Quantas vezes você já não ouviu a frase “quem ser campeão não tem que escolher adversário”? Bem, ela tem um fundo de verdade, mas a história também é contada por quem chegou através de um caminho menos tortuoso. Essa é a mágica do sorteio, que importa muito mais do que talvez se imagine — como a Champions League mostrou mais uma vez.
Antes das quartas de final da Liga dos Campeões, as casas de apostas apontavam o favoritismo para Manchester City, Real Madrid, Arsenal e Bayern. Nesta ordem, inclusive. Pois os quatro caíram exatamente do mesmo lado da chave.
Teremos um City x Real pela terceira vez consecutiva (semifinais em 2022 e 2023), e um Arsenal x Bayern que se repetirá pela quinta vez no mata-mata – na última, em 2017, os alemães venceram por 10 a 2 no agregado, com duas goleadas por 5 a 1.
Do outro lado, Atlético de Madrid x Borussia Dortmund e Barcelona x Paris Saint-Germain. A garantia que um desses será finalista mexe com a lógica – embora os torneios de mata-mata não costumem respeitá-la. Agora podemos dizer que ainda menos.
Na temporada passada da Champions League, a sensação foi parecida com Real Madrid, Chelsea (ok, ele não), Manchester City e Bayern se enfrentando de um lado; e Milan, Napoli, Benfica e Inter de Milão do outro. É o tipo de coisa que pode acontecer sempre, mas não deixa de ser uma influência do destino – o que me faz acreditar bastante neste momento na possibilidade de o Atlético de Madrid enfim conseguir o seu primeiro título.
A Inter vendeu caríssimo o título para o Manchester City, e de fato tem um belíssimo time, mas é óbvio que um trajeto com Benfica, Porto e Milan ajudou. Não é demérito, que fique claro. Dessa vez, até mais forte, ela passou em segundo na chave e teve o Atlético logo nas oitavas de final. Caiu nos pênaltis.
Quarter-finals set ✅
🏆 Sim the KO stage and decide who wins the trophy ⬇️#UCLdraw #UCLbracket
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) March 15, 2024
As quartas da Champions League, jogo por jogo
Arsenal x Bayern
O Arsenal terá o seu maior fantasma europeu pela frente. Em quatro confrontos de mata-mata, todos pelas oitavas de final, perdeu todos. Há quem acredite no time de Arteta agora, ainda mais com o Bayern cambaleando nos derradeiros meses de Thomas Tuchel. Mas eu não teria tanta certeza, especialmente por conta também da intensa disputa na Premier League.
Os Gunners vão precisar de duas noites perfeitas para chegar à semifinal pela primeira vez desde 2009.
Favoritismo: Arsenal 45% x 55% Bayern
Manchester City x Real Madrid
Para City e Real Madrid há um componente forte de emoção na mesa. Os dois somarão agora cinco duelos no mata-mata, com até aqui duas classificações para cada.
Inclusive, este será o quarto confronto consecutivo nas últimas cinco temporadas (desde 2019/20). Ou seja, boa parte dos elencos já está acostumada com o outro lado. A rivalidade Guardiola x Madrid ganha um novo capítulo.
Não vejo o City como o time imbatível da temporada passada. E o Real Madrid tem Jude Bellingham como novidade. Estou no muro.
Favoritismo: Real 50% x 50% City
Barcelona x PSG
Barcelona e Paris Saint-Germain também têm história. E desde os anos 90. Mais recentemente, se enfrentaram em duas quartas de final (2012/13 e 2015/16) e duas oitavas (2016/17, aquela do 6 a 1, e 2020/21).
O Barça leva vantagem nas classificações (3 a 1), mas hoje o PSG tem Mbappé como fator de total desequilíbrio. A defesa catalã sofre muitos gols, e Xavi deixará o time ao fim da temporada talvez com um esqueleto para o futuro, mas um presente confuso. Luis Henrique está de olho.
Favoritismo: Barcelona 40% x 60% PSG
Atlético de Madrid x Borussia Dortmund
Por último, o menos midiático Atlético x Borussia Dortmund. Fico com Simeone por não confiar nos alemães, mas dificilmente o Atleti passa o carro. É mais time, tem melhores jogadores, mas acredito em jogos com placares magros.
Digo e repito: este Atleti tem uma oportunidade de ouro pela frente. Os dois vices, em 2014 e 2016, parecem muito distantes, mas Simeone pode repetir a façanha. Especialmente depois que o sorteio abriu o caminho.
Favoritismo: Atlético 65% x 35% Borussia Dortmund