Manchester United e Manchester City se enfrentam neste sábado (3), às 11h, em Wembley, pela final da FA Cup. É o último jogo da temporada do futebol inglês.
Além de colocar frente à frente dois rivais, a partida também terá confrontos interessantes entre jogadores que atuam em posições parecidas. Entre eles, talvez o mais notório seja Rodri x Casemiro, os dois principais volantes em campo.
O alicerce de Guardiola contra a nova referência de Ten Hag
Apesar de ser mais novo (26 contra 31 anos), Rodri é mais experiente na Inglaterra. O volante chegou ao City em 2019, vindo do Atlético de Madrid, com a ideia de substituir o já veterano Fernandinho. O espanhol rapidamente se tornou um pilar da equipe de Pep Guardiola, fazendo mais de 200 jogos em quatro anos e sendo titular no tricampeonato inglês: 2020/21, 2021/22 e 2022/23.
Casemiro ainda está na sua primeira temporada em terras britânicas, mas parece que joga no Manchester United há anos. O volante foi trazido por Erik Ten Hag para ser uma das referências da reformulação no clube, trazendo a bagagem vencedora dos anos no Real Madrid e a capacidade de dominar a posição.
Deu certo: o brasileiro virou um titular quase intocável e ainda ajudou o United a encerrar o jejum de seis anos com o título da Copa da Liga Inglesa — isso além da final da FA Cup e o terceiro lugar na Premier League.
Finalizado
2
-1
Man City - Man Utd
England FA Cup - Wembley Stadium
1° Turno
Rodri é um volante mais construtor…
Na comparação entre os dois, de cara as estatísticas de Rodri com a bola no pé chamam a atenção. O espanhol é o segundo jogador da Premier League com mais passes no terço final do campo, segundo o site de estatísticas One-Versus-One: 375. Casemiro vem em 25º lugar, com 230. Rodri ainda é o segundo da liga em passes certos por jogo (83,7) de acordo com o Fotmob, número no qual o red devil tem quase a metade (46,9).
A vantagem para o citizen é até esperada, uma vez que o City é o time com a maior média de posse de bola da Premier League, enquanto o United fica em sexto lugar. O mapa de calor de Rodri também mostra que, como joga num time que ataca mais o adversário, ele ocupa mais espaço na metade ofensiva. Não à toa, tem uma média de 10 passes para a área a mais que Casemiro.
Ainda com a bola no pé, Rodri também tem uma taxa de dribles certos muito maior: 89,5% contra 53,3%, também em números da One-Versus-One. O interessante é que o espanhol ainda leva a melhor em alguns números específicos. Com seu 1,90 metro de altura, o volante ganha mais duelos pelo ar que o brasileiro (63% contra 50,8%).
💪 Versatility
🎓 Discipline
🧠 IntelligenceIt's time for Rodri's 𝗠𝗮𝘀𝘁𝗲𝗿𝗰𝗹𝗮𝘀𝘀, where we discover more about his position within the XI! ⤵️
— Manchester City (@ManCity) December 20, 2022
… mas Casemiro ainda defende melhor
Mesmo assim, Casemiro leva vantagens muito claras quando o assunto é defender. O brasileiro tenta mais desarmes (1,4 contra 0,1), acerta mais (40,5% a 33,3%), intercepta mais passes (5,9 a 4,7) e bloqueia mais chutes (0,4 a 0,3) por jogo, também segundo o One-Versus-One.
Mais uma vez, vale o contexto: o United, em geral, tem menos posse de bola que o City. Também por isso, o mapa de calor de Casemiro está mais vermelho na defesa em comparação com Rodri.
Ao mesmo tempo, as características de Casemiro também traz seu lado negativo. O volante foi o único jogador a ser expulso duas vezes na Premier League, acumulou sete cartões amarelos e uma média de duas faltas por jogo. Rodri não foi expulso, mas faz 1,4 faltas por jogo e levou cinco amarelos.
Por outro lado, o brasileiro foi mais eficiente na frente do gol: marcou sete vezes na temporada, contra apenas três de Rodri — ainda que os dois tenham a mesma média de 1,5 chutes no gol por jogo.
🎯 @Casemiro can do a bit of everything 🫰#MUFC pic.twitter.com/6UYBNAepQH
— Manchester United (@ManUtd) May 27, 2023
Rodri pelo Manchester City em 2022/23
- 375 passes no terço final do campo
- 89,5% de sucesso nos dribles
- 33,3% de acerto nos desarmes
- 3 gols e 7 assistências
Casemiro pelo Manchester United 2022/23
- 230 passes no terço final de campo
- 53,3% de sucesso nos dribles
- 40,5% de acerto nos desarmes
- 7 gols e 7 assistências
Afinal, quem é melhor?
É difícil cravar quem é o melhor numa competição onde o nível é tão grande e os contextos são diferentes. O que se pode dizer é que, apesar de Casemiro trazer uma bagagem maior no futebol e rapidamente ter se encontrado como pilar num oscilante United, pesa a favor de Rodri o fato de ter se mostrado um meio-campista mais completo, num contexto que o valoriza e com mais anos pela frente para desenvolver ainda mais o seu potencial.