Manchester City e Manchester United decidem a final da Copa da Inglaterra no início da manhã deste sábado (3), às 11h (horário de Brasília), em Wembley. Nesta temporada, as duas equipes se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado, o que mostra equilíbrio para essa decisão. A PL Brasil decidiu montar uma seleção com os melhores de cada time em cada posição. Veja como ficou:
Goleiro
Ortega x De Gea
O que era para ser um duelo de titãs já na primeira posição, acabou tendo uma reviravolta. Isso porque o técnico Pep Guardiola confirmou que seu goleiro titular vai para o banco de reservas. Portanto, nada de Ederson no gol neste sábado. Quem vai a campo é Stefan Ortega, que fez apenas oito jogos nesta temporada.
Pelo outro lado, o United vai a campo com David De Gea, líder em clean sheets da Premier League, com 17 jogos sem sofrer gol e o 13º em média de defesas por partida, com média de quase três por jogo. Assim, fica difícil não escolher o goleiro dos Red Devils.
Lateral-direito
Walker x Dalot
Apesar do técnico do City, Pep Guardiola, utilizar frequentemente três zagueiros, a escalação seguirá a formação 4-3-3 padrão. Pelo lado dos Citizens, Kyle Walker é lateral-direito de origem e também já tem seu nome cravado na história do clube. Do outro lado Diogo Dalot está no clube desde 2018 e conquistou seu espaço na equipe titular, após seu retorno de empréstimo do Milan.
Dalot vive boa fase no Manchester United. Foi titular em 24 dos 26 jogos que fez na Premier League, marcou um gol, tem um xG (gols esperados) de 2,47, deu duas assistências e tem bons números defendendo: média de 2,1 desarmes por jogo e 1,4 interceptações por partida. Passou nove jogos sem sofrer gol.
Pelo outro lado, Walker foi titular em 22 jogos de 27 que disputou na Premier League. É um jogador que parecia não ter se encaixado na nova maneira de Guardiola jogar, com três zagueiros, principalmente pela característica ofensiva do lateral. Entretanto, suas atuações recentes fizeram o treinador e a imprensa mudarem de opinião, principalmente na Champions League. No duelo de volta das semifinais contra o Real Madrid, o jogador inglês colocou Vinicius Junior, um dos maiores atacantes do mundo, no bolso.
Levando em consideração a grandeza do jogador, que, diferente de seu adversário, é um papa títulos, e suas recentes atuações, Walker acaba se sobressaindo.
L'Homme le plus rapide de Premier League 🏎⚡️ pic.twitter.com/ouxc7RTa6F
— Manchester City (@ManCityFra) May 31, 2023
Zagueiros
Rúben Dias x Varane
Com Lisandro Martínez, um dos destaques do Manchester United na temporada, fora da decisão por conta de lesão, os Red Devils deverão ir a campo com Raphaël Varane e Victor Lindelöf.
Aos 30 anos, Varane está longe daquele que fez história com o Real Madrid, conquistando quatro títulos de Champions League, quatro de Mundial de Clubes e três de Campeonato Espanhol. Atuou apenas 22 vezes na Premier League como titular e não foi destaque da defesa do Manchester United.
Já o seu concorrente na seleção, Rúben Dias foi um dos melhores, se não o melhor zagueiro, da Premier League, é impossível ele não entrar nesse time. Além de ser um pilar da defesa do Manchester City, o português é extremamente participativo na criação de jogadas, considerando a forma propositiva que o time de Guardiola joga. O defensor, por exemplo, é o jogador que tem a terceira melhor média de jogos da Premier League, com 73,8 e um aproveitamento de 91%.
Stones x Lindelöf
Lindelöf faz uma temporada melhor que Varane, sendo, na Premier League, o segundo do time em interceptações (média de 1,2 por jogo), terceiro em passes certos (média de 43,2 por jogo e aproveitamento de 93%) e em cortes (média de 3,1 por partida).
