Senise: Tottenham está há 5666 dias sem títulos, mas a postura é de quem ganhou na semana passada

6 minutos de leitura

Há 15 anos, a vitória de 2 a 1 de virada sobre o Chelsea garantiu o título da Copa da Liga Inglesa. Na época, o feito foi muito comemorado. O Tottenham encerrava um jejum de 9 anos sem ser campeão. Foi também o primeiro troféu desde que a empresa ENIC havia se tornado a sócia majoritária, em 2001. Aliás, antes dessa conquista, o último título também havia sido a Copa da Liga Inglesa, em 1999. Essa mesma competição que o clube, mais uma vez, optou por “menosprezar” e acabou sendo eliminado logo na primeira rodada.

Nesta terça-feira, o técnico Ange Postecoglou (que faz ótimo trabalho e já tem a admiração da torcida, é bom salientar) colocou nove reservas em campo. O time teve mais posse de bola (59% a 41%), mas não é exagero dizer que as principais chances, principalmente no primeiro tempo, foram do Fulham. A equipe comandada por Marco Silva finalizou 10 vezes, contra seis do Tottenham. E a eliminação acabou vindo nos pênaltis.

A decisão de poupar o time titular nas fases iniciais da Carabao Cup não é nova. Mauricio Pochettino, Jose Mourinho, Nuno Espirito Santo, Antonio Conte. Todos adotaram a mesma tática. Sim, incluindo Mourinho. Ele levou o Tottenham à final da Carabao Cup em 2020/21 (acabou sendo demitido uma semana antes da derrota para o Manchester City na decisão), mas na estreia contra o rival Chelsea, por exemplo, levou um time completamente mexido à campo, com Lamela e Bergwijn no ataque, enquanto Son e Kane olhavam do banco de reservas. 

Mas, dessa vez, poupar os titulares é simplesmente inaceitável.

Essa é uma temporada completamente diferente para o Tottenham. Foram 14 anos seguidos disputando competições europeias. Esse ano, eram só a Copa da Liga, a FA Cup e a Premier League. Poupar o time, para quê? 

O Tottenham parece às vezes se sentir maior do que é.

Por causa do poderio econômico, é um dos times do chamado “Big Six” do futebol inglês, mas a fama não se traduz em títulos. Age como Manchester City, Liverpool, Chelsea e o outros grandes, poupando jogadores nas competições consideradas menores. A diferença é que esses outros clubes ganham títulos. O Tottenham, não;

E sem competições europeias, a torcida estava ansiosa para ver os Spurs chegando longe nas taças nacionais. Quem sabe, finalmente um título para que deixem de ser motivo de chacota na Inglaterra e em todo o mundo! Melhor ainda: a final da Carabao Cup será em 25 de fevereiro de 2024. Ou seja:

A taça para o Tottenham poderia vir antes de Harry Kane ser campeão com o Bayern de Munique.

Não que exista uma torcida contra o eterno ídolo, muito pelo contrário, mas ser campeão antes do atacante ganhar o seu primeiro troféu da carreira, no poderoso Bayern, acabaria de vez com toda a tiração de sarro. Não vai rolar. Os titulares foram poupados para a partida contra o “possante” Burnley, que acontece quatro dias depois do confronto contra o Fulham. E isso na semana que antecede a parada para a data Fifa! É inexplicável.

Ange Potescoglu chegou há poucos meses no clube. Já trouxe uma nova mentalidade, muito mais de acordo com o que os torcedores esperam ver em campo: um time de posse de bola, corajoso para atacar, buscando sempre a vitória. Mas ele precisa, rapidamente, entender uma coisa: os sofridos torcedores precisam ver o time ser campeão. Da Copa da Liga Inglesa, da FA Cup, ou de um torneio de bolinha de gude. E a Copa da Liga Inglesa era, sem dúvida, a opção mais fácil. 

Faz inacreditáveis 5666 dias que o Tottenham levantou a última taça. Mas o clube age como se tivesse ganho a última uma semana atrás.

Renato Senise
Renato Senise

Renato Senise é correspondente em Londres desde 2016. São mais de cinco temporadas cobrindo Premier League e Champions League. No currículo, duas Copas do Mundo “in loco”, além de entrevistas com nomes como Pep Guardiola, José Mourinho, Juergen Klopp, Marcelo Bielsa, Neymar, Kevin De Bruyne e Harry Kane.