10 clássicos marcantes entre Manchester United e Liverpool na era Premier League

Goleadas, vitórias suadas, tem de tudo na nossa lista do maior clássico da Inglaterra

0
451
10 clássicos marcantes entre Manchester United e Liverpool na era Premier League
ANDREW YATES/AFP via Getty Images

Manchester United e Liverpool protagonizam o maior clássico da Inglaterra. Por isso, a PL Brasil preparou uma lista super especial, na qual escolhemos dez clássicos marcantes entre os Red Devils e os Reds na era Premier League. São quatro vitórias de cada time e dois empates.

10 clássicos marcantes entre Manchester United e Liverpool na era Premier League

Leia mais: QUIZ: Você conhece as rivalidades do futebol inglês?

Vitórias do Liverpool

Manchester United 1 x 4 Liverpool – 14 de março de 2009

Steven Gerrard Liverpool ANDREW YATES Collection AFP
ANDREW YATES Collection AFP

14 de março de 2009 está guardado na memória do torcedor do Liverpool, já que o clube foi até Old Trafford e aplicou um 4 a 1 de virada no Manchester United, com direito a beijos nas câmeras do capitão e ídolo Steven Gerrard.

Os gols do Liverpool foram marcados por Gerrard, Fernando Torres, Fábio Aurélio e Andrea Dossena; Cristiano Ronaldo descontou para os donos da casa. A partida não foi boa para o ótimo zagueiro Nemanja Vidic, que falhou bastante e ainda completou o combo sendo expulso.

Liverpool 3 x 1 Manchester United – 16 de dezembro de 2018

Liverpool Shaqiri PAUL ELLIS Collection AFP
PAUL ELLIS Collection AFP

Em jogo que ficou marcado pela entrada do talismã Xherdan Shaqiri, que saiu do banco para fazer dois gols, o Liverpool venceu o Manchester United no Anfield por 3 a 1. Sadio Mané marcou o outro tento dos mandantes; enquanto Romelo Lukaku descontou para os visitantes.

Foi um jogo de completo domínio do Liverpool, onde finalizou mais de 30 vezes e viu seu rival totalmente acuado. Poucos dias após o clássico, o então técnico do Manchester United, José Mourinho, acabou sendo demitido.

Manchester United 0 x 1 Liverpool – 16 de dezembro de 2000

Danny-Murphy-Liverpool Stu Forster Collection Getty Images Sport-min
Stu Forster Collection Getty Images Sport

Desde que a era Premier League começou, o Liverpool já visitou o United 27 vezes, onde foi derrotado em 16, empatou cinco e ganhou apenas seis jogos. E o triunfo dos Reds em dezembro de 2000 é um dos mais importantes envolvendo a rivalidade.

Isso porque o Liverpool não ganhava no Old Trafford há incríveis dez anos. E o United não perdia em casa desde 1998. Mas tabu foi quebrado. Graças a um golaço de falta do meio-campista Danny Murphy, os Reds derrotaram os Diabos Vermelhos e quebraram a escrita negativa.

Manchester United 0 x 3 Liverpool – 16 de março de 2014

CARL COURT/AFP via Getty Images

Com direito a mais beijos de Gerrard nas câmeras do Old Trafford e novamente expulsão de Vidic, o Liverpool aplicou um 3 a 0 com autoridade no rival. O capitão dos Reds marcou duas vezes – ainda perdeu um pênalti – e Luís Suárez também deixou o dele.

Foi a última vitória do Liverpool no Old Trafford e também o último grande clássico de Gerrard contra o United. Nos dois confrontos posteriores, foi apagado em um e na sua despedida do confronto, acabou sendo expulso com 40 segundos de jogo.

Empate

Manchester United 1×1 Liverpool – 15 de janeiro de 2017

Manchester-United-x-Liverpool-Herrera e Firmino - Laurence Griffiths Collection Getty Images Sport
Laurence Griffiths Collection Getty Images Sport

Em partida disputada no dia 15 de janeiro de 2017, o Manchester United de José Mourinho recebeu o Liverpool de Jürgen Klopp. O jogo terminou empatado em 1 a 1, com gols de Milner e Ibrahimovic, que empatou o confronto perto dos minutos finais. 

