Federico Chiesa foi o único reforço do Liverpool para esta temporada na última janela de transferências. Seu preço foi considerado uma pechincha: apenas 13 milhões de libras. Mas teve um motivo.
✅ Siga a PL Brasil no Threads e BlueSky
Foram as lesões que ditaram o preço baixo e a situação em que o italiano se encontrava no mercado. De forma preocupante, o atacante é, em média, o jogador dos Reds que mais tempo ficou afastado por lesão na carreira.
Os problemas de lesão de Chiesa
Segundo levantamento do site “Sporting Post”, o atacante passou uma média de 95,6 dias lesionado por temporada na carreira. Com esse número preocupante, ele lidera o elenco dos Reds no quesito por pelo menos uma semana a mais que qualquer outro jogador.
Chiesa fez apenas 10 aparições pela Juventus na temporada passada somando todas as competições. Em 2021/22, logo depois de ser destaque da Eurocopa e campeão com a Itália, foram apenas 18 jogos.
Só na última temporada foram cinco lesões diferentes, principalmente por questões musculares e no joelho — o último, inclusive, é motivo de incômodo há diversos anos.
O reforço de Arne Slot, portanto, chega ao Liverpool como o jogador que passou mais dias longe dos gramados, em média, por temporada. Antes, o líder do quesito nos Reds era Ibrahima Konaté, com 88,8 dias lesionado por temporada.
Lesões de Chiesa na carreira:
- 2018/19 – uma lesão (15 dias fora)
- 2019/20 – duas lesões (23 dias fora)
- 2020/21 – duas lesões (21 dias fora)
- 2021/22 – cinco lesões (314 dias fora)
- 2022/23 – sete lesões (75 dias fora)
- 2023/24 – cinco lesões (45 dias fora)
Os lesionados do Liverpool
Além de Konaté, Diogo Jota é outro atleta dos Reds que passa bastante tempo no departamento médico ao longo dos anos e completa o pódio entre os mais lesionados do grupo.
Jogadores do Liverpool com mais dias de desfalque, em média, por ano:
- Federico Chiesa – 95,6 dias
- Ibrahima Konate – 88,8 dias
- Diogo Jota – 76,8 dias
- Virgil van Dijk – 63,8 dias
- Alisson – 53,8 dias
No outro lado do espectro, há também os jogadores que menos dias passaram no departamento médico. Wataru Endo lidera nesse quesito e Salah também aparece entre os menos lesionados.
Jogadores do Liverpool com menos dias de desfalque, em média, por ano:
- Wataru Endo – 12,8 dias
- Alexis Mac Allister – 15.4 dias
- Ryan Gravenberch – 21.2 dias
- Caoimhín Kelleher – 23 dias
- Cody Gakpo – 28.2 dias
Mohamed Salah aparece em sexto lugar entre os menos lesionados, com uma média de 29 dias por ano de desfalque, mais de três vezes menos do que Chiesa.