Fundado em 2013, o City Football Group é uma empresa criada para administrar uma rede de clubes ao redor do mundo. A cadeia de times é gerida pelo Abu Dhabi Group e fundada por Mansour bin Zayed Al Nahyan. Atualmente é presidida por Khaldoon Al Mubarak. O time matriz da companhia é o Manchester City, que foi comprado por proprietários dos Emirados Árabes em 2008. O Bahia, desde 2023, é o representante brasileiro no portfólio do conglomerado.
Em 2013, a empresa adquiriu 80% das ações do New York FC, dos Estados Unidos, que recebeu identidade visual semelhante ao Manchester City junto ao patrocinadores do Emirados Árabes.
O último acordo fechado pelo grupo
Em fevereiro de 2024, o Manchester City fechou com Istanbul Basaksehir, da capital da Turquia. A equipe turca foi o 14º clube no portfólio do City Group. A parceria prevê a atuação do conglomerado como consultor metodológico e comercial, sem aquisição ou investimentos na equipe da primeira divisão do país.
Os times do City Group (Grupo City)
- Manchester City (Inglaterra)
- New York City (Estados Unidos)
- Melbourne City (Austrália)
- Mumbai City FC (Índia)
- Lommel SK (Bélgica)
- ESTAC Troyes, (França)
- Montevideo City Torque (Uruguai)
- Yokohama Marinos (Japão)
- Girona (Espanha)
- Sichuan Jiniu (China)
- Palermo (Itália)
- Bolívar (Bolívia) – clube parceiro
- Bahia (Brasil)
- Istanbul Basaksehir (Turquia) – clube parceiro
Caso Savinho: o primeiro jogador ‘promovido’
No início de fevereiro de 2024, diversos veículos ingleses confirmaram que Savinho será jogador do Manchester City a partir da temporada 2024/2025. Será o primeiro caso de “promoção” de um jogador do Grupo City para o clube do topo da cadeia.
Savinho deixou o Atlético-MG para o Grupo City. No papel, o brasileiro assinou pelo Troyes, da França, apesar de nunca ter atuado pelo clube francês. O talentoso atacante de beirada foi empresado a PSV, da Holanda, e Girona, da Espanha, clube que defende atualmente em meio à grande campanha em LaLiga.
Expansão do City Group ao longo dos anos 2010
Em 2013, após New York, o Melbourne Heart, da Austrália, se tornou um novo membro do City Football Group. A empresa investiu US$ 12 milhões (R$ 59,88 milhões) por 100% do controle do time da Oceania, que passou a utilizar o azul claro ao invés do vermelho e branco tradicional, além de ganhar um novo escudo para o clube.
No ano seguinte, o Yokohama Marinos, do Japão, teve 20% de suas ações compradas pelo Grupo City. Depois, em 2017, o primeiro clube europeu fora da Inglaterra passou a fazer parte do conglomerado: o Girona, da Espanha, que teve 44% de suas ações adquiridas pelo City Football Group.
Em 2019, o Grupo City comprou 28% do Sichuan Jiuniu, da China, e 65% do Mumbai City, da Índia. No ano seguinte, outros dois clubes tiveram 100% de suas ações adquiridas: Lommel SK, da Bélgica, e ES Troyes, da França.
Grupo City na América do Sul
O primeiro clube parceiro do Grupo City na América do Sul foi o maior campeão boliviano, Bolívar, que, em fevereiro de 2021, passou a integrar a lista de clubes envolvidos com a empresa que administra o Manchester City.
O Grupo City atua como uma espécie de sócio do Bolívar – situação semelhante ao acordo com o Istanbul Basaksehir . A intenção é investir financeiramente e tecnicamente no clube, fornecendo acesso à “gama de experiência, equipe, tecnologia própria, melhores práticas e assessoria estratégica desenvolvida pelo City Football Group nos últimos sete anos, por meio de sua estrutura”, como diz o comunicado divulgado sobre o acordo na ocasião.
— Mais especificamente, no futebol, o CFG apoiará o Clube Bolívar em suas decisões de olheiro, metodologia de jogo e treinamento, estratégia de desenvolvimento de centros de treinamento de jovens, ciência do esporte e muito mais. Em nível comercial, o CFG ajudará o Clube Bolívar a aumentar sua receita de patrocinadores, construir instalações de classe mundial.
A ideia é que o time da Bolívia tenha uma das melhores estruturas da América do Sul, com capacidade para 80 jogadores, até o seu centenário, em 2025.
Grupo City no Brasil
No dia 4 de maio de 2023, o Bahia oficializou a venda de 90% da SAF para o Grupo City. O conglomerado já tomava decisões no Tricolor desde o final de 2022, quando os sócios aprovaram a compra do clube para a empresa, mas só cinco meses depois que o negócio foi oficializado.
A logomarca e as cores do Grupo City já são exibidas no centro de treinamento do Tricolor. Agora, o escudo do Bahia divide espaço com a logomarca do City Football Group na entrada do CT. A marca da empresa também já pode ser vista nos alambrados que cercam os campos na Cidade Tricolor. Além disso, o clube brasileiro já lançou um uniforme em alusão ao novo dono.
A negociação pela venda da SAF do Bahia foi intermediada pelo empresário Paulo Pitombeira e aprovada pelos sócios do clube no dia 3 de dezembro de 2022. O conglomerado participou ativamente na montagem do elenco do time para a temporada 2023, com o investimento de R$ 80 milhões em compra de jogadores. Outros atletas que pertencem ao grupo foram emprestados ao Tricolor.
O acordo tem o prazo de 90 anos, renovável por períodos adicionais. O Grupo City se comprometeu em investir R$ 1 bilhão no Bahia:
- Mínimo de R$ 500 milhões para a compra de jogadores;
- R$ 300 milhões para o pagamento de dívidas;
- R$ 200 milhões para infraestrutura, categorias de base, capital de giro, entre outros – único item não obrigatório.