Manchester United e Liverpool formam o clássico mais impactante do futebol inglês. As equipes também são as maiores vencedoras da Premier League — 20 para os Red Devils e 19 para os Reds. Um duelo com tanta bagagem que, claro, protagonizou confrontos históricos ao longo do tempo.
A Premier League foi criada em 1992. De lá para cá, a rivalidade entre os inimigos vermelhos só aumentou. A PL Brasil decidiu listar os 10 jogos mais marcantes do clássico na era moderna do Campeonato Inglês.
Clássicos marcantes entre Manchester United e Liverpool na era Premier League
Manchester United 1×4 Liverpool – 14 de março de 2009
Golear o maior rival em território inimigo não tem preço. Foi isso que o torcedor do Liverpool viveu na temporada 2008/09. De virada e com um show de Steven Gerrard, o Liverpool venceu por 4 a 1 em Old Trafford.
Além do eterno camisa 8, os gols dos Reds foram marcados por Fernando Torres, Andrea Dossena e o brasileiro Fábio Aurélio. O gol de honra do Manchester United foi anotado por Cristiano Ronaldo.
On this day in 2009, goals from Gerrard, Torres, Aurelio and Dossena helped #LFC to a 4-1 win at Manchester United pic.twitter.com/igCfAQcEUJ
— Liverpool FC (@LFC) March 14, 2015
Manchester United 0x1 Liverpool – 17 de dezembro de 2000
Em 2000, os Reds quebraram um incômodo jejum de dez anos sem vencer em Old Trafford. De quebra, finalizou uma invencibilidade do Manchester United em casa desde 1998. 17 de dezembro foi um dia histórico para os Reds.
A equipe vencedora tinha nomes conhecidos em sua escalação, como Gerrard e Owen. Mas o herói da vez foi do Danny Murphy, que marcou um belo gol de falta.
🗓️ #OnThisDay in 2000…
Danny Murphy loved a winner at Old Trafford. 👊👊 pic.twitter.com/6BzemPpuKy
— Liverpool FC (@LFC) December 17, 2018
Manchester United 0x3 Liverpool – 16 de março de 2014
A temporada 2013/14 não terminou em título, mas ficará para sempre na memória dos torcedores do Liverpool. A equipe começou o ano desacreditada, mas surpreendeu e viveu momentos incríveis durante a trajetória. Um deles foi a vitória por 3 a 0 contra o Manchester United, em Old Trafford.
Gerrard, novamente, foi a estrela. O camisa 8 marcou dois gols. O placar também teve o nome de Luís Suárez, que viveu momento histórico pelo clube
Another memorable away day performance at Old Trafford. 😍
Two for Stevie and one for Suarez… ⚽️👌 pic.twitter.com/CLUpH6YZPQ
— Liverpool FC (@LFC) February 23, 2019
Manchester United 0x5 Liverpool – 24 de outubro de 2021
Os últimos anos têm sido sombrios para os Red Devils… São inúmeros episódios de uma humilhação, dentro e fora de campo. Em 2021, a equipe viu Pogba ser expulso e acabou sendo goleada pelo Liverpool em casa, por 5 a 0. Os gols foram de Diogo Jota, Naby Keita e Mohamed Salah, com um incrível hat-trick.
Our stunning 5-0 victory over Manchester United at Old Trafford in 2021 has been voted as your favourite Premier League match 🙌📽 pic.twitter.com/ltz2ZaYOWK
— Liverpool FC (@LFC) November 26, 2022
Liverpool 7×0 Manchester United – 5 de março de 2023
A história foi escrita naquela noite de domingo. O Liverpool simplesmente aplicou a maior goleada da história do clássico, superando uma marca que já durava 128 anos. Nas arquibancadas, os torcedores vibraram incrédulos com que estavam presenciando, enquanto os jogadores empilhavam gols sem parar.
Mohamed Salah marcou dois gols e se tornou o maior artilheiro geral do clássico. Darwin Núñez (2), Coady Gakpo (2) e Roberto Firmino também foram às redes no atropelo de Merseyside.
Liverpool 3 x 3 Manchester United – 4 de janeiro de 1994
Com lendas em campo, esse foi um dos melhores clássicos já disputados entre Liverpool e Manchester United. Os Red Devils chegaram a abrir 3 a 0 mesmo jogando fora de casa, mas os Reds não desistiram e conseguiram empatar a partida em uma reação incrível.
Os gols dos visitantes quase indigestos foram de steve Bruce, Ryan Giggs e Denis Irwin. Nigel Clough (2) e Neil Rudock empataram para os anfitriões.
From 3-0 down to 3-3 at full time. Liverpool FC v Manchester United on 4 January 1994 was a very wild game! Nigel Clough bagged a brace and Neil Ruddock equalised just over 10 minutes to the end. pic.twitter.com/H9YhI4yFkY
— LFChistory.net (@LFChistory) January 4, 2020
Manchester United 3×0 Liverpool – 14 de dezembro de 2014
Logo na temporada seguinte, o United deu o troco no rival e devolveu os 3 a 0. Em Old Trafford, o time comandado por Louis Van Gaal detonou os comandados de Brendan Rodgers. Os gols foram anotados por Juan Mata, Robin Van Persie e Wayne Rooney.
Liverpool 1×2 Manchester United – 22 de março de 2015
O fim da história de Gerrard no Liverpool não foi nada bom… Em seu último clássico diante do maior rival, uma tragédia: expulso em seus primeiros 40 segundos em campo. A lenda entrou no intervalo e deixou pé o para atingir Ander Herrera, após o espanhol derrubá-lo com falta.
O craque do dia foi Juan Mata, camisa 8 do lado contrário, curiosamente. Sob os olhares do Rei Pelé, ele marcou os dois gols, sendo um de voleio. Impressionante! Daniel Sturridge descontou para o Liverpool.
#mufc Goal of the Season 2014/15: Juan Mata v Liverpool. https://t.co/0lW7r7Nf2v
— Manchester United (@ManUtd) May 2, 2016
Manchester United 3×2 Liverpool – 19 de setembro de 2010
Dimitar Berbatov teve uma passagem marcante pelo Manchester United. Sua principal partida com a camisa do maior campeão da Inglaterra, sem dúvidas, foi essa. O búlgaro marcou três gols e garantiu a vitória dos donos da casa. Steve Gerrard tentou estragar a festa marcando dois gols, mas o dia era mesmo do camisa 9.
You’ve voted Dimitar Berbatov’s exquisite overhead kick our best home @PremierLeague goal v Liverpool – a worthy winner! #MUFC pic.twitter.com/fYMFkJ6caL
— Manchester United (@ManUtd) January 15, 2017
Manchester United 4×0 Liverpool – 5 de abril de 2003
Comemorar o título nacional com goleada pra cima do rival é um privilégio para poucos. A torcida do Manchester United pode se orgulhar disso. A equipe de Alex Ferguson destruiu o Liverpool em Old Trafford na última rodada da Premier League 2002/03 e ampliou para cinco pontos a vantagem em relação ao vice-campeão Arsenal.
Hyppia cometeu pênalti e foi expulso no início do jogo, o que facilitou tudo para o Manchester United. Os gols foram de Ruud Van Nistelrooy (2), Ryan Giggs e Ole Gunnar Solskjaer.
#mufc‘s biggest PL win over Liverpool came on this day in 2003, when @RvN1776 netted two penalties in a 4-0 success. pic.twitter.com/ZRaAWCLtj5
— Manchester United (@ManUtd) April 5, 2015