O fator em Chiesa que preocupa o Liverpool para esta temporada

5 minutos de leitura

Federico Chiesa foi o único reforço do Liverpool para esta temporada na última janela de transferências. Seu preço foi considerado uma pechincha: apenas 13 milhões de libras. Mas teve um motivo.

✅ Siga a PL Brasil no Threads e BlueSky

Foram as lesões que ditaram o preço baixo e a situação em que o italiano se encontrava no mercado. De forma preocupante, o atacante é, em média, o jogador dos Reds que mais tempo ficou afastado por lesão na carreira.

Os problemas de lesão de Chiesa

Segundo levantamento do site “Sporting Post”, o atacante passou uma média de 95,6 dias lesionado por temporada na carreira. Com esse número preocupante, ele lidera o elenco dos Reds no quesito por pelo menos uma semana a mais que qualquer outro jogador.

Chiesa fez apenas 10 aparições pela Juventus na temporada passada somando todas as competições. Em 2021/22, logo depois de ser destaque da Eurocopa e campeão com a Itália, foram apenas 18 jogos.

Chiesa sofre lesão durante a Eurocopa
Chiesa sofre lesão durante a Eurocopa (Foto: Imago)

Só na última temporada foram cinco lesões diferentes, principalmente por questões musculares e no joelho — o último, inclusive, é motivo de incômodo há diversos anos.

O reforço de Arne Slot, portanto, chega ao Liverpool como o jogador que passou mais dias longe dos gramados, em média, por temporada. Antes, o líder do quesito nos Reds era Ibrahima Konaté, com 88,8 dias lesionado por temporada.

Lesões de Chiesa na carreira:

  • 2018/19 – uma lesão (15 dias fora)
  • 2019/20 – duas lesões (23 dias fora)
  • 2020/21 – duas lesões (21 dias fora)
  • 2021/22 – cinco lesões (314 dias fora)
  • 2022/23 – sete lesões (75 dias fora)
  • 2023/24 – cinco lesões (45 dias fora)

Os lesionados do Liverpool

Além de Konaté, Diogo Jota é outro atleta dos Reds que passa bastante tempo no departamento médico ao longo dos anos e completa o pódio entre os mais lesionados do grupo.

Jogadores do Liverpool com mais dias de desfalque, em média, por ano:

  1. Federico Chiesa – 95,6 dias
  2. Ibrahima Konate – 88,8 dias
  3. Diogo Jota – 76,8 dias
  4. Virgil van Dijk – 63,8 dias
  5. Alisson – 53,8 dias
Alisson liverpool
Alisson pelo Liverpool (Foto: ICon Sport)

No outro lado do espectro, há também os jogadores que menos dias passaram no departamento médico. Wataru Endo lidera nesse quesito e Salah também aparece entre os menos lesionados.

Jogadores do Liverpool com menos dias de desfalque, em média, por ano:

  1. Wataru Endo – 12,8 dias
  2. Alexis Mac Allister – 15.4 dias
  3. Ryan Gravenberch – 21.2 dias
  4. Caoimhín Kelleher – 23 dias
  5. Cody Gakpo – 28.2 dias

Mohamed Salah aparece em sexto lugar entre os menos lesionados, com uma média de 29 dias por ano de desfalque, mais de três vezes menos do que Chiesa.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]