‘Esqueceram de mim?’: jogador ‘mais antigo’ do Chelsea é vendido para time da Championship

5 minutos de leitura

Com tantas saídas do Chelsea no mercado da bola europeu, o torcedor dos Blues está vendo quase todo o elenco campeão da Champions League em 2020-21 indo embora. Sobraram apenas Thiago Silva, Reece James, Ben Chilwell, Kepa Arrizabalaga e Callum Hudson Odoi do plantel vencedor da Europa, mas quem é o jogador com mais tempo em Stamford Bridge atualmente?

O Chelsea tem vivido tempos de turbulência desde a aquisição de Todd Boehly no ano passado, com vários jogadores chegando e saindo. Apenas neste verão europeu, 11 atletas deixaram o clube, que ainda tem a pretensão de vender Pierre-Emerick Aubameyang e Romelu Lukaku.

Após a saída de César Azpilicueta, que estava no Chelsea há 11 anos, um zagueiro esquecido pelos treinadores e até pela torcida é o jogador com mais tempo no clube. Trata-se de Ethan Ampadu. Formado nas categorias de base dos Blues, fez sua estreia em 2017, saindo do banco de reservas em um jogo da Premier League contra o Huddersfield. O defensor tinha apenas 16 anos na época e era considerado uma das grandes promessas do time.

No entanto, os tempos de Ampadu no Chelsea chegarão ao fim. O zagueiro galês foi negociado pelos Blues com o Leeds United, da Championship, de acordo com o jornalista Fabrizio Romano. O time londrino receberá cerca de 7 milhões de libras pela venda do atleta, além de complementos.

Técnico dos Blues na estreia do jogador, Maurizio Sarri, chegou a dizer que Ampadu era “o futuro do Chelsea”. Porém, desde sua estreia, o zagueiro não jogou mais na Premier League, sendo sempre emprestado. Foram quatro até agora: RB Leipzig, Sheffield United, Venezia e Spezia.

A última vez que ele entrou em campo com a camisa azul, sem contar jogos amistosos, foi em janeiro de 2019, quando a equipe londrina venceu o Sheffield Wednesday por 3 a 0 pela Copa da Inglaterra, no Stamford Bridge.

Ampadu fora dos planos do Chelsea

Ampadu em ação pelo Chelsea contra o Bournemouth pelas quartas de final da Copa da Liga Inglesa em dezembro de 2017
Ampadu em ação pelo Chelsea contra o Bournemouth pelas quartas de final da Copa da Liga Inglesa em dezembro de 2017 | Foto: Icon Sport

O “Evening Standard” havia revelado na última semana que o técnico Mauricio Pochettino não via futuro para Ampadu no Chelsea. Antes da venda ao Leeds, o treinador havia colocado o jogador, junto de Lukaku, nos treinos da equipe sub-21, comandados por Carlo Cudicini, ex-goleiro que atuou no Chelsea de 1999 a 2009.

Com a saída de Ampadu, o jogador com mais tempo de clube no atual plantel se tornará Kepa, que está em Stamford Bridge desde agosto de 2018. O terceiro atleta mais antigo do elenco dos Blues é Hudson-Odoi, que pode ser vendido ao Nottingham Forest ou para o futebol saudita.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.