Champions League 2023/2024: quais os times classificados?

5 minutos de leitura

A Champions League da temporada 2023/2024 promete, depois de uma grande final em que o Manchester City conquistou o título inédito sobre a Inter de Milão. Confira abaixo todos os times já classificados para fase de grupos da Liga dos Campeões.

Quais times já estão classificados para a fase de grupos da Champions League 2023/2024

  • Inglaterra: Manchester City, Arsenal, Newcastle e Manchester United
  • Espanha: Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid e Real Sociedad
  • Alemanha: Borussia Dortmund, Bayern de Munique, RB Leipzig e Union Berlin
  • Itália: Napoli, Inter, Lazio e Milan
  • Portugal: Benfica e Porto
  • França: PSG e Lens
  • Holanda: Feyenoord
  • Escócia: Celtic
  • Áustria: RB Salzburg
  • Ucrânia: Shakhtar Donetsk

Atualmente, a Champions League é disputada, ao todo, por 72 equipes. A fase de grupos conta com 32 times divididos em oito grupos de oito times cada.

Destes 32, 26 se classificam diretamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões de acordo com o desempenho na temporada passada. A definição é feita através do ranking de coeficiente, com distribuição entre as dez melhores ligas colocadas, além dos atuais campeões da Champions League e da Europa League.

4 vagas diretas: Inglaterra, Itália, Espanha e Alemanha

2 vagas diretas: Portugal e França

1 vaga direta: Holanda, Escócia, Ucrânia e Áustria

1 vaga direta: campeão da Champions League e Europa League. Caso o vencedor já esteja classificado via campeonato nacional, o campeão nacional da liga com apenas um time classificado melhor colocada seguinte no ranking assume a vaga na fase de grupos e abre espaço para o vice-campeão do país nos play-offs.

Rodri foi eleito o melhor jogador da Champions League - Icon Sport
Rodri foi eleito o melhor jogador da Champions League – Icon Sport

Playoffs: 40 clubes por oito vagas

As últimas seis equipes na fase de grupos da Liga dos Campeões 2023/2024 são definidas a partir de uma longa eliminatória. Os playoffs possuem 40 times e são divididos em duas formas: caminho dos campeões, que tem quatro vagas disputadas entre campeões de ligas nacionais periféricas, e caminho da liga, em que times de ligas maiores duelam por outras duas vagas.

1 vaga aos playoffs pelo caminho dos campeões: Ucrânia, Bélgica, San Marino, Andorra, Estônia, Islândia, País de Gales, Montenegro, Gibraltar, Kosovo, Ilhas Faroe, Malta, Moldávia, Finlândia, Geórgia, Irlanda do Norte, Albânia, Letônia, Armênia, Macedônia, Irlanda, Bósnia, Luxemburgo, Lituânia, Eslováquia, Belarus, Hungria, Cazaquistão, Azerbaijão, Romênia, Bulgária, Suécia, Noruega, Israel, Grécia, República Tcheca, Croácia, Suíça, Sérvia, Chipre.

1 vaga aos play-offs pelo caminho das ligas: França, Portugal, Áustria, Escócia, Fenerbahçe, Holanda, Dinamarca e Bélgica.

A temporada de 2023/2024 será a última no atual formato, já que a Uefa irá aderir o modelo suíço, com 36 times. Cada equipe disputará oito partidas e os oitos melhores do ranking avançarão diretamente ao mata-mata. Quem terminar entre a nona e a 24ª posição na tabela jogará um playoff, para definição dos outros oitos times que irão compor as oitavas de final.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]