Com times bem diferentes dos de hoje, United e Liverpool fizeram um bom jogo em Old Trafford, com os visitantes abrindo o placar e os donos da casa indo buscar incessantemente o empate, que chegou com Ibra, aos 39’ da segunda etapa.

Os Red Devils que contavam com Rooney, Valencia, Ibra e Mkhitaryan foram superiores aos Reds de Coutinho, Emre Can e Klavan.

Liverpool 3 x 3 Manchester United

Giggs-Manchester United Clive Brunskill Collection Getty Images Sport
Clive Brunskill Collection Getty Images Sport

Sem dúvidas um dos melhores jogos da era Premier League. Com apenas 25 minutos de jogo, o United estava vencendo o Liverpool por 3 a 0, com gols Steve Bruce, Ryan Giggs e Denis Irwin. O tento marcado por Giggs foi espetacular.

Porém, em uma das reações mais impressionantes do futebol inglês, o Liverpool conseguiu empatar a peleja. Nigel Clough (2x) e Neil Ruddock marcaram os gols dos Reds.

Vitórias do Manchester United

Liverpool 1×2 Manchester United – 22 de março de 2015

Alex Livesey Collection Getty Images Sport

Em jogo marcado pelo golaço de voleio de Juan Mata e da expulsão relâmpago de Steven Gerrard, o Manchester United derrotou o Liverpool por 2 a 1 no último clássico do ídolo camisa 8 dos Reds, em Anfield Road, no dia 22 de março de 2015. 

Juan Mata, camisa 8 dos Diabos Vermelhos, foi o grande destaque do confronto, com dois gols, principalmente pelo segundo, decisivo e muito bonito. O espanhol tabelou com o argentino Dí Maria, recebeu na frente e emendou um lindo voleio. O gol dos donos da casa foi marcado por Sturridge.

A expulsão de Gerrard com apenas 40 segundos em campo marcou negativamente seu último clássico frente ao grande rival. O então camisa 8 havia começado a partida no banco, mas entrou no intervalo e já com a faixa de capitão. Gerrard sofreu falta de Ander Herrera e deixou o pé para atingir o espanhol na sequência.  

Manchester United 3×2 Liverpool – 19 de setembro de 2010

Foi o jogo mais importante de Dimitar Berbatov com a camisa dos Red Devils. O búlgaro foi decisivo e marcou um hat-trick frente ao Liverpool, em grande jogo no Estádio de Old Trafford, no dia 19 de setembro de 2010. 

Os donos da casa demonstravam que iriam conseguir vitória tranquila contra o grande rival. Berbatov fez os dois primeiros gols da partida e abriu 2 a 0 no placar, sendo o segundo um golaço de puxeta. Mas não contava com Steven Gerrard do outro lado, que em dois lances empatou o confronto, com gols de pênalti e falta. 

Porém, era dia de Dimitar Berbatov, que recebeu de O’Shea da direita, subiu ganhando de Carragher e marcou de cabeça para dar números finais ao clássico, a seis minutos do fim.

Manchester United 4×0 Liverpool – 5 de abril de 2003

Ben Radford/Getty Images

A maior vitória do clássico na era Premier League. Na última rodada do campeonato, o campeão Manchester United goleou o Liverpool por 4 a 0, com gols de Ruud van Nistelrooy (2x), Ryan Giggs e de Solskjaer, hoje técnico dos Red Devils.

Na temporada 2002/03, o United sagrou-se campeão com 83 pontos, superando o Arsenal de Henry, que teve 78. A vida dos donos da casa ficou facilitado quando Hyppia cometeu pênalti em van Nistelrooy e foi expulso logo no início da partida.

 Liverpool 1×3 Manchester United – 17 de abril de 1997

Ross Kinnaird Collection Getty Images Sport-min

Na reta final da temporada 96/97, o Manchester United conquistou grande vitória na casa do rival e praticamente colocou a mão na taça de campeão. 

Os gols foram marcados pelo zagueiro Gary Pallister (2) e Andy Cole para o United, enquanto John Barnes fez para os Reds. 96/97 foi a última temporada de Eric Cantona nos Red Devils e na Inglaterra.

Menções honrosas: Liverpool 0x1 Manchester United (2006/07), Manchester United 1×0 Liverpool (2005/06), Liverpool 2×0 Manchester United (2009/10), Liverpool 1×2 Manchester United (2012/13).

Colaboraram Lucas Holanda e Yves Vieira.