Poucos times do mundo conseguem, hoje, jogar de igual para igual com o Arsenal no Emirates Stadium. Neste domingo, o Tottenham conseguiu.
Os Spurs tiveram 57% de posse de bola. Em finalizações, empate. E pela primeira vez desde que Mikel Arteta assumiu o comando dos Gunners, os Spurs não perderam no estádio do maior rival. Eram três derrotas seguidas.
Não é coincidência. O resultado veio porque, pela primeira vez desde Maurício Pochettino, existe um trabalho de verdade sendo feito. Um time que está sendo construído para jogar do jeito que o torcedor gosta. Um futebol ousado, corajoso.
A saída de bola nesta partida contra o Arsenal foi um teste para cardíaco. Toques dentro da área, a bola cruzando de um lado para o outro. Na primeira etapa, Udogie e Maddison quase deram um gol de presente para o adversário. Mesmo assim, o estilo de jogo foi mantido.
E dessa maneira, aos poucos o Tottenham foi muito passando da primeira linha do Arsenal, criando chances, incomodando o tempo todo o rival.
Bissouma teve mais uma partida muito sólida. Sarr de novo mostrou muita personalidade. E o que o Maddison está jogando é brincadeira. Foi dele as duas assistências para o gol de Son. Na primeira, uma jogada impressionante, digna de um cara que precisa de apenas uma chance para mostrar a qualidade que tem. Na segunda, mais um sinal de como esse time está diferente. Claro, Jorginho falhou. Mas a roubada de bola só aconteceu porque o time inteiro corre pra frente, tentando recuperar a bola o mais rápido possível. Que diferença dos últimos anos…
James Maddison pic.twitter.com/9cW2E0D7ZM
— PL Brasil (@plbrasil1) September 24, 2023
A coragem está lá, e veio pra ficar.
A preocupação em manter a bola e tratá-la da melhor maneira possível, está lá, e veio pra ficar.
É impressionante como em tão pouco tempo, Ange Postecoglou conseguiu mudar tanto o time. E para melhor, em todos os quesitos. É impressionante também o tempo que o Tottenham perdeu com Jose Mourinho, Nuno Espirito Santo e Antonio Conte.
Tottenham: jovens da defesa mostram personalidade
Vale destacar também a personalidade que dois jovens jogadores demonstraram. Udogie teve o tempo todo que lutar contra o quase imparável Saka. E levou o amarelo logo no início do jogo. Mesmo assim, conseguiu evitar que o melhor jogador do ataque do Arsenal criasse muitas oportunidades.
O outro é Micky Van de Ven. Zagueiro sólido, tranquilo, com boa saída de bola. Primeiro North London Derby dos dois, ótimas atuações.
Arsenal sofre com desfalques
Do outro lado, um Arsenal que sentiu muito a falta de Gabriel Martinelli e Leandro Trossard. Mikel Arteta mandou Nketiah a campo, com Gabriel Jesus caindo mais pela esquerda. Não dá pra dizer que as soluções encontradas surtiram efeito.
🚨 Trossard sente lesão de última hora e Nketiah será titular ao lado de Gabriel Jesus! https://t.co/AfEpaCRXwR
— PL Brasil (@plbrasil1) September 24, 2023
O mesmo vale para as substituições. Declan Rice sentiu as costas, Jorginho era a única opção, então nada a dizer. Mas a entrada de Havertz no lugar de Fabio Vieira gerou certa insatisfação de parte dos torcedores no Emirates Stadium. É isso aconteceu mais uma vez quando Gabriel Jesus foi substituído por Reiss Nelson.
A verdade é que o Arsenal tem um trabalho de mais de três anos, que vem dando muito certo. Já o Tottenham tem um trabalho de apenas cinco meses. Se alguém ainda duvidava, não resta mais dúvida:
o Ange Ball veio pra ficar.