Historicamente, a rivalidade entre Manchester United e Liverpool é tratada como a maior da Inglaterra, principalmente pela predominância de ambos na liderança de títulos no país. Mas, na história recente, é inegável o protagonismo do City, que conquistou sete Premier Leagues nos últimos 11 anos e, na última temporada, venceu a tríplice coroa, feito que era exclusividade dos Red Devils. Será que o jogo mudou e agora os Citizens se tornaram os maiores rivais dos Diabos Vermelhos? A estrela Marcus Rashford responde.
Em entrevista ao “Overlap”, Gary Neville, outra lenda do Manchester United, perguntou a Rashford qual o maior rival dos Red Devils atualmente e o atacante foi direto:
Manchester United e Liverpool tiveram períodos de grande domínio e a era de conquistas de Sir Alex Ferguson foi motivada pelo desejo de igualar os títulos ingleses do Liverpool. Atualmente os Red Devils têm 20 troféus, um a mais que os Reds.
Pelo outro lado, o Manchester City sempre foi rival do United, mas por muito tempo não era visto como uma ameaça por sempre estar subindo e descendo de divisão. Agora, porém, os Citizens têm todos os holofotes da Europa, com os títulos de Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League na última temporada.
Retrospecto de Rashford em clássicos com o Manchester United
Rashford tem um histórico ruim contra o Liverpool, apesar de ter marcado contra os Reds em seis ocasiões. A vitória por 2 a 1 no início da temporada passada foi apenas sua terceira vitória contra o time de Merseyside em 15 jogos. O atacante também marcou dois gols contra o time do técnico Jürgen Klopp em 2018, no Old Trafford.
“Independentemente das circunstâncias em que você está, uma vitória sobre o Liverpool é enorme”, declarou o atacante do Manchester United.
O histórico de Rashford contra o City também não é muito melhor, com 10 derrotas em 18 confrontos. Um dos seus momentos de auge foi na vitória em um clássico de Manchester em 2016, quando a equipe comandada por Louis van Gaal garantiu uma vitória surpreendente fora de casa contra Pep Guardiola.
Rashford também estufou as redes no Etihad Stadium, numa vitória chocante por 2 a 1 em 2019, quando Ole Gunnar Solskjaer era técnico do Manchester United. Neste ano, o atacante marcou na vitória dos Red Devils sobre o City em janeiro, mas estava em campo na derrota para o rival local na final da Copa da Inglaterra. Ver o adversário erguer os três principais troféus do ano motivou o jogador a alcançá-lo.
“Parabéns a eles e nós apenas seguimos em frente agora e cabe a eles continuar assim, e cabe ao resto de nós tentar alcançá-los”, finalizou.