O frenético jogo entre Manchester City e Brighton neste sábado (15) no Etihad Stadium pela Premier League terminou em 2 a 2, com gols de Haaland e Marmoush para o time da casa e Estupinan e Khusanov (contra) para os visitantes.
Pep Guardiola mudou a escalação inicial em relação ao time que foi derrotado por 1 a 0 pelo Nottingham Forest na rodada anterior do campeonato, e uma das alterações incluiu colocar o goleiro alemão Stefan Ortega no lugar do brasileiro Ederson, machucado.
A mudança ocorreu em outros momentos da temporada também por opção técnica de Guardiola. Ederson vive altos e baixos no ciclo, no entanto, alguns torcedores sentiram saudades do arqueiro brasileiro no duelo contra os Seagulls.
A principal crítica foi em relação ao primeiro gol do Brighton. Estupinan conseguiu marcar em cobrança de falta no canto direito do goleiro.
“Sempre que o Ortega não está jogando as pessoas pedem que ele entre como se fosse melhor que o Ederson, e toda vez que ele joga, ele é catastrófico”, disse um torcedor.
EDERSON > ORTEGA
— S.T.A.C.K.S 🌍☄️ (@generalstacks) March 15, 2025
“Ortega não é um goleiro profissional”, escreveu outro.
Ortega is not a professional goalkeeper.
— Gerry Chance™ (@loyalmafia_) March 15, 2025
“Eu fico surpreso quando as pessoas dizem que Ortega é melhor que o Ederson. Se Ederson sair no verão (europeu), o City precisa ir ao mercado buscar um bom goleiro, porque Ortega não é”, analisou esse.
I get surprised when people say Ortega is better than Ederson. Should Ederson leave in the summer City will need to go into the market for a good goalie because Ortega ain’t it.
— Benedict Owusu (@KwesiBenedict) March 15, 2025
Problema para Guardiola no City
O Manchester City começou a reformulação no elenco na janela de janeiro com a contratação de quatro jovens para reforçar o elenco, mas nenhum para a posição de goleiro. Dessa forma, Guardiola deve pensar em opções para a vaga no próximo mercado.
O técnico já alertou em entrevistas coletivas que considerava preocupante a crise no sistema defensivo do time, e enalteceu o acerto com os zagueiros Vitor Reis e Khusanov. No entanto, não houve menção sobre a possibilidade de fechar com novos nomes para a vaga de goleiro principal.

Esse tende a ser um dos principais problemas para o treinador na preparação do time para a temporada 2025/26, visto que o ataque parece ter reencontrado o auge com a parceria entre Marmoush e Haaland.
O norueguês também chegou a 100 envolvimentos em gols após 94 jogos pelo Manchester City na Premier League — o jogador mais rápido a conquistar a marca.