O atual campeão da Premier League, Manchester City, enfrenta dificuldades para manter a hegemonia no futebol inglês e conquistar o pentacampeonato da liga nesta temporada.
A equipe somou duas vitórias nos últimos 14 jogos e ocupa a sexta colocação na tabela da Premier League 2024/25 com 31 pontos. Neste contexto, Bernardo Silva abriu o jogo e “tirou” o clube da disputa pelo título da competição.
O jogador destacou “não existir impossível” no futebol, mas foi categórico em relação às chances de o City levantar o troféu da PL pela quinta vez seguida.
— A 10 jogos do fim da temporada, você pode começar a fazer algumas contas para ver onde pode ir. Mas, agora, o Manchester City está completamente fora da briga pelo título. É muito tarde para nós. As pessoas sempre dizem que você não ganha a liga até janeiro, mas pode perdê-la. E a realidade nessa temporada é que nós perdemos –, lamentou Bernardo Silva em entrevista à “Sky Sports”.
Para o meia, o City deve focar inicialmente em garantir ao menos o terceiro lugar. O topo da tabela é do Liverpool, com 45 pontos, seguido pelo Arsenal, com 39. Nottingham Forest (37) e Chelsea (35) completam o G-4.
Dessa forma, 14 pontos separam os Citizens do líder do campeonato e, na atual situação, o grupo comandado por Pep Guardiola conseguiria se classificar apenas à disputa da Conference League.
— É sobre aceitar a realidade. Não estou olhando para o Liverpool. Sou sexto ou sétimo na Premier League. Não posso olhar para Liverpool ou Arsenal. Estou pensando agora no próximo jogo, em tentar ganhar os três pontos, e (gradualmente avançar para) quinto, quarto e terceiro (lugar) –, disse ele.
"It's about accepting reality"
Bernardo Silva says Man City are completely out of the title race 🏆❌ pic.twitter.com/D7UAiYe0My
— Sky Sports Premier League (@SkySportsPL) January 2, 2025
Crise do Manchester City
A derrocada do City na Premier League começou em novembro, na derrota por 2 a 1 para o Bournemouth. A queda no desempenho tem sido atribuída aos problemas físicos de estrelas do elenco desde o início da temporada.
A mais significativa até então é a contusão de Rodri, que se recupera de lesão no ligamento do joelho e ainda não tem data para retornar. Kevin De Bruyne, Akanji, Kovacic, Jack Grealish e Aké foram alguns dos jogadores que ficaram no departamento médico por um tempo.
Agora, Oscar Bobb e Rúben Dias são os desfalques da equipe e não devem estar à disposição para Manchester City x West Ham neste sábado (4), às 12h (de Brasília), pela Premier League. Além desses, John Stones, Ederson e Matheus Nunes são dúvida.