City x United: As maiores goleadas do dérbi de Manchester

6 minutos de leitura

O clássico Manchester City x Manchester United carrega uma das maiores rivalidades do futebol inglês. Ao longo da história, os dois times se enfrentaram 191 vezes — 78 vitórias dos Red Devils, 60 dos Citizens e 53 empates.

Tiveram algumas goleadas ao longo da história do derby de Manchester, que acontece desde 1881. A PL Brasil separou os cinco maiores placares do clássico:

Manchester United 1×6 Manchester City – 23 de janeiro de 1926

A maior goleada já registrada na história do derby de Manchester foi em 23 de janeiro de 1926, quando 48.657 pessoas no Old Trafford viram o City vencer por 6 a 1 no Campeonato Inglês. Billy Austin (duas vezes), Frank Roberts (duas vezes), George Hicks e Tommy Johnson marcaram os gols dos Citizens e Charlie Rennox descontou para os Red Devils quando o placar ainda estava 2 a 0 para o time visitante.

Manchester United 1×6 Manchester City – 23 de outubro de 2011

Em 23 de outubro de 2011, o Manchester City repetiu o feito na casa do rival, aplicando mais uma goleada por 6 a 1 em Old Trafford pela Premier League.

A partida foi recheada de histórias. Começando por Mario Balotelli, que havia acabado de ser acusado de provocar um incêndio na própria casa e que marcou dois gols e sofreu a falta que gerou a expulsão de Jonny Evans no início do segundo tempo. O primeiro gol do italiano saiu aos 22 minutos da primeira etapa, com um belo chute no canto direito do goleiro De Gea. Na comemoração, o atacante levantou o uniforme e mostrou uma camisa com a frase: “Why Always Me? (Por que sempre eu?)”. Na segunda metade, o então camisa 45 teve só o trabalho de empurrar a bola para o gol, após uma bela jogada coletiva de David Silva e Milner.

  • Kun Agüero, Edin Dzeko (duas vezes) e David Silva ampliaram. Darren Fletcher descontou para o Manchester United.

Durante a semana que antecedeu o derby, as duas torcidas se “uniram” contra Carlos Tevez. Os Red Devils o odeiam por ter ido para o maior rival e os Citizens fazem o mesmo pelo fato do argentino forçar sua saída. No dia do jogo, no Old Trafford, houve muita troca de provocações, principalmente do lado azul, com gritos chamando o adversário de clube dos Estados Unidos por ter a família Glazer como proprietários.

Roberto Mancini escalou o Manchester City com Balotelli e Agüero no ataque, Dzeko e Nasri no banco. No United, Sir Alex Ferguson deixou o brasileiro Fábio e os atacantes Chicharito e Berbatov na reserva.

Aos 25 minutos do segundo tempo, Dzeko substituiu Balotelli, que saiu de campo exaltado pela torcida azul, minoria no estádio. Em seguida, Nasri entrou na vaga de Agüero. Sorridentes, os autores dos gols do City ficaram sentados bem perto dos torcedores do United, que começaram a deixar o Old Trafford logo depois do 3 a 0.

Manchester United 0x5 Manchester City – 12 de dezembro de 1955

Em 12 de fevereiro de 1955, o Manchester City goleou mais uma vez o seu maior rival no Old Trafford. Paddy Fagan (duas vezes), Joe Hayes (duas vezes) e Johnny Hart marcaram os gols da vitória dos Citizens pelo Campeonato Inglês.

Manchester United 5×0 Manchester City – 10 de novembro de 1994

Depois de ter levantado o troféu da Premier League na temporada anterior, o Manchester United buscava o bicampeonato e o resultado do derby de 1994/1995 indicava que o segundo troféu consecutivo era possível. Eric Cantona abriu o marcador, Andrei Kanchelskis balançou as redes em três ocasiões e Mark Hughes fechou o placar. Os Red Devils terminaram com o vice-campeonato, um ponto atrás do Blackburn Rovers.

Manchester City 5×1 Manchester United – 23 de setembro de 1989

O Manchester City venceu o Manchester United por 5 a 1 naquele que seria um dos primeiros clássicos da era Sir Alex Ferguson nos Red Devils. Os Citizens haviam acabado de subir para a primeira divisão do futebol inglês e os Diabos Vermelhos estavam em fase de transição no comando. Essa foi a maior vitória azul jogando em casa na história do derby.

David Oldfield (duas vezes), Trevor Morley, Ian Bishop e Andy Hinchcliffe marcaram para o Manchester City e Mark Hughes descontou para o Manchester United.

Manchester United 5 x 1 Manchester City – 3 de outubro de 1891

O primeiro confronto oficial entre os rivais de Manchester depois da mudança de seus nomes ocorreu há 125 anos no estádio North Road (primeira casa do United), pela primeira fase da Copa da Inglaterra e terminou com o elástico placar de 5 a 1 para o time vermelho. Dez anos antes, quando United e City ainda se chamavam Newton Heath e West Gorton, respectivamente, o time que daria origem aos Red Devils venceu a primeira partida entre as equipes por 3 a 0.

Manchester United 5 x 1 Manchester City – 31 de dezembro de 1960

As duas equipes se enfrentaram em partida válida pela primeira divisão do Campeonato Inglês no Old Trafford. Bobby Charlton marcou duas vezes, enquanto o atacante escocês Alex Dawson anotou um hat-trick, selando a vitória do time em casa.

Manchester United 5 x 1 Manchester City – 3 de outubro de 1891

O primeiro confronto oficial entre os rivais de Manchester depois da mudança de seus nomes ocorreu há 133 anos no estádio North Road (primeira casa do United), pela primeira fase da Copa da Inglaterra e terminou com a goleada de 5 a 1 para os Red Devils.

Roger Doughty, Alfred Edge, John Sneddon e Alfred H. Farman (duas vezes) marcaram para o Manchester United.

Manchester City 2×5 Manchester United – 3 de novembro de 1894

Em 1894, quando as duas equipes ainda disputavam a segunda divisão, o Manchester United atropelou o Manchester City diante da torcida presente no estádio Bank Street, casa dos Red Devils a partir de 1893.

Richard Smith (quatro vezes) e John Clarkin marcaram para o Manchester United, Billy Meredith fez os outros dois gols do Manchester City.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.