Os clubes ingleses seguem em busca de reforços, e a bola da vez é o jovem zagueiro inglês Jamal Baptiste. O jogador deixou o Manchester City no meio de 2024 após apenas um ano e está prestes a assinar com um novo time para a temporada.
Baptiste tem 20 anos e foi revelado nas categorias de base do West Ham. Nos Hammers, recebeu a alcunha de “novo Rio Ferdinand” de seu ex-técnico, Carlton Cole. Com a comparação, não é de se espantar que equipes tradicionais da Inglaterra se interessem pelo atleta.
O defensor foi sondado por “diversos clubes” da segunda divisão inglesa (Championship), segundo o jornal “Mirror”, mas teria acerto encaminhado com o Sheffield United, time que tem o brasileiro Vinícius Souza no elenco.
Os Blades teriam se impressionado com a jovem promessa em testes realizados no Bramall Lane e vencido o principal concorrente pelo atleta, o Portsmouth.
Antes de ser um agente livre, Baptiste estava emprestado pelo Manchester City ao belga Lommel SK. O zagueiro se transferiu para o sub-21 dos Citizens em setembro do ano passado e não fez sequer uma partida com a equipe. No futebol da Bélgica, atuou em apenas três jogos.
Assim, decidiu encerrar o vínculo com o City e acertar com um time em que possa ter mais minutagem e jogar na equipe principal, não mais no juniores, conforme apontou o “Mirror”.
Former Man City and West Ham defender Jamal Baptiste is set to join Sheffield United after impressing on trial | ✍️ Exclusive by @DanielMarsh92 https://t.co/TVfZUKTZM1 pic.twitter.com/08ZiA0gyJL
— Mirror Football (@MirrorFootball) October 31, 2024
Jamal Baptiste: ex-West Ham e City a caminho da Championship
Baptiste chegou a fazer dois jogos no time principal do West Ham em 2021: um pela FA Cup e outro pela Europa League. O jogador teve a habilidade destacada e pode se desenvolver ao lado de jogadores mais experientes como Harry Souttar e Anel Ahmedhodzic.
Caso o acordo se concretize, a expectativa é que Jamal Baptiste ajude a compor o elenco defensivo do técnico Chris Wilder e colabore com o principal objetivo do Sheffield na temporada: o acesso à Premier League.
O time ocupa atualmente a quarta posição na tabela com 22 pontos, seis a menos que o líder Sunderland, mas a apenas um do segundo colocado Burnley. Os dois primeiros têm vaga direta à elite, enquanto os clubes entre o terceiro e sexto lugar disputam os playoffs.