‘Ele é monstro’: Essa é a condição para ‘poderoso’ alvo do City ser negociado

7 minutos de leitura

O Manchester City quer aliviar as preocupações defensivas do técnico Pep Guardiola e tem no radar um jovem zagueiro de 20 anos do Lens.

A promessa Abdukodir Khusanov atua também pela seleção do Uzbequistão e é monitorado pelos Citizens há semanas, conforme apontou o “Daily Mail”.

O diretor do Lens, Pierre Dréossi, falou abertamente sobre a situação e admitiu que o jogador deve deixar o clube, mas o valor é o fator primordial neste caso.

Além do City, Tottenham e Newcastle seriam outras equipes inglesas de olho na joia, e o clube pede entre 21 e 25 milhões de libras (R$ 160,3 e 190,8 milhões na cotação atual) para fechar o negócio, de acordo com o jornal.

— Khusanov vai sair, mas não tivemos nenhuma boa proposta ainda. Se trata de encontrar o equilíbrio financeiro —, disse o executivo à “DAZN”.

Alvo do City, Khusanov é ‘monstro’ na zaga

Abdukodir Khusanov se transferiu do Energetik, de Belarus, para a equipe francesa em julho de 2023, e disputou apenas 11 jogos na liga nacional do país na primeira temporada — nove como titular.

Ele ajudou o time a não ser vazado em três desses e registrou média de 1,2 interceptações, 1,9 desarmes e 3,7 bolas recuperadas por partida, segundo o site de estatísticas “Sofascore”.

Zagueiro Abdukodir Khusanov, do Lens, durante jogo contra o Lyon no Campeonato Francês
Zagueiro Abdukodir Khusanov, do Lens, durante jogo contra o Lyon no Campeonato Francês (Foto: ANP/Imago)

Na campanha atual, o jogador assumiu mais protagonismo com a lesão de Kevin Danso no começo do ciclo, e já esteve em campo 13 vezes no Campeonato Francês — 11 delas entre os titulares.

A média é de 2,0 interceptações, 1,2 desarmes e 3,8 bolas recuperadas por duelo. Além disso, o Lens não sofreu gol em cinco partidas com o zagueiro.

— Ele é calmo, poderoso e rápido. Ele tem um potencial muito, muito impressionante —, elogiou o técnico do Lens, Will Still, em artigo no site da Ligue 1.

O uzbeque também foi muito enaltecido pelo companheiro de equipe, o goleiro Brice Samba, após a performance no empate em 0 a 0 com o Nice em setembro de 2024.

Na ocasião, Khusanov registrou seis cortes, quatro chutes bloqueados, cinco interceptações e quatro duelos ganhos, além de precisão de 85% no passe.

— Ele é um monstro. O que ele fez essa noite… Ele me assusta. Sério! Pela idade, o que ele fez… —, disse o arqueiro.

O diretor esportivo do Lens, Pedro Lopez, confirmou ao “L’Equipe” que o zagueiro agora é agenciado pelo português Jorge Mendes, antigo empresário de Cristiano Ronaldo. O profissional é encarregado de encontrar uma oferta que atenda aos interesses do clube e do jogador.

Enquanto isso, o Manchester City volta as atenções para o jogo contra o Salford City no sábado (11), pela Copa da Inglaterra. A partida começa às 14h45 (de Brasília) e será no Etihad Stadium.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.