Manchester City e Real Madrid decidem a última vaga para a final da Champions League na tarde desta quarta-feira (17), às 16h (horário de Brasília), no Etihad Stadium. O jogo de ida, no Santiago Bernabéu, terminou empatado em 1 a 1 e quem vencer se classifica para a final. Em caso de empate no tempo normal, a decisão caminha para prorrogação e, se o empate persistir, o classificado será definido na disputa de pênaltis.
O duelo é equilibrado. Para muitos, se trata de uma final antecipada. Isso porque o Real Madrid é o atual campeão, maior vencedor da competição com 14 taças, e faz uma bela campanha na Champions League, com oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota. No outro lado, o Manchester City procura sua primeira orelhuda com um time recheado de craques, incluindo o artilheiro da Liga dos Campeões, Erling Haaland (12 gols em nove jogos), e um dos melhores treinadores da história do futebol, Pep Guardiola. O time inglês está invicto no torneio, com seis vitórias e cinco empates.
Números do Real Madrid na Champions League
- 26 gols marcados
- 9 gols sofridos
- 54% de posse de bola
- 90,19% de eficácia no passe
- 407 recuperações de bola
- 56 desarmes ganhos
- 5 jogos sem sofrer gols
- 41 defesas
Números do Manchester City na Champions League
- 27 gols marcados
- 5 gols sofridos
- 59,73% de posse de bola
- 90,46 de eficácia no passe
- 406 recuperações de bola
- 35 desarmes ganhos
- 6 jogos sem sofrer gols
- 23 defesas
Manchester City x Real Madrid: quem é o favorito?
Com números tão parecidos e um confronto equilibrado no jogo de ida, fica difícil de definir um favorito no duelo. Para Pep Guardiola, o Manchester City precisa merecer vencer e não contar com a sorte.
— Não quero sorte amanhã (quarta-feira). O time que merecer vencer, tomara que vença. Não importa qual seja, tomara que sejamos nós. Os jogadores têm que ter uma performance incrível para superar o Real Madrid. Eu tenho uma ideia para ser diferente. Vai acontecer naturalmente em casa, nos sentirmos livres, não importa. É um sentimento que temos, ser nós mesmos. No resto, eu joguei 10 semifinais de Champions e perdi sete. Eu conheço esse sentimento, e há muitas coisas que você não pode controlar — declarou o técnico do Manchester City em entrevista coletiva.
Guardiola também foi perguntado sobre o segredo do Real Madrid conquistar tantas taças de Champions League: “Não sei. Se eu soubesse disso, saberia como vencê-los. A razão é que sempre tiveram jogadores de qualidade. Sem esse padrão, não alcançariam”, disse.
Pelo outro lado, o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, vencedor de quatro títulos de Champions League, sendo dois com o clube merengue, mostrou-se preocupado com o jogo decisivo desta quarta-feira.
— Estou muito tranquilo, entusiasmado e com fé. Conheço as sensações e tenho sensações ruins: que Haaland fará um gol, que De Bruyne vai marcar de fora da área. Terei que pensar nos dribles de Vini, que Karim vai marcar… Não é nada fácil chegar até aqui e vamos aproveitar — declarou.
Duelo Vinicius Júnior x Haaland
Vinicius Júnior e Erling Haaland são os jogadores mais decisivos dos dois times na temporada. O brasileiro soma sete gols e cinco assistências em 11 jogos, enquanto o norueguês tem 12 tentos e uma assistência em nove partidas.
O atacante do Real Madrid, inclusive, abriu o placar no confronto de ida com um golaço, ainda no primeiro tempo. Haaland passou em branco, mas Kevin De Bruyne também fez um belo gol de fora da área e empatou o jogo.
Na temporada, Vinicius Júnior soma 20 gols e 11 assistências em 47 jogos. Já Haaland, tem 49 gols e sete assistências em 45 partidas. Carlo Ancelotti falou na coletiva sobre como parar Erling Haaland em pleno Etihad Stadium.
— O City teve dificuldade em recuperar a bola quando jogamos por trás e vamos tentar ter a bola para correr menos riscos. Quando valorizamos uma partida, não valorizamos apenas um jogador. Você tem que planejar bem o jogo no aspecto defensivo. Na verdade, pensamos que se o City tiver que marcar, que marque logo, para podermos reagir — afirmou.
Finalizado
4
-0
Man City - Real Madrid
UEFA Liga dos Campeões - Etihad Stadium
2° Turno