No entanto, John Stones já foi campeão da Premier League cinco vezes, da Copa da Liga Inglesa quatro e da Copa da Inglaterra duas. Além disso, nesta temporada, o zagueiro inglês se destacou na campanha campeã do Campeonato Inglês, sendo o segundo do time em acerto em bolas longas (média de 2,8 por jogo), terceiro em cortes (média de 1,7 por jogo) e em interceptações (média de 0,7 por partida).
Assim, a dupla de zaga da seleção da final da Copa da Inglaterra é formada por dois jogadores do Manchester City: Rúben Dias e John Stones.
Lateral-esquerdo
Akanji x Shaw
Na lateral-esquerda, o duelo fica entre Luke Shaw e Manuel Akanji. Coincidentemente, ambos também atuam como zagueiros e são jogadores fundamentais para o sistema defensivo de seus respectivos clubes.
Akanji atingiu um grande nível nesta temporada. É o terceiro do time campeão da Premier League em passes certos (média de 65 por jogo e um aproveitamento de 93%) e em desarmes (média de 1,2 por partida).
Mas Luke Shaw não fica atrás. Além de passar 11 partidas sem sofrer gol, quase o dobro que seu adversário, possui média maior de interceptações (1,2 contra 0,8), de desarmes (1,8 contra 1), de cortes (1,7 contra 1,8) e também é propositivo, com média de quase 80 toques na bola por vez que entrou em campo.
São dois jogadores de alto nível, mas pela diferença que Luke Shaw faz para o Manchester United, o lateral-esquerdo dos Red Devils leva a melhor.
Volantes
Rodri x Casemiro
Rodri e Casemiro é um duelo de titãs. Um é tricampeão da Premier League e bi Copa da Liga Inglesa. O outro penta da Champions League, tri do Mundial e do Campeonato Espanhol. Provavelmente os dois seriam titulares de qualquer time do mundo. Porém, aqui só passa um.
Rodri tem a segunda melhor média de passes certos (75,9 por jogo e aproveitamento de 91%). Peça fundamental da equipe de Guardiola, que propõe jogo desde sua defesa.
Pelo outro lado, Casemiro elevou o patamar do Manchester United. Para muitos, o volante brasileiro foi a melhor contratação desta temporada no futebol inglês. O jogador mal chegou e já tomou a posição de líder do time. Elevou a moral dos Red Devils para conquistar a Copa da Liga Inglesa e para chegar à final da Copa da Inglaterra.
Casemiro é o terceiro jogador da Premier League com a maior média de desarmes, com 3,2 por jogo. Também é o terceiro do Manchester United com maior número de interceptações na liga, com média de 1,2 por partida.
Gündoğan x Eriksen
Com uma lesão no meio da temporada, Christian Eriksen, que havia recuperado seu bom futebol no Manchester United, acabou ficando muito tempo fora dos gramados. Ainda assim, é o líder em assistências dos Red Devils na Premier League, ao lado de Bruno Fernandes, com oito passes para gol. O meia dinamarquês também é o terceiro da equipe em passes decisivos, com média de 1,3 por jogo.
Já İlkay Gündoğan se tornou um dos grandes protagonistas da temporada espetacular do Manchester City. O meia alemão é o segundo do time em xG (gols esperados) convertidos na Premier League e o terceiro em finalizações, com uma média de 1,7 por partida.
Pela diferença que cada um faz em suas equipes, a dupla de volantes da seleção é formada por Casemiro e Gündoğan.
Meias
Bernardo Silva x Garnacho
Antony se recupera de lesão e muito dificilmente estará disponível para o clássico. Seu substituto deve ser Alejandro Garnacho, terceiro jogador do Manchester United em frequência de gols na Premier League. O espanhol precisa de 187 minutos em campo para estufar as redes. Nesta temporada, soma quatro tentos em 32 partidas.
Mas pelo outro lado, Bernardo Silva é outro protagonista da temporada fantástica do Manchester City, que se tornou campeão da Premier League. O português cresceu de produção na segunda metade da temporada e foi chamado por Guardiola como “um dos melhores jogadores que já viu”. Determinante nas semifinais de Champions League, marcando dois gols, multicampeão e titular de uma das melhores equipes do mundo, o atleta soma sete gols e cinco assistências em 46 partidas.
