O Manchester City teve sua era vitoriosa nos últimos anos com veteranos como Ederson, De Bruyne e Kyle Walker entre os destaques do time.
O clube agora prepara uma reformulação focada em contratar — ou manter — jovens talentos do futebol europeu, o que inclui o meio-campista James McAtee.
McAtee, de 22 anos, foi revelado nas categorias de base do City e emprestado ao Sheffield United por duas temporadas entre 2022 e o primeiro semestre de 2024. Na campanha atual, voltou ao elenco de Pep Guardiola, mas não tem tido muita oportunidade.
Com contrato até junho de 2026, o meia despertou interesse de outros clubes europeus, como o Bayer Leverkusen, segundo o “Daily Mail”.
O time da BayArena entende que McAtee é “perfeito” para o lugar de Florian Wirtz em caso de saída do alemão no meio de 2025, conforme apontou o jornal. O jovem do City participou de nove jogos nesta temporada e marcou um gol.
Apesar da pouca minutagem, Guardiola já se mostrou um grande fã da joia em diversos momentos. O mais recente foi após Leicester 0 x 2 Manchester City no domingo (29), pela Premier League.
— Ele pode jogar como ala, meia e atacante, três posições de ataque. Fiquei satisfeito porque cada ação que ele fez foi boa –, disse o técnico em entrevista coletiva.
City quer evitar saída de McAtee
O treinador também comentou sobre as promessas que deixaram o clube recentemente. Caso McAtee opte por uma transferência, seguirá caminho semelhante ao de Cole Palmer que, agora no Chelsea, é um dos destaques do futebol europeu.
Morgan Rogers, do Aston Villa, e Liam Delap, do Ipswich Town, são outros exemplos de jovens que saíram do City para ter mais rodagem.
Guardiola reconheceu ter dado poucas oportunidades para as joias, e reforçou a confiança em McAtee.
— Ele é jogador de uma geração inacreditável que tivemos no City. Quando você vê Romeo Lavia, Cole Palmer, Morgan Rogers, Macca (McAtee), Liam Delap, Taylor Harwood-Bellis, são jogadores incríveis, e ele fez parte dessa geração. Ele foi o capitão deles —, disse o espanhol.
“Eu sei que é injusto, porque você pede para ficar e não dá minutos, mas sempre senti que esse garoto poderia jogar com a gente e estou feliz, porque ele é adorável, treina muito bem e quer esses minutos”, complementou.
Além do Leverkusen, RB Leipzig, Borussia Dortmund, Bologna e Fiorentina também monitoram McAtee. No futebol inglês, Nottingham Forest, West Ham, Brentford e Crystal Palace estão com o jogador no radar.
A joia do City tem valor estimado em 14 milhões de euros (cerca de R$ 90 milhões, na cotação atual).