Filme repetido? Manchester City e Haaland dão show contra o Burnley na abertura da Premier League

6 minutos de leitura

O Manchester City bateu o Burnley por 3 a 0 na tarde desta sexta-feira (11), no Turf Morr, pela abertura da Premier League 2023/24. Erling Haaland, artilheiro da temporada passada, marcou dois gols na etapa inicial — o primeiro veio logo aos três minutos de jogo. Rodri fechou o placar no fim do segundo tempo.

O jogo colocou frente a frente o atual tricampeão inglês, o City, contra os vencedores da Championship, a segunda divisão, como a liga tradicionalmente faz em sua primeira rodada. Sem nenhum reforço entre os titulares, a partida mais pareceu um replay da histórica temporada passada do time de Pep Guardiola.

Sem muitas novidades, City tem show de Haaland e lesão de De Bruyne

Logo aos três minutos, Haaland marcou o primeiro gol da temporada ao concluir um cruzamento de Rodri que veio da esquerda. Pouco mais de 30 minutos depois, o camisa 9 acertou um chute no ângulo de Trafford para ampliar o placar, em lance que recebeu assistência de Julian Alvarez. Um início do tamanho do artilheiro, que marcou 36 vezes em 35 jogos na temporada passada — o recorde da competição.

E outro momento repetido da temporada anterior, esse mais triste para os Citizens, De Bruyne teve que deixar o campo lesionado aos 22 minutos do primeiro tempo. Ele também foi obrigado a sair da última final da Champions League por problemas físicos.

Kovacic, contratado para essa temporada, estreou oficialmente ao entrar no lugar do belga. A outra novidade, o zagueiro Gvardiol, começou no banco e entrou aos 33 minutos do segundo tempo.

No fim da partida, Rodri, autor do gol do título da Champions, aproveitou a sobra na área para estufar a rede e fechar o placar em 3 a 0.

Ederson, o único brasileiro de todo o elenco citizen, foi titular e não teve muito trabalho.

Com Vitinho titular, Burnley incomoda mas passa zerado

O Burnley de Vincent Kompany foi escalado com o único brasileiro da história do clube entre os titulares.

Vitinho, lateral-direito de origem, foi colocado para jogar do lado esquerdo. Em entrevista exclusiva à PL Brasil, o brasileiro falou sobre como o treinador exige que seus jogadores atuem em mais de uma posição no campo.

O confronto também foi interessante pelo duelo entre Kompany e Guardiola. O ex-zagueiro, além de ídolo do City, é considerado um pupilo do espanhol pela forma que monta a equipe inglesa.

Ainda não foi desta vez, no entanto, que o aprendiz bateu o mestre. O Burnley até incomodou os favoritos quando conseguiu fazer uma pressão alta no campo do adversário, mas não o suficiente para dar muito trabalho a Ederson. Zaroury ainda foi expulso nos acréscimos, após auxílio do VAR, por ter dado um carrinho forte na perna de Kyle Walker.

Próximos jogos

O City volta a campo na quarta-feira (16), quando encara o Sevilla em Atenas pela Supercopa da Uefa. Já o Burnley teve a segunda rodada contra o Luton Town adiada enquanto o adversário ainda reforma o seu estádio, o que faz com que seu próximo compromisso seja apenas no dia 27 de agosto, diante do Aston Villa.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]