City x Premier League: A novidade no julgamento que gera preocupação

5 minutos de leitura

O caso judicial entre Manchester City e Premier League deve demorar a ter um desfecho. A liga acusou o clube de 115 violações financeiras entre 2009 e 2018.

A alegação é de que o City forneceu informações imprecisas sobre as finanças gerais — o que inclui pagamentos a jogadores e treinadores — desde quando o sheik Mansour, dos Emirados Árabes Unidos, assumiu como proprietário. O clube nega qualquer irregularidade.

O julgamento começou no mês de setembro com previsão para ser concluído até dezembro deste ano. A atualização mais recente, no entanto, indica que o caso pode perdurar por muitos meses e terminar apenas depois da atual temporada.

Isso causaria uma enorme dor de cabeça para a Premier League se houver qualquer punição aos Citizens, uma vez que afetaria também os demais times da primeira divisão inglesa. As informações são do jornal “The Times”.

A audiência está parada enquanto ambos os lados (City e PL) preparam as alegações finais, que devem ocorrer ainda em dezembro. Depois dos argumentos, a comissão responsável tem ao menos três meses para dar o veredito.

Quem é Sheikh Mansour, dono do Manchester City?
Sheik Mansour, o dono do Manchester City (Foto: Icon Sport)

Juristas consultados pelo periódico indicaram que uma apelação de qualquer uma das partes pode estender o caso por “mais alguns meses”, de modo que ele não terminaria antes de maio de 2025.

O “The Times” relembrou também um julgamento semelhante em termos de complexidade financeira ocorrido no Superior Tribunal da Inglaterra em 2023. Já se passou um ano e a sentença final ainda não foi proferida, segundo o site.

Consequências para o City na Premier League

Dada a seriedade das acusações da liga contra o City, o clube pode enfrentar graves sanções se ficar determinada a culpa pelas 115 violações. Uma delas é a dedução de pontos — que aconteceu com Everton e Nottingham Forest na temporada passada — e há até a possibilidade de rebaixamento direto à Championship, a segunda divisão inglesa.

A investigação da PL dura quase cinco anos, e a entidade já desembolsou 48,1 milhões de libras (R$ 355,3 milhões na cotação atual) com despesas legais em 2023/24 — boa parte atribuída ao caso contra o Manchester City.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.