O VAR tem sido uma ferramenta controversa nesta temporada da Premier League. O último episódio, a anulação do gol de Gakpo por impedimento (que não existiu) na vitória do Tottenham sobre o Liverpool, deixou os torcedores ingleses se perguntando se o futebol seria melhor sem o árbitro de vídeo.
Dois árbitros presentes no VAR de Tottenham e Liverpool foram afastados de outros dois jogos da Premier League pela Professional Game Match Officials Board (PGMOL), órgão que cuida da arbitragem do futebol inglês. A dupla atuaria já neste domingo (1), no duelo entre Nottingham Forest e Brentford, o que não vai mais acontecer.
Uma publicação do “The Sun” mostrou que a tabela de classificação da Premier League estaria bem diferente se não fosse o uso do VAR. O Tottenham mesmo seria o líder do campeonato, já que, sem a interferência da tecnologia, o time comandado pelo técnico Ange Postecoglou não sofreria o empate em 2 a 2 contra o Brentford. Na ocasião, foi marcado pênalti em Bryan Mbuemo por meio do árbitro de vídeo.
O Brentford, inclusive, é o time que mais deve ser grato ao VAR, já que, sem ele, o clube continuaria sem uma vitória sequer na temporada. A equipe de Thomas Frank teria perdido duas vezes e empatado todos os outros cinco jogos, caindo da 13ª para a 14ª posição na tabela.
Na zona de rebaixamento, o Burnley estaria com dois pontos a mais e teria garantido a primeira vitória na temporada, o que ainda não seria suficiente para tirá-lo da zona de rebaixamento.
O péssimo início de temporada do Chelsea continuaria o mesmo e o Manchester United também não pode usar o VAR como desculpa para ter o pior início de campeonato de pontos corridos desde 1989. Os Red Devils estariam na 10ª posição, com nove pontos e quatro derrotas na temporada.
Tabela da Premier League sem o VAR
- Tottenham – 19 pontos
- Manchester City – 18 pontos
- Arsenal – 17 pontos
- Liverpool – 16 pontos
- Aston Villa – 15 pontos
- Brighton – 15 pontos
- West Ham – 13 pontos
- Newcastle – 12 pontos
- Crystal Palace – 11 pontos
- Manchester United – 9 pontos
- Chelsea – 8 pontos
- Fulham – 8 pontos
- Nottingham Forest – 7 pontos
- Wolverhammpton – 7 pontos
- Brentford – 5 pontos
- Everton – 4 pontos
- Luton Town – 4 pontos
- Bournemouth – 3 pontos
- Burnley – 3 pontos
- Sheffield United – 1 ponto