5 clubes sul-americanos que foram influenciados por times ingleses

Pioneirismo dos ingleses no futebol ajudou a criar clubes na América do Sul

0
691
5 clubes sul-americanos que foram influenciados por times ingleses

Considerada o berço do futebol mundial, a Inglaterra desde sempre influenciou o jogo em diversas partes do mundo. Se hoje a Premier League é exemplo de organização, profissionalismo e bom futebol, antigamente os clubes ingleses eram modelo e inspiração para a criação de equipes pelo mundo, especialmente clubes sul-americanos

Enquanto na Inglaterra o futebol já era bem desenvolvido no início do século XX, o esporte começava a se popularizar na América do Sul e muitos clubes foram fundados naqueles primeiros anos nesse contexto. Por isso, listamos cinco clubes sul-americanos que foram criados sob influências de algum clube inglês.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • TENTAMOS DESENHAR 5 ESCUDOS DA PREMIER LEAGUE NO PAINT

Wanderers FC e Montevideo Wanderers Fútbol Club-URU

wanderers fc

O Montevideo Wanderers, um dos clubes sul-americanos mais antigo, nasceu em 1902, após viagem dos irmãos Enrique e Juan Sardeson pela Inglaterra. A inspiração do nome veio de dois clubes que faziam sucesso naquela época: Wanderers Football Club, de Londres e o Wolverhampton Wanderers, de Wolverhampton. 

O Wanderers de Londres é membro-fundador da FA em 1863 e foi o primeiro clube a vencer a Copa da Inglaterra, na temporada 1871/72. Aliás, o clube venceu também a da temporada seguinte, além de mais três títulos em sequência de 75/76 até 77/78. Atualmente o clube disputa a 8ª divisão da Inglaterra.

Já o Wolverhampton é bem conhecido dos torcedores da Premier League hoje em dia, em 2019, passa por uma das melhores fases da sua história.

Liverpool FC e Liverpool Fútbol Club-URU

JAVIER SORIANO Collection AFP
JAVIER SORIANO Collection AFP

O clube uruguaio foi fundado por estudantes de Nuevo París, bairro de Montevidéu em 1915. O nome Liverpool vem por duas ligações: a maioria dos navios que chegavam ao Porto de Montevidéu vinham da cidade inglesa.

Além disso, alguns outros clubes da região já tinham usado nomes estrangeiros, como o Wanderers, por exemplo. Assim, a escolha foi por homenagear os Reds.

Atualmente, o Liverpool disputa a primeira divisão nacional do Uruguai, e vive brigando por posições com seu rival Wanderers.

Corinthian Football Club e Sport Club Corinthians Paulista

Era bem comum no início do século XX times europeus excursionarem por outros países e dentre esses times, o Corinthian Football Club, fundado em 1882, ficou conhecido por suas andanças pelo mundo. O clube não quis se profissionalizar na época e então vivia viajando pelo para disseminar o futebol e arrecadar dinheiro. 

Em uma dessas turnês, a equipe inglesa veio até o Brasil em 1910 para disputar alguns amistosos. O encanto causado nos brasileiros foi tanto que acabou inspirando cinco operários da cidade de São Paulo a criarem um time de futebol naquele ano, o Sport Club Corinthians Paulista.

Em 1939 o Corinthian se fundiu com outro clube, o Casuals, assim formando o Corinthian-Casuals, time que continua sendo amador e disputa a 7ª divisão do Campeonato Inglês. Em 2015, o time inglês voltou até o Brasil para disputar um amistoso contra o Corinthians Paulista. O placar final foi 3 a 0, mas isso pouco importou para a festa de confraternização entre os dois clubes.

Arsenal FC e Arsenal de Sarandí

emirates stadium estádio arsenal londres viagem ingresso
Crédito: Pixabay

A onda de fama dos clubes ingleses pela América do Sul também atingiu a Argentina e, em 1957, o Arsenal Fútbol Club foi fundado. O nome, claro, veio da influência do Arsenal Football Club, de Londres. Entre seus fundadores, estava Júlio Humberto Grondona, lendário presidente da AFA e que batiza o atual estádio do clube.

Como os fundadores eram torcedores do Racing e do Independiente, a escolha pelo vermelho e azul serem as cores do clube vem daí. 

Everton FC e Everton-CHI

Movido pela explosão no futebol na América do Sul, David Foxley, chileno mas filho de imigrantes ingleses, decidiu se juntar com amigos afim de criar um clube de futebol em 1909.

Assim como outros exemplos citados neste texto, David foi buscar inspiração na Inglaterra e logo se encantou pelo Everton, vice-campeão inglês da temporada 1908/09

Leia mais: Everton-ING 2-0 Everton-CHI: o dia em que os clubes homônimos se enfrentaram

Everton x Everton Chile Coleman Alex Livesey Collection Getty Images Sport-min
Alex Livesey Collection Getty Images Sport

Foxley também importou o mesmo azul do time inglês, cor que predomina até hoje no uniforme do Everton. Curiosamente, o seu rival, Santiago Wanderers, também nasceu de uma influência inglesa.

O Everton inglês enviou um telegrama parabenizando o time sul-americano pela conquista do primeiro título nacional, em 1950 (fato que se repetiu em 2008).

O ano de 2010 marcou o primeiro e único encontro até aqui das duas equipes. Pela Taça Irmandade (um jogo amistoso promovido para estreitar os laços entre as duas instituições) o Everton chileno viajou até o Goodison Park para enfrentar o “irmão mais velho”.

Outros clubes sul-americanos que carregam um pouco de Inglaterra consigo

Newells Old Boys, da Argentina

O nome do clube é uma homenagem ao inglês Isaac Newell, imigrante inglês e fundador do Colégio Anglicano Argentino. Quando chegou à Argentina, Isaac trouxe uma bola e as regras do futebol, o quê acabou logo fazendo sucesso entre seus alunos. Mais tarde, em 1903, os estudantes decidiram fundar o Newells Old Boys

The Strongest, da Bolívia

Fundado em 1908, o clube boliviano é o mais antigo do seu país. O  seu nome, que em português significa “o mais forte” foi pensando justamente com essa intenção. Porém, a escolha por ser em inglês é um mistério, mas provavelmente deva ser uma homenagem à Inglaterra, mesmo.

Leia mais: 6 jogadores que foram campeões da Libertadores e da Premier League

River Plate, da Argentina

A priori, a ideia era se chamar Club Atlético Forward, mas após alguma discussão a decisão foi River Plate. O nome é uma homenagem ao Rio da Prata, que banha Buenos Aires.

O motivo de ser em inglês é porque a ideia do nome veio de uma placa fincada na beira do rio que dizia “The River Plate”. Entretanto, ninguém na hora percebeu que a tradução estava errada, já que “plate” significa “prato” e não “prata”. 

São Paulo Railway Athletic Club, do Brasil

O clube foi fundado em 1919 por funcionários da companhia ferroviária de mesmo nome, a São Paulo Railway. A empresa foi precursora das linhas ferroviárias no Brasil e um de seus diretores era pai de Charles Miller, o primeiro homem que trouxe bolas de futebol ao país.

O clube não foi tão vitorioso, mas chegou a conquistar alguns títulos como o Campeonato Paulista Amador de 1933 e um honroso quarto lugar no Campeonato Paulista 1939, vencido pelo Corinthians.

Entretanto, a equipe precisou mudar de nome após a estatização da ferrovia da São Paulo Railway e, desde 1947, se chama Nacional Atlético Clube. Atualmente o clube disputa a Copa Paulista, quinta divisão nacional.

Não há posts para exibir