Craque do City e volantes do Brasileirão no top 14: pesquisa aponta melhores passadores do mundo

Um levantamento do observatório de futebol do CIES (International Centre for Sports Studies), instituto suíço que faz pesquisas relacionadas a esporte, divulgou nesta quarta-feira (18) uma lista com os melhores passadores do futebol mundial.

A relação traz nomes conhecidos, como figuras de Manchester City, Barcelona e Real Madrid, mas também algumas surpresas, como atletas que atuam no Marrocos, Arábia Saudita e México. Além disso, há jogadores do Brasileirão. O melhor colocado é um volante do Internacional.

Os critérios

O CIES usou como critérios para montar a lista o número de passes certos por jogo, a porcentagem de sucesso nos passes, a proporção em relação aos companheiros de equipe e o nível das partidas jogadas.

Por exemplo: o 6º colocado na lista, Aschraf El Mahdioui, joga pelo Al-Taawoun, da Arábia Saudita, numa liga onde as partidas são de nível 0,76, segundo o cálculo com base nas estatísticas do WyScout. É um nível menor que os jogos da Bundesliga (0,93 de dificuldade, no mesmo algoritmo), onde atua Joshua Kimmich, do Bayern de Munique.

No entanto, Kimmich está uma posição abaixo de Mahdioui no ranking. Isso porque o holandês soma uma taxa de acerto maior que o alemão (94,1% a 90%) e tem um índice melhor em relação aos companheiros de equipe — 1,91 de Mahdioui contra 1,55 de Kimmich. Já a média de passes certos por jogo é parecida (83 e 85).

No balanço dos quatro critérios, o meio-campista do Al-Taawoun conseguiu uma nota de 112,8 dentro da escala do CIES, enquanto o volante do Bayern ficou com 110,6.

O líder do ranking é Rodri, do Manchester City, com 192,6. O top 3 ainda é formado por Frenkie De Jong, do Barcelona (165,3), e Toni Kroos, do Real (124,5).

Os melhores passadores do mundo, segundo o CIES

  1. Rodri (Manchester City)
  2. Frenkie De Jong (Barcelona)
  3. Toni Kroos (Real Madrid)
  4. Exequiel Palacios (Bayer Leverkusen)
  5. Granit Xhaka (Bayer Leverkusen)
  6. Aschraf El Mahdioui (Al-Taawoun)
  7. Joshua Kimmich (Bayern de Munique)
  8. Álvaro Fidalgo (América do México)
  9. Oriol Romeu (Barcelona)
  10. Yahya Jabrane (Wydad Casablanca)

Volante do Internacional lidera entre os brasileiros

O mesmo instituto fez uma lista apenas com os 10 melhores brasileiros do ranking, e com surpresa — o líder é um volante que atua no Brasileirão, pelo Internacional, cuja fama é mais de um ‘pit bull' do que de um meio-campista técnico.

Trata-se de Gabriel Girotto, que também acumula passagens por Corinthians, Palmeiras e Botafogo. Gabriel tem 31 anos e renovou recentemente com o Inter até o fim de 2025. Ele é o 12º melhor passador do mundo.

André, do Fluminense e seleção brasileira (e na mira da Premier League), e Filipe Augusto, ex-Benfica e hoje no Cuiabá, completam o top 3. O top 10 é dominado por jogadores que atuam no Brasileirão, como Felipe Melo, Allan e Caio Alexandre. Os únicos ‘europeus' são Arthur Melo (Fiorentina) e Claudinho (Zenit).

Os 10 brasileiros com o melhor passe do mundo, segundo o CIES

  • Gabriel Girotto (Internacional) – 12º no geral
  • André (Fluminense) – 14º
  • Filipe Augusto (Cuiabá) – 32º
  • Felipe Melo (Fluminense) – 38º
  • Allan (Flamengo) – 48º
  • Caio Alexandre (Fortaleza) – 50º
  • Arthur Melo (Fiorentina) – 63º
  • João Paulo (Seattle Sounders) – 81º
  • Fabinho (Al-Ittihad) – 85º
  • Claudinho (Zenit) – 95º
Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]