City x Watford: Quem é Kaden Braithwaite, jovem de 16 anos que fez história com Guardiola?

5 minutos de leitura

O Manchester City venceu o Watford por 2 a 1 no Etihad Stadium nesta terça-feira (24) e avançou à próxima fase da Copa da Liga Inglesa.

Os gols foram marcados por Doku e Matheus Nunes, mas uma jovem surpresa na escalação do técnico Pep Guardiola foi o personagem do jogo: o zagueiro inglês Kaden Braithwaite, de apenas 16 anos e 229 dias.

✅ Siga a PL Brasil no ThreadsBlueSky e WhatsApp.

Braithwaite sequer havia treinado com o elenco principal até a última segunda-feira (23), mas foi relacionado para o embate contra o Watford e fez história ao se tornar o atleta mais jovem a entrar em campo no City sob o comando de Guardiola.

No contexto geral, o defensor é o terceiro mais jovem a atuar em uma partida oficial no clube, atrás de Glyn Pardoe (15 anos e 314 dias) e Paul Simpson (16 anos e 68 dias).

O zagueiro chegou ao City nas categorias de base, para integrar o sub-9. Evoluiu gradualmente até chegar ao sub-18 e, na modalidade, foi titular em todos os jogos desta temporada, além de ser nomeado o vice-capitão do grupo pelo técnico Oliver Reiss.

Na estreia no profissional, o jogador participou do duelo pelo lado esquerdo, mas pode ser também um “defensor central” ou até meio-campista. Essa versatilidade foi exatamente o que chamou a atenção do técnico espanhol, segundo o “The Athletic”.

A estreia

Kaden Braithwaite, zagueiro de 16 anos do Manchester City, durante o jogo contra o Watford no Etihad Stadium
Kaden Braithwaite, zagueiro de 16 anos do Manchester City, durante o jogo contra o Watford no Etihad Stadium. (Foto: PA Images/Imago)

Apesar da pouca idade, Braithwaite fez partida consistente na defesa ao lado dos experientes Walker, Stones e Lewis. O zagueiro ajudou garantir a vitória dos Citizens ao protagonizar a anulação de um lance que poderia mudar o rumo do jogo.

Aos 20 minutos, Baah disparou pelo lado esquerdo da defesa do City e chegou à grande área. Braithwaite se colocou à frente do atacante e caiu após receber um “tranco” nas costas.

Baah finalizou cruzado e balançou as redes, mas o árbitro invalidou a jogada por marcar falta no jovem zagueiro. Vale ressaltar que não há VAR nesta fase da Copa da Liga.

A vitória classificou o City à próxima fase e manteve uma escrita surpreendente: o Watford somou a 16ª derrota seguida para o clube de Manchester. Além disso, em três destes encontros entre os times, houve gol dos comandados por Guardiola logo nos primeiros cinco minutos.

No embate desta terça não foi diferente. Aos quatro minutos, os mandantes pressionaram cobrança curta de tiro de meta da equipe treinada por Tom Cleverley e roubaram a bola com McAtee. O meia tocou para Grealish, que serviu Doku na entrada da área. O atacante chutou rasteiro e abriu o placar.

Já o segundo saiu aos 37. Lewis se movimentou bem pelo meio e tocou para Matheus Nunes, que chutou no canto e marcou o primeiro gol dele com a camisa do City.

O Watford diminuiu o placar aos 40 minutos do segundo tempo. Tom Ince recebeu livre próximo à grande área, clareou a jogada e chutou no ângulo da meta de Ortega para fazer o 2 a 1.

Os visitantes ensaiaram uma reação nos acréscimos, mas não conseguiram igualar o placar. Com o resultado, o time de Cleverley se despede da competição.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.