De Bruyne x Bruno Fernandes
Outro duelo de titãs para escolher o maestro desta seleção. Bruno Fernandes e Kevin De Bruyne são os armadores de suas equipes, um dos melhores do mundo. O português é o líder em grandes chances criadas na Premier League, com 32 no total e possui a maior média de passes decisivos por jogo, com 3,3.
Porém, o meia belga não só foi incluído na seleção da Premier League, como foi fundamental para o Manchester City na Champions League. De Bruyne é o líder de assistências e o vice-líder em grandes chances criadas na Liga dos Campeões, além de ter sido eleito o melhor jogador do Campeonato Inglês na temporada passada e manter o grande nível de atuação em 2022-23. Portanto, não tem como não colocar o meia dos Citizens nesta seleção.
Grealish x Sancho
Jadon Sancho é tido como uma das decepções do Manchester United na temporada, com apenas sete gols e três assistências em 38 jogos.
Já Jack Grealish é titular do Manchester City, com cinco gols e sete assistências em 44 jogos. Além disso, ele é o segundo jogador dos Citizens que mais criou grandes chances na Premier League, com 12 oportunidades, ficando atrás apenas de Kevin De Bruyne, que fez 31.
Assim, o trio de meias ofensivos da seleção da final também é toda do City: Bernardo Silva, De Bruyne e Jack Grealish.
Atacantes
Haaland x Rashford
No ataque, o Manchester United possui um dos melhores atacantes do mundo na atualidade: Marcus Rashford. O jogador inglês foi um dos atletas que mais cresceu de produção no período pós-Copa do Mundo do Catar. Artilheiro dos Red Devils na Premier League, com 17 gols, é o principal atleta no quesito conversão de gols esperados: 15,47 de xG (17 convertidos).
Rashford também se destaca como garçom, deu cinco assistências na Premier League, o que o coloca como o líder do Manchester United em “Gols + Assistências”, tendo 22 participações em gols da equipe.
Haaland, por sua vez, foi eleito o melhor jogador da Premier League pela própria liga, ganhou a chuteira de ouro como artilheiro do Campeonato Inglês com 36 gols, quebrou o recorde de maior número de gols marcados na mesma edição da principal competição da Inglaterra.
Na Champions League, o norueguês é o artilheiro da competição com 12 gols e o maior artilheiro do futebol europeu na temporada entre as cinco ligas, com 49 gols em 48 jogos. Motivos não faltam para escalar Haaland na seleção do clássico.
🎥 Le résumé de notre dernière rencontre de la saison 👇 pic.twitter.com/LTNUCUuhrq
— Manchester City (@ManCityFra) May 29, 2023
Técnico
Apesar de Erik ten Hag ter seu mérito de colocar o Manchester United de volta à Champions League, conquistar a Copa da Liga Inglesa e chegar à final da Copa da Inglaterra, seu trabalho está sendo construído em Old Trafford. Diferente de Pep Guardiola, que já conquistou cinco títulos de Premier League, quatro da Carabao Cup, um de FA Cup e dois de Supercopa da Inglaterra.
Além disso, Guardiola foi campeão pela terceira vez consecutiva da Premier League, está na final da Copa da Inglaterra e da Champions League, o que dá a chance do Manchester City conquistar o “treble”, igualando a tríplice coroa que apenas o United tem no futebol inglês. Portanto, Pep é o comandante desta seleção.
Seleção de City x United
Assim, a seleção da final da Copa da Inglaterra ficou definida com cinco jogadores do Manchester United seis do City, além do treinador também ser dos Citizens. Portanto, o “placar” terminou em 8 a 3 para o lado azul. Confira a escalação:
De Gea; Walker, Rúben Dias, Stones e Shaw; Casemiro e Gündoğan; Bernardo Silva, De Bruyne e Grealish; Haaland.
Técnico: Pep Guardiola
Finalizado
2
-1
Man City - Man Utd
England FA Cup - Wembley Stadium
1° Turno