técnico Patrick Vieira tem utilizado variações no esquema tático no decorrer da temporada. As duas primeiras rodadas contaram com dois jogadores no ataque e cinco no meio-campo. Na partida contra o Nice, o treinador optou pela linha de três jogadores no setor ofensivo e quatro na parte central.

Atuando principalmente na parte da criação e pelo lado direito, Ângelo ganhou a posição de titular com a mudança de Vieira para três atacantes ou com uma referência ofensiva e três meia-atacantes.

Desde a quarta rodada, o atacante brasileiro ficou no banco de reservas em apenas um jogo. O treinador optou por utilizar um esquema tático mais defensivo contra o PSG e cinco jogadores no meio-campo. No entanto, o ex-Santos entrou em campo no decorrer do confronto no lugar de Jessy Deminguet.

O treinador chegou a elogia a estreia do brasileiro como titular diante do Montpellier, destacando a qualidade técnica, principalmente com o pé esquerdo. No entanto, completou com os pontos que precisam ser trabalhados com as tomadas de decisões e o apoio à defesa.

O Ângelo nos trouxe qualidade técnica em relação ao pé esquerdo. Ele só precisa fazer escolhas melhores. No nível defensivo, ele também deve se preocupar mais — comentou Patrick Vieira sobre o atacante.

Os números de Ângelo na temporada

A estreia de Ângelo no Strasbourg foi na primeira rodada da Ligue 1, na vitória por 2 a 1 diante do Lyon. O brasileiro ficou boa parte do tempo no banco de reservas, entrando apenas aos 36 minutos da segunda etapa, no lugar de Sanjin Prcic.

O atacante atuou por alguns minutos contra o Nice e Monaco, mas não saiu do banco diante o Toulouse. Entretanto, ganhou a oportunidade de ser titular no confronto com o Montpellier. Embora o resultado tenha sido apenas o empate em 2 a 2, o brasileiro foi um dos destaques do jogo.

Ângelo foi escalado como ponta direita e atuou na parte de criação das jogadas. Ele encerrou a partida com quatro passes decisivos e uma grande chance criada, além de seis dribles certos, 13 duelos ganhos, quatro faltas sofridas e três cruzamentos realizados durante os 90 minutos em que esteve em campo.

A boa atuação garantiu ao brasileiro nova oportunidade para iniciar o confronto contra o Metz, correspondendo novamente às expectativas. Mesmo não tendo balançado as redes, foi o autor da assistência para o gol de Habib Diarra garantir a vitória do Strasbourg.

O clube francês entrou em campo 11 vezes na Ligue 1 e o jovem brasileiro atuou em dez, nos quais seis foram como titular.

Ângelo na Ligue 1 2023/24

  • Média de 57 minutos por jogo
  • 0 gols e 1 assistência
  • 35,8 toques na bola por jogo
  • 13,8 passes certos por jogo, com 73% de precisão
  • 1,8 dribles certos por jogo
  • Dados: Sofascore

O Menino da Vila lidera a lista de jogadores com mais dribles certos com menos de 23 anos da Ligue 1. Na Europa ocupa o segundo lugar entre os atletas com no máximo 19 anos. Além disso, recebeu o prêmio de melhor jogador de setembro no Campeonato Francês.

Além da construção das jogadas, o brasileiro também tem contribuído para o setor defensivo. Ele tem média de 5,4 duelos vencidos, sendo 5,3 em confrontos pelo chão, além de menos de uma falta cometida por jogo.

O contrato de Ângelo com o Strasbourg vale até junho de 2024. O atacante pode integrar o elenco do Chelsea na pré-temporada e no decorrer das competições.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.