O Arsenal perdeu por 1 a 0 para o Nottingham Forest no City Ground neste sábado (20), pela 37ª rodada, e deu adeus às chances de título da Premier League. O único gol da partida foi marcado por Awoniyi, no primeiro tempo, depois de passe errado de Odegaard.
A derrota significa que o Arsenal fica a quatro pontos do Manchester City e, com um jogo restante, não consegue mais alcançar os líderes da tabela. É um fim melancólico para uma campanha que empolgou os gooners e liderou a Premier League por alguns meses, mas não resistiu à reta final — foram apenas nove pontos nos últimos oito jogos, enquanto os Citizens venceram seus últimos 11 jogos antes de se sagrarem campeões.
Por outro lado, a vitória do Forest garante que o time de Felipe, Renan Lodi, Danilo e Scarpa está matematicamente salvo do rebaixamento em sua primeira temporada de volta à elite do futebol inglês. O time fica em 16º lugar, duas posições acima da zona, e só pode ser alcançado pelo Leeds.
— Nottingham Forest (@NFFC) May 20, 2023
Nottingham Forest x Arsenal: Felipe se destaca entre os brasileiros
Felipe – 7,0
O zagueiro que fez 34 anos na última semana foi o melhor jogador da partida. Felipe jogou centralizado no esquema de três zagueiros e foi o grande pilar defensivo do Norest, que chegou a ter menos de 20% de posse de bola contra o Arsenal. O brasileiro impediu o gol do Arsenal e ganhou os duelos individuais contra Gabriel Jesus. Saiu para a entrada de Boly no fim por cansaço.
Danilo – 6,5
Jogando quase como um ponta pela esquerda, longe da função em que se notabilizou no Brasil, Danilo colaborou com a partida do Forest. Puxou os principais contra-ataques e não teve muitas obrigações defensivas. Foi substituído por Kouyaté no fim.
Renan Lodi – 6,5
Também jogando pela esquerda, Renan Lodi se destacou mais pela defesa nos embates que teve contra Saka e Odegaard. Fez quatro desarmes na região do campo.
Jorginho – 6,0
Pouco destaque para o volante que, apesar de tocar muito na bola, criou poucas chances no City Ground.
Gabriel Jesus – 4,5
O camisa 9 teve mais uma atuação decepcionante na reta final da temporada. Perdeu a bola em quase metade das vezes que tocou nela (22 de 50), levou um cartão amarelo e passou em branco mais uma vez.
Gabriel Magalhães – 5,5
O zagueiro não teve muito trabalho numa partida em que o Arsenal atacou mais do que foi atacado. Mesmo assim, não conseguiu impedir o gol de Awoniyi e ainda levou um cartão amarelo.
Próximos jogos
A última rodada tem o Arsenal recebendo o Wolverhampton e o Nottingham Forest visitando o Crystal Palace. Ambos os jogos (assim como a rodada inteira) estão marcados para domingo (28) às 12h30 (horário de Brasília).