Christian Eriksen – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

4 minutos de leitura

Christian Dannemann Eriksen, atleta do Manchester United, nasceu no dia 14 de fevereiro de 1992, em Middelfart , na Dinamarca. O meio-campista passou por grande susto na Eurocopa de 2020 após sofrer uma Parada cardíaca em campo. Felizmente, o atleta continua vivo e jogando bola em alto nível. 

Christian Eriksen – Início de carreira

O pequeno Eriksen começou a trajetória no Middelfart Boldklub, clube da cidade natal do jogador. O pai de Christian era treinador do equipe e ajudou ao filho durante o início. Apesar disso, ficou pouco tempo no time, afinal, no ano seguinte, Odense Boldklub convidou o atleta a fazer parte do elenco juvenil.

Na nova equipe, o dinamarquês começou a ganhar destaque, sendo um dos principais jovens do elenco. Dessa forma, times da Europa queriam contratar o jogador para a categorias de base. Entretanto, no mercado da bola, em 2009, o Ajax assinou com Eriksen.

O jovem meio-campista ficou um ano no sub-19 da equipe holandesa. Logo em seguida, subiu para o profissional. A estreia pelo time principal aconteceu contra o NAC Breda. O meio-campista era reserva, mas recebia algumas oportunidades durante os jogos.

Contra a equipe do Sparta Rotterdam, Christian Eriksen deu a 1ª assistência na carreira. Além disso, pela Copa da Holanda, diante Go Ahead Eagles, o jogador marcou o 1º gol no profissional. O então técnico do Ajax na época, Martin Jol, chegou a comparar o dinamarquês com Wesley Sneijder e Rafael van der Vaart.

O amadurecimento na Holanda

Após uma temporada, Christian Eriksen começou a amadurecer, entender o futebol profissional. Dessa maneira, se tornou titular do Ajax com apenas 19 anos. Podendo atuar como meio-campista, o dinamarquês era o principal articulador da equipe na época 2010/11.

Com 47 jogos, sendo 32 como titular, o jovem marcou oito gols e deu 16 assistências. Pela UEFA Europa League, contra o RSC Anderlecht, Eriksen foi o destaque com uma gol e duas assistência.

Com o bom desempenho, o meio-campista começou a chamar atenção no mercado de transferência. Entretanto, o Ajax manteve o jogador para a temporada 2011/12.

Christian foi titular em todos jogos do Ajax na UEFA Champions League, fazendo gol contra o Dinamo Zagreb, pela fase de grupos.

A temporada foi muito especial, afinal, Christian Eriksen foi nomeado Jogador do Ano do Futebol Dinamarquês. Em resumo, o meio-campista esteve no Ajax durante três anos. Dessa forma, participou de 163 jogos, marcou 32 gols e deu 65 assistências.

Além disso, conquistou o Campeonato Holandês (2010/11, 2011/12 e 2012/13) e uma vez a Taça dos Países Baixos (2009/10). Após esse tempo, o jogador queria mudar para outro clube, assim, ficou disponível no mercado da bola.

Após negociações, em 2013, o Tottenham pagou 14,15 milhões de euros no meio-campista. A equipe inglesa viu a boa oportunidade no mercado de transferência e assinou com o jovem.

Trajetória, conquistas e highlights de Christian Eriksen

Em sua 1ª temporada na Inglaterra, o atleta começou a jogar como meia-esquerda, mas continuou fazendo gols e assistências. A estreia aconteceu contra o Norwich City, pela 4ª rodada da Premier League 2013/14. Na partida, Christian Eriksen deu uma assistência.

Com poucos jogos, o dinamarquês já tinha o carinho e respeito dos torcedores. Apesar de participar de gols e assistências, o meio-campista também ajudava na defesa. Na época 2013/14, foram 36 jogos, dez gols e 12 assistências.

Uma das melhores temporadas com a camisa do Tottenham foi a 2016/17. Em 48 jogos, o atleta balançou as redes em 12 oportunidades e deu 24 assistências.

Durante toda a sua passagem pelo clube inglês, existiam rumores de negociações no mercado da bola sobre Eriksen. Em 2015, o Manchester United era a principal equipe interessada no atleta, mas nada oficial foi confirmado.

Christian Eriksen se tornou um dos principais jogadores do Tottenham e parecia que nada iria atrapalhar essa relação entre o clube e o atleta. Entretanto, após algumas temporadas com a equipe em baixa, o meio-campista sentiu que era hora de mudar os ares.

Então, no mercado de transferência de 2020, a Inter de Milão pagou 27 milhões de euros para contar com o atleta. Pelo Tottenham, Christian participou de 305 confrontos, marcou 69 gols e deu 90 assistências. Contudo, não conquistou títulos.

Transferências e Mercado da Bola de Christian Eriksen

O atleta chegou com grande expectativa, já durante a temporada 2019/20. Com a pandemia da covid-19, o atleta demorou para receber oportunidades como titular. Na maioria das partidas, Eriksen começava no banco e entrava na segunda etapa.

A estreia oficial aconteceu contra a Fiorentina, pelas quartas de final da Copa da Itália. O 1º gol ocorreu diante do Ludogorets, na UEFA Europa League. Sem muito brilho na 1ª época, o dinamarquês disputou 26 jogos, marcou quatro gols e deu três assistências.

As coisas não mudaram na temporada 2021/22. Christian Eriksen continuou no banco de reservas. Além disso, em algumas partidas, o atleta não entrava em campo. Dos 34 jogos na época, o meio-campista iniciou 20 como titular, mas longe de ser o mesmo jogador que foi no Tottenham.

Por conta da pandemia do covid-19, a Eurocopa de 2020 foi disputada em 2021. Essa era a oportunidade para Eriksen mostrar um bom desempenho com a seleção do Dinamarca. Entretanto, algo inesperado aconteceu.

A luta de Eriksen pela vida 

Em partida contra seleção da Finlândia, ainda na primeira etapa, Eriksen caiu sozinho em campo. Jogadores de ambas as seleções perceberam a situação e pediram a entrada dos médicos.

Em campo, foi realizada uma massagem cardíaca para reanimação. Após um tempo, com os médicos fazendo todo o procedimento, o jogador foi levado ao hospital mais próximo. Christian saiu do estádio acordado, o que deixou todos com mais esperança.

Por conta do rápido atendimento, Eriksen sobreviveu sem sequelas. Além disso, após 259 dias, após rescindir com a Inter de Milão, o meio-campista voltou a jogar, agora pelo Brentford, da Inglaterra.

O time inglês trabalhou no mercado de transferências para poder assinar com o jogador. Antes de voltar a jogar, Christian Eriksen passou por procedimento para ser colocado um desfibrilador no coração.

 Oportunidade no Manchester United

Após seis meses no Brentford, o Manchester United viu a oportunidade no mercado da bola e assinou com o meio-campista. Dessa forma, o atleta chegou em agosto de 2022 no novo clube.

Jogando um pouco mais recuado, Christian Eriksen voltou a apresentar um bom desempenho dentro de campo. Em resumo, participou de 28 jogos, marcou dois gols e deu oito assistências.

Com apenas 30 anos de idade, o dinamarquês ainda tem muito tempo dentro do futebol. O contrato com o Manchester United é válido até junho de 2025.

Foto/ Divulgação: Manchester United

Caio Henrique
Caio Henrique

Apaixonado desde criança pelo futebol europeu. Estudo jornalismo por conta desse esporte e também por amar futebol americano.
Já trabalhei em uma rádio, sendo responsável por um programa esportivo. Atualmente, sou setorista do Barcelona, clube que tenho um carinho especial desde 2006.