O que esperar dos clubes recém-promovidos da Championship na temporada 2020/21 da Premier League?

Confira análise de Leeds, West Bromwich e Fulham

O que esperar dos clubes recém-promovidos da Championship na temporada 2020/21 da Premier League?
Shaun Botterill/Getty Images

Após a rodada derradeira da temporada 2019/2020 ter sido disputada no final de semana do domingo, 26 de julho, a Premier League já retoma suas atividades no sábado, 12 de setembro. É a vez do Liverpool defender o título contra fortes adversários, como os ‘Manchesters’ City e United, o reforçado Chelsea e o ‘azeitado’ Arsenal.

Para além do tradicional Big Six, as equipes recém-chegadas da Championship também tentarão a sorte na elite do futebol inglês; são elas: Leeds United, Fulham e West Bromwich Albion. Até onde esses times podem ir? É possível sonhar com uma vaga para a Champions ou, quem sabe, com o título da Premier League?

Leeds United

Michael Regan/Getty Images

A história do Leeds United traz uma marca importante: o clube é o último campeão da era Campeonato Inglês, vencendo o título da temporada 1991/1992. Já no ano seguinte, o torneio se transformou na Premier League. A tradicional equipe da cidade homônima conta com títulos da Copa e da Supercopa da Inglaterra. Na temporada 1974/1975, ficou com o vice da Champions League, perdendo a final para o Bayern de Munique.

A abertura da edição 2020/2021 traz o encontro entre os dois campeões Liverpool e Leeds. A ‘pedreira’ de enfrentar logo o melhor time da primeira divisão será um grande teste para a equipe nesta volta à elite. Na temporada do título da Championship, o Leeds marcou 83 pontos, 10 a mais que o vice West Bromwich. Ao todo, foram 28 vitórias, nove empates e nove derrotas em 46 rodadas. Sofreu 35 gols e marcou 77, ficando com a melhor defesa e com o segundo melhor ataque da competição.

A equipe do Leeds United é comandada pelo argentino Marcelo ‘Loco’ Bielsa. Para a temporada 2020/21, o time investiu ‎27 milhões de libras no atacante Rodrigo Moreno, comprado do Valencia. O goleiro Illan Meslier também foi adquirido em definitivo, com o pagamento de 6,5 milhões de euros pelo Leeds.

Destaques do Leeds para ficar de olho: Pablo Hernández, Kalvin Phillips, Patrick Bamford, Luke Ayling, Mateusz Klich e Liam Cooper.

O que esperar do Leeds United? Por conta dos investimentos, a equipe deve buscar ao menos a primeira metade da tabela, pleiteando objetivos maiores do que simplesmente se manter na Premier League.

Fulham

O Fulham abriu uma larga vantagem de oito pontos sobre o Cardiff City, quinto colocado na classificação da Championship 2019/20. Na quarta posição, a equipe concentrou a briga pelo acesso à Premier contra o Brentford, empatando em número de pontos. A vitória nos playoffs veio com o gol salvador de Joe Bryan, já na prorrogação, assegurando o 2 a 1 para a equipe da Grande Londres.

Na temporada do acesso, segundo o site Infogol, a equipe terminou o torneio com 81 pontos, 23 vitórias, 12 empates e 11 derrotas. Ao todo, marcou 64 gols e sofreu outros 48. Boa parte desses tentos foi assinada pelo sérvio Aleksandar Mitrović, que marcou 26 vezes em 40 partidas disputadas. O meia Tom Cairney também ajudou o Fulham com seus oito gols marcados em 39 oportunidades.

Em 2018/2019, o Fulham ficou apenas um ano na elite inglesa e já caiu para a segunda divisão, retornando após uma única temporada também na Championship. Para manter-se na Premier, a equipe do técnico Scott Parker, de apenas 39 anos, investiu na contratação em definitivo do ponta Anthony Knockaert. O grande anúncio do Fulham foi o empréstimo do goleiro Areola, campeão do mundo com a França e cedido pelo PSG.

Destaques do Fulham para ficar de olho: Tom Cairney, Joe Bryan, Alphonse Areola, Harrison Reed, Anthony Knockaert, Ivan Cavaleiro e Aleksandar Mitrović.

O que esperar do Fulham? O objetivo da equipe é continuar na Premier League e fugir do sobe e desce dos últimos anos. Para tal, terá uma sequência difícil já nas primeiras rodadas, enfrentando Arsenal, Leeds United e Aston Villa.

West Bromwich Albion

O clube da cidade de West Bromwich chega como vice-campeão da Championship 2019/2020, torneio em que conseguiu 83 pontos, com 22 vitórias, 17 empates e sete derrotas nos 46 jogos da temporada. De acordo com os dados do Infogol, o West Bromwich foi o time que menos perdeu e o que mais empatou, empatando até neste quesito com o Millwall. O ataque marcou 77 gols, e a defesa sofreu 45.

A equipe conseguiu o acesso à Premier justamente na temporada em que comemorou os 100 anos de seu único título do Campeonato Inglês, conquistado em 1919/2020. Além disso, em sua galeria de troféus, o West Bromwich conta com cinco Copas da Inglaterra e uma Copa da Liga. Em 2007/2008, o time venceu seu último grande torneio: a Championship daquela temporada.

Para a Premier League 2020/2021, o time comandado pelo croata Slaven Bilić investiu cerca de 9,5 milhões de euros para assinar em definitivo com o brasileiro Matheus Pereira, junto ao Sporting. O ponta Grady Diangana foi comprado ainda mais caro: 18 milhões de libras pagos ao West Ham. A equipe ainda segue no mercado para tentar se reforçar para a difícil missão na primeira divisão inglesa.

Destaques do West Bromwich Albion para ficar de olho: Kyle Bartley, Matt Phillips, Kamil Grosicki, Matheus Pereira, Hal Robson-Kanu, Grady Diangana e Callum Robinson.

O que esperar do West Bromwich Albion? Acumular a mesma porcentagem de empates pode ser perigoso na Premier League. Por isso, para manter-se na elite inglesa, a equipe precisa jogar um pouco mais. Porém, visto as últimas contratações, o objetivo é conquistar mais do que somente a fuga do rebaixamento.