Por que ganhar a Community Shield sobre o City é fundamental para o Arsenal de Arteta

5 minutos de leitura

Arsenal e Manchester City se enfrentam neste domingo (6), 12h (horário de Brasília), no Wembley, valendo o troféu da Community Shield. Para muitos, a Supercopa da Inglaterra é uma competição quase amistosa, mas para os Gunners há muita coisa em jogo, principalmente para a moral do time e do técnico Mikel Arteta.

O Arsenal liderou a Premier League de forma surpreendente, durante 240 dias, com o time mais jovem da competição, mas perdeu a liderança para o Manchester City na 34ª rodada e o título ficou com o time de Pep Guardiola. Bastou os Gunners tropeçarem na reta final do campeonato para surgirem várias críticas nas redes sociais, chamando o time londrino de “pipoqueiro”.

As críticas podem parecer injustas, mas para um clube do tamanho do Arsenal, terceiro maior vencedor do Campeonato Inglês, ficar quase duas décadas sem levantar o principal troféu da liga nacional é muito tempo.

A torcida dos Gunners ainda viram de 2004 para cá seu time ser vice-campeão da Premier League em 2015–16, da Champions League de 2005-06 e perder três finais da Copa da Liga Inglesa (2006–07, 2010–11, 2017-2018). Além disso, os torcedores assistiram sua equipe ser goleada pelo rival Chelsea numa decisão da Europa League em maio de 2019.

Oportunidade de redenção para o Arsenal

A chegada de Mikel Arteta no comando do Arsenal animou os torcedores, principalmente com a conquista da Copa da Inglaterra de 2019-20, mas o treinador chegou a balançar no cargo em 2021, quando os Gunners tiveram o pior início de Premier League em 46 anos e ocupavam o 15º lugar com 14 pontos. Mas desde aquela temporada, o time do Norte de Londres tem apresentado uma grande evolução.

Após terminar o campeonato na frustrante oitava posição em 2020-21, o Arsenal ficou em quinto na temporada seguinte e foi vice-campeão em 2022-23. Para além disso, o time tem uma filosofia de jogo interessante, que propõe jogo e que teve o segundo melhor ataque, com 88 gols em 38 rodadas.

Para esta temporada, as expectativas são as melhores. Com o retorno à Champions League após seis anos, o Arsenal fez a janela mais agressiva de sua história e gastou mais de um bilhão de reais nas contratações de Kai Havertz, Declan Rice e Jurrien Timber. Em 2023-24, o nível de exigência sobre os Gunners subiu de patamar e os olhos da imprensa e dos torcedores são para um time que está na primeira prateleira do futebol inglês.

O algoz, Manchester City

Manchester City é o atual campeão da Premier League (Foto: Iconsport)

Para além da disputa pelo título da Premier League na temporada passada, o Manchester City é uma pedra no sapato do Arsenal de Arteta. Com o técnico espanhol no comando, os Gunners venceram os Citizens apenas uma única vez em 10 confrontos. Todos os outros resultados foram de derrota.

Das 10 derrotas para o City, quase metade foram por goleada:

  • Manchester City 3×0 Arsenal – 17/06/2020 pela Premier League
  • Arsenal 4×1 Manchester City – 22/12/2020 pela Copa da Liga Inglesa
  • Manchester City 5×0 Arsenal – 28/08/2021 pela Premier League
  • Manchester City 4×1 Arsenal – 26/04/2023

Apesar da freguesia recente, que inclusive foi crucial na perda do título inglês na última temporada, Arteta sabe muito bem o que é vencer o Manchester City. Ele estava em campo na vitória londrina por 3 a 0 sobre os Citizens na Community Shield de 2014/15. Antes de assumir os Gunners, ele era o auxiliar técnico de Guardiola e conhece o estilo de jogo do seu adversário como ninguém.

Dessa forma, a conquista da Community Shield é mais que uma vitória. É uma prova de que o Arsenal está na mesma prateleira que o seu adversário e um alívio para quem está engasgado com o Manchester City desde o dia 1º de março.

Mais uma derrota para Guardiola pode cercar o time de desconfianças e pesar o elenco bilionário dos Gunners antes mesmo de iniciar a Premier League. A expectativa de quem acompanha o futebol inglês é grande com o clube do Norte de Londres e nada melhor que uma “revanche” para inflamar o astral da equipe.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.